No atual cenário, com a pandemia do novo coronavírus Sars-CoV-2, precisamos, mais do que nunca, tomar os devidos cuidados a fim de reduzir o contágio e nos prevenir do Coronavírus.

Os cuidados com a saúde bucal são extremamente importantes, não só para evitar cáries e doenças periodontais — que afetam a gengiva e a sustentação dos dentes —, como também para prevenir o aparecimento dessa e de várias outras doenças causadas por microrganismos.

Sabe-se que a boca é porta de entrada para bactérias, vírus, fungos que chegam por meio das mãos, da alimentação ou pelo ar. Como torná-la um ambiente menos favorável para a proliferação de doenças e prevenir o Coronavírus? Acompanhe!

1 – Evite levar as mãos à boca para evitar a proliferação do Coronavírus e outras doenças

Nesse período de pandemia por Coronavírus, uma das principais recomendações médicas é evitar ao máximo levar a mão ao rosto e, principalmente, à boca. 

Constantemente, as nossas mãos entram em contato com objetos, superfícies e pessoas, que podem estar contaminados pelo vírus. Dessa forma, ao tocar sua boca, olhos e nariz, você tem chances de se expor a ele e de, consequentemente, se contaminar. 

Além disso, é necessário lavar as mãos com água e sabão sempre que puder, principalmente quando voltar da rua. E se estiver fora de casa, esteja sempre com álcool em gel 70% para higienizar as mãos quando precisar tocar em objetos e pessoas.

Essas são algumas medidas preventivas para evitar a contaminação pelo Coronavírus e demais microrganismos por meio das mãos. 

2 – Tenha uma escovação correta e use fio dental

Além da cárie, outras doenças podem surgir provenientes de uma escovação inadequada e da falta do uso do fio dental.

É indicado escovar os dentes de forma correta e  fazer o uso do fio dental – peça ao seu dentista para te auxiliar quanto a maneira correta de realizar essas ações – após todas as refeições. 

Desse modo, não se forma um ambiente favorável para a proliferação de tantos microrganismos que podem transmitir diversas doenças.

 

3 – Troque de escova de dentes após ficar doente

Esse é um outro ponto muito importante e que poucas pessoas sabem. 

Após uma infecção de garganta, gripe ou resfriado você deve trocar a sua escova de dentes! Os vírus, bactérias ou fungos presentes na saliva que te causaram a doença podem se alojar na escova e causar uma reinfecção após a sua melhora. 

Além disso, continuar usando a mesma escova com esses germes alojados favorece a propagação deles para outras escovas ou para superfície onde se encontra, podendo contaminar outras pessoas com as quais tiverem contato.

Por essas razões, essa é uma medida preventiva extremamente importante! 

Vale lembrar, também, que é indicado manter a escova sempre guardada em um compartimento fechado ou com alguma proteção em cima. Desta forma,  evita-se contato com outras escovas e com microrganismos presentes no ar.

Se não houver caso de doenças, o recomendado é trocar a escova de dente, em média, a cada 2 ou 3 meses. Caso ocorra desgaste ou danificação das cerdas antes desse período, as escovas também devem ser trocadas. 

4 – Vá ao dentista periodicamente

No período de isolamento social que estamos, sabe-se que essa medida é recomendada apenas em casos emergenciais, tornando os cuidados caseiros com a saúde bucal ainda mais importante. 

Mas, em dias normais, é recomendado fazer a visita ao dentista regularmente. O mais indicado é realizar consultas semestrais, porém, em casos de pacientes com doença periodontal ativa ou crianças em controle de cárie, o período deve ser de 4 em 4 meses ou até menos.

Não espere sentir alguma dor ou desconforto para procurar o dentista! Esteja sempre em dia com as suas consultas para avaliar e higienizar os dentes e, dessa forma, prevenir doenças.

5 –  #Fique em casa em tempos de Coronavírus

Pelas informações que estão sendo amplamente divulgadas, já sabemos que a forma de transmissão do Coronavírus é pelo contato com os fluidos corporais de pessoas infectadas, por meio de transmissão direta ou pela exposição a objetos contaminados.

Portanto, respeite a quarentena e evite o contato com pessoas que não estão em isolamento com você. Dessa forma, conseguiremos reduzir o contágio e nos prevenir do Coronavírus. 

O isolamento social é extremamente necessário para evitar a disseminação do novo Coronavírus. Caso apresente sinais da doença, proteja a saúde de todos à sua volta e, se os sintomas se agravarem, procure um médico.

Se adotarmos essas medidas com consciência, certamente reduziremos o contágio  do novo coronavírus e achataremos a curva de contágio.


Deixe uma resposta

Os melhores dentistas de Águas Claras, Asa Sul e Brasília

Leia Também!

Dentista Na Asa Sul — Veja Os Diferenciais Da Ianara Pinho

Dentista Na Asa Sul — Veja Os Diferenciais Da Ianara Pinho

Consultório de dentista na Asa Sul? É com a clínica Ianara Pinho! Veja os diferenciais, tecnologias e tratamentos que esse ambiente proporciona a você!

Saiba quais são os tipos de cárie e os tratamentos disponíveis

Saiba quais são os tipos de cárie e os tratamentos disponíveis

Muitas pessoas não sabem, mas existem três tipos de cáries. Cada um desses ajudam a determinar o

Dente Incluso: o que é, causas e riscos para a saúde bucal

Dente Incluso: o que é, causas e riscos para a saúde bucal

Dente incluso é aquele que não irrompeu na cavidade bucal. Você sabe quais as causas e riscos que ele provoca para a sua saúde? Tire suas dúvidas!

Diferenciais

Repouso

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Cirúrgica

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

all in one

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

consultórios

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Faça a sua Radiologia Odontológica na região de Águas Claras e Asa Sul

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais