Agende sua consulta

Contato (61) 3246-8837
(61) 99305-9389
Segunda à Sexta 8h às 22h
Sábados 08h às 14h

Publicado em: 23 de outubro de 2025 | Atualizado em: 23 de outubro de 2025
A cirurgia ortognática é um procedimento bastante procurado por motivos estéticos, mas, na maioria das vezes, ela é indicada por questões funcionais, como a dificuldade para mastigar, respirar, falar ou até mesmo por dores na articulação (ATM).
Se você está pesquisando sobre essa cirurgia, seja por indicação médica ou por curiosidade, é natural querer entender quanto custa, se o seu plano de saúde cobre alguma parte do investimento e o que pode deixar esse preço mais alto ou mais acessível.
Ao longo desse artigo, você encontra todas as informações que você precisa saber sobre os custos da cirurgia ortognática, de forma leve e sem mistério. Boa leitura!
Leia mais sobre os tópicos abaixo:

A cirurgia ortognática é uma cirurgia feita por um cirurgião bucomaxilofacial, com o objetivo de corrigir deformidades ou desalinhamentos dos ossos da face que não podem ser resolvidos apenas com o aparelho ortodôntico.
Esses desalinhamentos podem ser naturais (por genética, por exemplo), acontecer por conta de hábitos na infância ou até mesmo como consequência de traumas, como acidentes.
Nesse sentido, quando o osso está fora do lugar, os dentes também se desencaixam e aí aparecem problemas que vão além da estética, como dificuldade para mastigar, respirar ou até falar.
A palavra “ortognática” vem de “orto” (reto) e “gnatos” (mandíbula), logo trata-se de uma cirurgia que busca colocar a mandíbula e o maxilar no lugar correto.
Saiba mais sobre cirurgia bucomaxilofacial:
A cirurgia ortognática costuma ser indicada quando há um desequilíbrio entre os ossos da face do paciente, afetando a função e/ou a estética dos dentes. Entre os exemplos mais comuns, temos:
Quando a gente começa a pesquisar sobre cirurgia ortognática, uma dúvida que surge logo de cara é: por que os valores variam tanto de uma pessoa para outra? E a verdade é que tudo isso depende de vários fatores envolvidos no processo, os quais vão muito além da cirurgia em si.
A seguir, saiba quais são os principais pontos que influenciam nesse custo.
A cirurgia ortognática é feita por uma equipe completa: cirurgião bucomaxilofacial, anestesista, assistentes e, na maioria das vezes, o ortodontista que acompanha o caso também participa do planejamento do procedimento.
Nesse cenário, cada profissional tem o seu valor de honorários, o qual pode variar conforme a experiência da equipe, o tempo de cirurgia e o tipo de caso. Além disso, a aplicação da anestesia, que normalmente é geral, também entra como um custo à parte.
Ademais, a cirurgia ortognática costuma ser realizada em um hospital, o que envolve custos como sala cirúrgica, equipamentos e materiais hospitalares, equipe de apoio e internação (geralmente, de 1 a 2 dias).
Dependendo do hospital e da estrutura oferecida, esses valores também podem variar bastante. Em alguns casos, o plano de saúde cobre essa parte, no entanto, quando o procedimento é feito de forma particular, esse é um dos maiores custos do processo.
Antes da cirurgia ortognática, o paciente passa por uma série de exames, tais como radiografias, tomografias, fotografias e moldagens.
Além disso, muitos casos hoje em dia são planejados em software 3D, o que ajuda a simular o resultado e a aumentar a precisão da cirurgia.
Por fim, quase todos os pacientes precisam passar por um tratamento ortodôntico antes da cirurgia (e também depois). Logo, o valor desse tratamento varia conforme a complexidade, o tempo de uso e o tipo de aparelho ortodôntico escolhido.
A região onde o paciente realiza a cirurgia também influencia bastante no preço. Os valores em cidades grandes e capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, por exemplo, podem ser diferentes de outras regiões menores do país.
E claro, quanto mais complexo for o caso, maior será o tempo de planejamento, de cirurgia e acompanhamento necessários.
Se você chegou até aqui, provavelmente, já ouviu falar em cirurgia ortognática ou até já recebeu essa indicação do seu dentista. Agora, você quer entender melhor o lado prático da coisa: quanto custa fazer esse procedimento no particular?
Essa dúvida é super comum e faz todo o sentido. Afinal, é uma cirurgia de grande porte, envolve hospital, equipe especializada, planejamento e o valor pode variar bastante de um caso para o outro.
De modo geral, o valor médio de uma cirurgia ortognática feita no particular costuma variar entre R$ 15.000,00 e R$ 40.000,00, podendo passar disso a depender do caso.
No entanto, vale lembrar: nem sempre o tratamento ortodôntico antes e depois da cirurgia está incluído nesse pacote. Por isso, é sempre bom pesquisar e ter clareza de qual é a melhor opção para você.
Nesse cenário, muita gente não consegue pagar tudo de uma vez, e isso é completamente compreensível considerando o alto investimento.
A boa notícia é que algumas clínicas e hospitais oferecem algumas alternativas interessantes, como parcelamento direto com a clínica, financiamento por empresas especializadas em crédito para saúde e descontos em caso de pagamentos à vista.
Se você está em Brasília-DF ou região e busca um lugar de confiança para fazer a cirurgia ortognática, a Clínica Ianara Pinho está pronta para te orientar em cada etapa do tratamento, do diagnóstico ao pós-operatório.
Aqui, o foco é entender o seu caso de forma individual, com tecnologia de ponta, escuta atenta e uma equipe capacitada que irá caminhar com você em cada etapa.
Quer saber se a cirurgia ortognática é indicada para o seu caso? Agende uma avaliação na Clínica Ianara Pinho e converse com quem entende do assunto.
Endereço: R. 7 Norte, 7 – Loja 21 – Águas Claras, Brasília – DF, 71908-180
Telefone: (61) 3543-7723
Endereço: SGAS II SGAS 616 BL B Loja 05 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-760
Telefone: (61) 3547-9053
Endereço: Shln Setor SHLN Bloco G Lote 09 Loja 07 – Asa Norte, Brasília – DF, 70770-560
Telefone: (61) 3526-4989
Aqui na Ianara Pinho somos especialistas em tratamentos odontológicos e estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas!


Por:
Ianara Pinho em Odontologia
Sobre a Ianara Pinho
Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).
Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.
A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 3 unidades, uma na Asa Sul, uma na Asa Norte e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!
São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Você já ouviu falar sobre a mordida cruzada? Trata-se do desalinhamento da parte superior e inferior da arcada dentária, de…

Você sabe qual o investimento necessário para colocar um implante dentário em Brasília - DF? Se não tem certeza, não…

Já se perguntou quantos dias de repouso após implante dentário são necessários? Essa dúvida é bastante comum para os praticantes…