Você sabe o que é a afta na boca? Também chamada de úlcera aftosa ou estomatite aftoide, ela é uma pequena ferida que pode surgir em praticamente qualquer ponto da cavidade oral: língua, lábios, gengiva, garganta, úvula, etc. São lesões ovais, esbranquiçadas (às vezes amareladas), rasas e limpas, ou seja, não apresentam pus ou outros sinais de infecção.
Esse problema pode ser bastante doloroso e atrapalha as atividades do dia a dia, por isso, é preciso de tratamento assim que identificado. Quer saber mais? Continue lendo este artigo e confira:
— o que é afta;
— o que pode causar afta na boca;
— quais os tipos de afta que existem;
— quando as aftas são preocupantes.
Afinal, o que é a afta?
Como mencionamos, as aftas na boca são pequenas feridas caracterizadas por uma lesão arredondada recoberta por uma membrana branco-amarelada e com uma mancha avermelhada ao seu redor.
Além das paredes internas da boca, é possível que as lesões ocorram em qualquer ponto da cavidade bucal e, por isso, não são raros os casos de afta na língua, na gengiva, no céu da boca ou na garganta.
O que pode causar a afta na boca?
As aftas não são contagiosas, mas as suas causas não são esclarecidas. Parecem ser provocadas por desbalanços no sistema imune. Alguns dos pontos que podem ser observados e que talvez podem causar essa condição são:
— mordidas acidentais na mucosa da cavidade bucal;
— estresse;
— insônia;
— pastas de dentes com demasiado surfactante ;
— refluxo gastroesofágico.
— alguns alimentos como chocolate, café, refrigerantes, tomate e abacaxi;
— nicotina;
— alterações hormonais;
— deficiência de algumas vitaminas e minerais;
— medicamentos como anti-inflamatórios, rapamicina, captopril, metotrexato, aspirina e atenolol.
Porém, existem algumas doenças de predisposição genética que podem causar o aparecimento da afta na boca. Entre elas:
HIV e Aids
O vírus do HIV, que pode levar à Aids, ataca diretamente o sistema imunológico. Pessoas infectadas com esse vírus são mais propensas ao surgimento de aftas.
Lembre-se apenas de que o vírus não é o causador, mas sim as condições em que ele deixa a imunidade.
Diabetes
Nas pessoas em que a diabetes é mal controlada, a saliva costuma apresentar grandes quantidades de açúcar, que propicia o crescimento de fungos e aftas na boca.
Diagnósticos de câncer
Pessoas que sofrem de câncer também possuem o sistema imunológico afetado e em baixa, principalmente por causa do tratamento realizado com radioterapia e quimioterapia, proporcionando um ambiente mais propício para o aparecimento de aftas.
Quais os tipos de afta que existem?
Podemos dividir as aftas em três principais tipos. São elas:
Aftas menores
As estomatites menores são os tipos mais comuns de aftas que nascem na boca. Cerca de 30% das pessoas acometidas pela condição são mulheres e têm casos na família, talvez por associação genética ou exposição ambiental semelhante.
Esse tipo cicatriza em pouco tempo — de três a quatro dias, não passando de 10 dias — e não deixa cicatriz.
Aftas maiores
Um pouco mais grave que as aftas pequenas, esse tipo afeta aproximadamente 15% dos pacientes. As feridas geralmente duram duas semanas ou mais e têm mais de 1 centímetro de diâmetro. Eles podem ser extremamente dolorosas e muitas vezes deixam alguma cicatriz.
Existe remédio caseiro para afta?
As aftas costumam desaparecer alguns dias depois de seu aparecimento, porém você pode tentar fazer o desconforto sumir com itens da sua própria casa, como:
— realizar bochechos com água e sal;
— deixar gelo na região.
Quais os tratamentos para afta?
Não existe nenhum tipo de diagnóstico específico para identificar as aftas na boca, porém, é possível ver se essa condição está te afetando com um exame clínico feito por um dentista. Às vezes, uma biópsia da lesão pode ser necessária, se houver suspeitas de outras anomalias — como o câncer bucal e as doenças da língua.
Em alguns casos é preciso começar um tratamento sintomático, como os medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, assim como a aplicação de pomadas para uso oral com analgésicos e/ou corticóides.
Quando as aftas são preocupantes?
As aftas na boca são condições que não precisam de uma grande preocupação, mesmo nos casos em que elas são maiores. Comuns, elas podem acontecer com maior recorrência na infância e na terceira fase da vida e, por isso, é preciso manter suas consultas ao dentista em dia para que as orientações certas sejam passadas à você.
As aftas precisam de atenção especial quando levam mais tempo que o previsto para cicatrizar, nesses casos, a visita ao dentista, ou mesmo ao especialista em Estomatologia, é fundamental.
Apesar das aftas serem comuns, muito se especulava a respeito delas, não é mesmo? Neste artigo, trouxemos as principais informações para esclarecer essa condição. Entenda melhor outra situação que pode afetar a saúde bucal: o escorbuto.