Também chamado de dente impactado ou dente retido, o dente incluso é aquele que não irrompeu na cavidade bucal. Em outras palavras, não conseguiu nascer na sua posição na arcada dentária. Alguns permanecem embaixo da gengiva (incluso) e há os que ficam parcialmente expostos (os semi-inclusos).
Neste artigo vamos tratar sobre o assunto, entender o que é o dente incluso, as suas causas e quais os riscos para a saúde bucal.
Dente incluso: entenda suas causas e riscos para a saúde bucal
Dentre as causas mais comuns dos dentes inclusos, podemos citar questões genéticas, perda precoce dos dentes de leite, resistência dos tecido ósseo e gengival e a falta de espaço na arcada dentária.
Como mencionamos, o dente incluso é caracterizado por não ter irrompido na arcada dentária. Entre os dentes inclusos mais frequentes estão os terceiros molares, os famigerados sisos. E é sobre eles que vamos nos ater neste artigo. Algumas pessoas não chegam nem a notar que tem o problema, até começarem a sentir algum desconforto ou alteração na arcada dentária.
Além dos sisos, podemos citar ainda dentes inclusos mais frequentes são:
- caninos superiores;
- pré-molares inferiores;
- caninos inferiores;
- pré-molares superiores;
- incisivos centrais superiores;
- incisivos laterais superiores;
- segundos molares inferiores.
Em alguns casos, o dente irrompe sem a necessidade de extraí-lo. A questão é que, na maior parte dos casos, os sisos causam incômodo e até desencadeiam problemas ortodônticos. Isso porque quando o siso resolve “dar o ar da graça”, ele surge próximo a outro dente, muitas vezes provocando dores intensas, fragilizando a estrutura óssea e prejudicando os dentes vizinhos.
Mas o perigo maior está na dificuldade de higienização no caso de dentes semi-inclusos. A exposição parcial desse dente incluso propicia maior acúmulo de placa bacteriana (biofilme). Restos de alimentos acabam se acumulando no local, aumentando as chances de inflamação e de infecção devido ao acúmulo de micro-organismos. Nos casos mais graves, se não forem removidos, podem trazer sérios problemas.
Uma dessas doenças é a pericoronarite, um tipo de inflamação que se dá em volta da coroa do dente semi-incluso.
Além disso, um dente incluso pode favovecer a formação de cistos, tumores e ainda destruir as raízes de dentes adjacentes. Por isso, muitas vezes o melhor tratamento é a extração do dente.
Assista ao vídeo que gravei sobre extração do siso, saiba como é feita e quem pode passar pelo procedimento.
Marque sua consulta!
Agende agora mesmo uma consulta na Clínica Ianara Pinho. A clínica fica localizada em Águas Claras-DF e na Asa Sul-DF e conta com um centro de radiologia integrada atendendo a praticamente todos os tipos de exames e tratamentos. Todos os procedimentos são feitos na clínica, sem a necessidade de que você os faça em outros espaços.