Você já ouviu falar sobre a mordida cruzada? Trata-se do desalinhamento da parte superior e inferior da arcada dentária, de modo que, ao morder, elas não se encontram da forma ideal.
Essa má oclusão faz com que a boca pareça estar torta. Portanto, se perceber que você ou seu filho tem esse problema, o ideal é buscar o auxílio de um profissional para te orientar.
Também chamada de mordida invertida, o mal posicionamento dos dentes costuma ser perceptível, já que muitas vezes ocasiona a proeminência do queixo, deixando-o sobressalente. Isso porque os dentes inferiores, ao fechar a boca, ficam à frente dos superiores.
Em geral, este problema é um fator genético. Porém, hábitos como chupar dedo ou chupeta e até mesmo usar mamadeira por tempo demais também podem influenciar no mau desenvolvimento da arcada dentária. Por fim, o crescimento precoce dos maxilares, inclusive, são fatores que influenciam nessa condição.
A mordida cruzada posterior pode se manifestar em dois formatos diferentes:
– unilateral: quando apenas um lado dos dentes inferiores se sobressai em relação aos superiores;
– bilateral: ambos os lados ficam à frente.
Além disso, também existem tipos relacionados à causa. São eles:
– dentária: os dentes sofrem com algum tipo de inclinação, geralmente causada pelo uso da chupeta, mamadeira e dedo ou outros hábitos;
– óssea: quando há má formação dos ossos, de modo que o maxilar não está na posição adequada.
Essa inversão na mordida causa efeitos estéticos, já que afeta não apenas na busca de um sorriso bonito, mas também na estrutura da face.
Porém, além disso, tem como consequência o mau desenvolvimento da mastigação, também podendo prejudicar na respiração e, ainda, causar problemas fonoaudiológicos.
O ideal é buscar a orientação de um dentista ainda na infância. Ao perceber que a criança apresenta uma mordida diferente, procure um profissional para iniciar o tratamento. Geralmente, é feito o uso do aparelho ortodôntico removível ou de um disjuntor (expansor) palatino — aparelhos que agem no céu da boca.
Entretanto, para adultos que apresentem problemas na estrutura óssea, a recomendação é a cirurgia para corrigir o maxilar, também conhecida como cirurgia ortognática. O aparelho fixo serve apenas para corrigir a estruturação dos dentes, ou seja, alinhar e nivelar.
Gostou de saber o que é mordida cruzada? Continue lendo o blog da Clínica Ianara Pinho para ler mais conteúdos!
AGENDE A SUA CONSULTA COM UM ESPECIALISTA!
Por:
Ianara Pinho em Blog
É comum que as pessoas confundam a cirurgia bucomaxilofacial com a bichectomia. Porém, ambos os procedimentos possuem as suas singularidades…
Você já parou para imaginar o tanto de problemas que podem estar por trás da sua dor de dente? Cáries…
A dor de dentes é ocasionada por diversos fatores diferentes e, certamente, é um grande incômodo para quem a sente.…