Quando a dor de dente aparece tudo o que a gente mais busca é uma solução rápida, não é mesmo? Na maioria das vezes, quando um dente sofre com uma cárie ou quebra, causas mais comuns para essa dor, a restauração dentária é a opção indicada para devolver a funcionalidade do dente e proteger a saúde bucal.
No entanto, apesar de ser um procedimento bastante conhecido, é comum que alguns pacientes ainda tenham dúvidas sobre como tudo funciona e quais os cuidados indicados após o tratamento.
Se esse for o seu caso, saiba que neste artigo você encontrará informações valiosas sobre como a restauração de dente funciona, quando é indicada e o que você deve fazer para garantir os melhores resultados.
Saiba mais sobre:
Se você já quebrou um dente ou teve cárie, muito provavelmente já foi orientado(a) pelo seu dentista a realizar uma restauração do dente. Mas afinal, o que é esse procedimento?
A restauração do dente (ou obturação) consiste em um tratamento que corrige os danos causados à estrutura do dente, devolvendo para o paciente a sua funcionalidade e estética.
Além disso, após a remoção da área afetada e o preenchimento desse espaço com um material adequado, o dente fica protegido de novos problemas e do agravamento dos existentes.
Quando um dente é danificado, a restauração costuma entrar em cena para recuperá-lo. No entanto, existem diferentes opções disponíveis no mercado e a escolha varia de acordo com cada caso.
De início, existem dois tipos macros de restauração dentária: direta e indireta.
A restauração dentária direta costuma ser realizada em uma única consulta, quando o dentista aplica o material reparador diretamente no dente afetado e molda no próprio consultório, sendo ideal para casos mais simples, como pequenas cáries, por exemplo.
Já a restauração indireta é mais indicada em casos mais graves, quando o dente está mais comprometido. Além disso, o tratamento requer mais visitas ao dentista e a estrutura é construída em laboratório, oferecendo maior durabilidade e sendo indicada em casos mais graves.Além dos tipos de procedimentos, existem diferentes opções de materiais no mercado. Abaixo, saiba quais são os principais:
A resina composta é o material mais utilizado, especialmente, em restaurações diretas e em dentes visíveis, já que a sua coloração se ajusta facilmente à aparência natural do dente natural.
Por outro lado, a porcelana é indicada em restaurações indiretas, como inlays e coroas, e se destaca pela alta durabilidade e por uma maior semelhança ao esmalte natural do dente.
O amálgama consiste em uma mistura de metais, como mercúrio, prata, cobre e estanho. Apesar de ser um material mais antigo, ainda é bastante utilizado em dentes posteriores devido à sua resistência e durabilidade, o resultado estético, no entanto, é menos satisfatório.
Além desses, existem outros materiais menos comuns que também podem ser utilizados, como é o caso do ouro e de polímeros de alta resistência.
Ainda possui dúvidas sobre as diferenças de cada um dos materiais? Abaixo acompanhe uma tabela comparativa que aborda os principais pontos:
Material | Durabilidade | Custo | Resultados estéticos | Indicações |
Resina composta | 5 a 10 anos | Moderado | Ótimo, cor se aproxima do dente natural | Dentes frontais e pequenas restaurações |
Porcelana | 10 a 15 anos | Alto | Excelente, aspecto mais natural e resistência a manchas | Dentes visíveis e restaurações mais complexas |
Amálgama | 10 a 15 anos | Baixo | Baixo, cor metálica | Dentes posteriores e áreas de alta pressão |
Ouro | Em média 20 anos | Muito alto | Aparência metálica, depende do gosto do paciente | Dentes posteriores (opção pouco utilizada hoje em dia) |
O processo de restauração do dente costuma ser relativamente simples e o tratamento não costuma demandar muitas etapas. A seguir, encontre um passo a passo de como a restauração acontece:
O primeiro passo para a restauração do dente é realizar uma avaliação com um especialista. É nessa etapa que o profissional irá avaliar o estado do dente e, em alguns casos, realizar uma radiografia para mapear a extensão do dano.
Nesse momento, o objetivio é identificar a causa do dano, como cárie, fraturas e/ou desgaste, a fim de entender qual é a melhor opção de tratamento.
Após a avaliação e definição do tratamento, a próxima etapa é a preparação do dente, que costuma variar de acordo com o problema.
Caso você esteja com uma cárie, por exemplo, o dentista remove a área afetada utilizando instrumentos como brocas ou lasers. A partir daí, é realizada uma limpeza minuciosa a fim de garantir que não haja bactérias ou resíduos, deixando a área preparada para receber o material.
Com o dente preparado, chegou a hora de aplicar o material restaurador. A aplicação depende do tipo de material escolhido para o procedimento – no caso de restaurações diretas, o material é aplicado diretamente no dente, e no caso de restaurações indiretas, uma moldagem do dente é feita e a peça preparada fora do consultório.
Por fim, o profissional faz os ajustes necessários para assegurar que a restauração seja realizada de forma adequada. Essa etapa envolve polir o material e verificar se a mordida está correta, garantindo que o paciente consiga abrir a boca e mastigar normalmente.
Depois de realizar uma restauração dentária, é normal que o paciente tenha dúvidas sobre como cuidar melhor do dente restaurado.
Até porque, no fim das contas, pequenos ajustes na sua rotina podem contribuir significativamente na durabilidade do seu procedimento.
Confira dicas simples para manter a sua restauração dentária em bom estado:
Precisa de uma restauração dental ou busca cuidar melhor da sua saúde bucal? A Clínica Ianara Pinho está pronta para te ajudar.
Com uma equipe de especialistas e um atendimento acolhedor, oferecemos tratamentos modernos para que você atinja os melhores resultados.
Endereço: R. 7 Norte, 7 – Loja 21 – Águas Claras, Brasília – DF, 71908-180
Telefone: (61) 3543-7723
Endereço: SGAS II SGAS 616 BL B Loja 05 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-760
Telefone: (61) 3547-9053
Endereço: Shln Setor SHLN Bloco G Lote 09 Loja 07 – Asa Norte, Brasília – DF, 70770-560
Telefone: (61) 3526-4989
Aqui na Ianara Pinho somos especialistas em tratamentos odontológicos e estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas!
Por:
Ianara Pinho em Saúde
Sobre a Ianara Pinho
Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).
Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.
A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 3 unidades, uma na Asa Sul, uma na Asa Norte e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!
São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.
Você já ouviu falar em Articulação Temporomandibular? O nome parece estranho, mas trata-se de uma articulação responsável por várias funções…
Uma dentição que apresente alinhamento perfeito naturalmente é muito raro de se ver. Afinal, praticamente todas as pessoas têm dentes…
Um sorriso bonito não depende apenas dos dentes. É preciso que todo o conjunto esteja harmônico para preservar ao máximo…