Você já se olhou no espelho e teve a vontade de ter um rosto mais definido, fininho e com aquele contorno dos sonhos?
Isso é comum, afinal, mesmo com a ajuda de uma dieta e rotina de treinos, nem sempre conseguimos eliminar as “bochechas mais cheinhas” – e é aqui que entra em cena a bichectomia.
Nos últimos anos, ela se tornou um dos procedimentos mais populares para quem busca uma aparência mais harmoniosa, deixando as maçãs do rosto em maior destaque.
No entanto, apesar de ser uma cirurgia relativamente simples, muitos pacientes ainda possuem dúvidas sobre como a bichectomia funciona: quais são os resultados? Que cuidados eu preciso ter? Quanto tempo é o pós operatório? – ao longo deste artigo, você descobre tudo sobre essa e outras dúvidas.
Saiba mais sobre:
A bichectomia – também conhecida como lipoplastia facial – é um procedimento realizado pelo cirurgião dentista onde ocorre a redução das chamadas “Bolas de Bichat” com o objetivo de remover o excesso de tecido adiposo da bochecha e afinar o rosto do paciente.
Como essa região não possui uma função indispensável para a saúde bucal, a sua remoção não representa riscos e, caso seja realizada por um profissional de excelência, pode devolver a autoestima e a confiança do paciente.
Veja um vídeo que fala mais sobre a Bichctomia:
A bichectomia é um procedimento que promete uma aparência mais harmoniosa, destacando certos aspectos do rosto e o tornando mais fino. Mas como essa cirurgia muda de fato a estética do paciente?
Com a remoção das Bolas de Bichat, a gordura acumulada na área das bochechas é reduzida, levando a uma acentuação das linhas do rosto e uma maior definição dos traços da mandíbula.
Se você busca uma aparência mais “desenhada”, a bichectomia é uma ótima solução uma vez que suaviza o volume das bochechas, proporcionando um contorno facial mais agradável.
A mudança, por outro lado, deve ser sutil. Afinal, a intenção não é mudar o rosto por completo, mas sim realçar a beleza já existente.
Outro ponto que destaca a bichectomia é que, ao contrário do que acontece em outros procedimentos estéticos, os resultados tendem a permanecer ao longo dos anos, uma vez que a gordura retirada não se regenera.
Além disso, fora o resultado alcançado inicialmente, o rosto tende a afinar ainda mais à medida que o paciente envelhece. Sendo assim, escolher um especialista de referência que entenda quais são os resultados que você busca é o primeiro passo para garantir um resultado satisfatório por muito tempo.
Veja Também:
Quem pode fazer a bichectomia: Indicações e Contraindicações
Por outro lado, assim como todo procedimento, os cuidados no pré e pós bichectomia são peça-chave para o sucesso do tratamento. Caso você esteja considerando realizar esse procedimento, saiba quais são os principais cuidados que você deve ter:
A preparação anterior à realização da cirurgia é de extrema importância para que tudo ocorra bem. Isso inclui uma lista de cuidados que vão reduzir o risco de complicações e facilitar a etapa de recuperação.
Antes da bichectomia, o cirurgião dentista deve solicitar exames básicos de saúde, como o hemograma, para garantir que o paciente está apto para a cirurgia e não corre qualquer risco.
Nas vésperas da cirurgia, o ideal é que não haja a ingestão de alimentos muito pesados e/ou bebidas alcoólicas, os quais podem afetar a recuperação. Além disso, o profissional também analisa se há o uso de medicamentos que possam prejudicar essa etapa.
Por fim, o ideal é estar com a saúde plena ao realizar o procedimento para garantir uma recuperação tranquila. Por isso, evite seguir com a bichectomia em caso de sintomas adversos e, caso você seja fumante, elimine o uso do cigarro.
Após a bichectomia, é comum que o corpo passe por um período de adaptação e cicatrização do local em que foi realizado o procedimento – e tudo isso exige uma série de cuidados.
O primeiro deles é priorizar uma alimentação mais fria e pastosa, com o objetivo de não prejudicar a área e evitar desconfortos durante a cicatrização – nesse momento, alimentos muito quentes também podem causar irritações e, por tanto, são contraindicados.
Logo após a cirurgia, também é indispensável o uso de compressas frias para ajudar a reduzir o inchaço – uma reação natural do corpo, principalmente nos primeiros dias.
O repouso e uma pausa nas atividades físicas também são indicados nas semanas após o procedimento uma vez que podem piorar o inchaço. Por isso, tente descansar e evite manter a cabeça baixa por muito tempo.
Saiba Mais:
Conheça os principais riscos da Bichectomia
Realizei o procedimento de bichectomia, em quanto tempo verei o resultado? A resposta é: depende muito de cada paciente.
Apesar da alta expectativa, como todo procedimento, a bichectomia requer paciência até que os resultados comecem a aparecer.
Até porque, entre a redução do inchaço do rosto e a adaptação aos novos traços, existe um processo de recuperação que leva um tempo.
Assim que a bichectomia é feita, é normal que a área fique inchada e sensível. No entanto, a partir das primeiras duas semanas, esse inchaço começa a diminuir e é possível notar algumas mudanças.
Já quando falamos no resultado final, a previsão é que ele comece a aparecer dentro de 3 e 6 meses após o procedimento, quando o rosto passa a assumir o formato definitivo.
Veja a seguir o antes e depois da bichectomia:
Você sonha em transformar o contorno do seu rosto? Na Clínica Ianara Pinho isso é possível. A nossa equipe especializada está pronta para oferecer um tratamento cuidadoso e personalizado, do pré ao pós-operatório.
Veja Também:
Bichectomia Masculina: Veja quais as vantagens e para quem é indicado
Endereço: R. 7 Norte, 7 – Loja 21 – Águas Claras, Brasília – DF, 71908-180
Telefone: (61) 3543-7723
Endereço: SGAS II SGAS 616 BL B Loja 05 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-760
Telefone: (61) 3547-9053
Endereço: Shln Setor SHLN Bloco G Lote 09 Loja 07 – Asa Norte, Brasília – DF, 70770-560
Telefone: (61) 3526-4989
Aqui na Ianara Pinho somos especialistas em tratamentos odontológicos e estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas!
Por:
Ianara Pinho em Blog
Sobre a Ianara Pinho
Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).
Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.
A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 3 unidades, uma na Asa Sul, uma na Asa Norte e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!
São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.
A harmonização orofacial é um procedimento estético que você já deve ter ouvido falar. Esse tratamento visa a correção dentária…
Você provavelmente já ouviu falar sobre a anatomia da boca e dentes, não é mesmo? Mas será que conhece a…
Você sabe como é o pós-operatório do siso? A extração de dente é uma cirurgia que, por mais que seja…