Também chamado de dente impactado ou dente retido, o dente incluso é aquele que não irrompeu na cavidade bucal. Em outras palavras, não conseguiu nascer na sua posição na arcada dentária. Alguns permanecem embaixo da gengiva (incluso) e há os que ficam parcialmente expostos (os semi-inclusos).

Neste artigo vamos tratar sobre o assunto, entender o que é o dente incluso, as suas causas e quais os riscos para a saúde bucal.

Dente incluso: entenda suas causas e riscos para a saúde bucal

Dentre as causas mais comuns dos dentes inclusos, podemos citar questões genéticas, perda precoce dos dentes de leite, resistência dos tecido ósseo e gengival e a falta de espaço na arcada dentária.

Como mencionamos, o dente incluso é caracterizado por não ter irrompido na arcada dentária. Entre os dentes inclusos mais frequentes estão os terceiros molares, os famigerados sisos. E é sobre eles que vamos nos ater neste artigo. Algumas pessoas não chegam nem a notar que tem o problema, até começarem a sentir algum desconforto ou alteração na arcada dentária.

Além dos sisos, podemos citar ainda dentes inclusos mais frequentes são:

  • caninos superiores;
  • pré-molares inferiores;
  • caninos inferiores;
  • pré-molares superiores;
  • incisivos centrais superiores;
  • incisivos laterais superiores; 
  • segundos molares inferiores.

Em alguns casos, o dente irrompe sem a necessidade de extraí-lo. A questão é que, na maior parte dos casos, os sisos causam incômodo e até desencadeiam problemas ortodônticos. Isso porque quando o siso resolve “dar o ar da graça”, ele surge próximo a outro dente, muitas vezes provocando dores intensas, fragilizando a estrutura óssea e prejudicando os dentes vizinhos.

Mas o perigo maior está na dificuldade de higienização no caso de dentes semi-inclusos. A exposição parcial desse dente incluso propicia maior acúmulo de placa bacteriana (biofilme). Restos de alimentos acabam se acumulando no local, aumentando as chances de inflamação e de infecção devido ao acúmulo de micro-organismos. Nos casos mais graves, se não forem removidos, podem trazer sérios problemas.

Uma dessas doenças é a pericoronarite, um tipo de inflamação que se dá em volta da coroa do dente semi-incluso. 

Além disso, um dente incluso pode favovecer a formação de cistos, tumores e ainda destruir as raízes de dentes adjacentes. Por isso, muitas vezes o melhor tratamento é a extração do dente.

Assista ao vídeo que gravei sobre extração do siso, saiba como é feita e quem pode passar pelo procedimento.

Marque sua consulta!

Agende agora mesmo uma consulta na Clínica Ianara Pinho. A clínica fica localizada em Águas Claras-DF e na Asa Sul-DF e conta com um centro de radiologia integrada atendendo a praticamente todos os tipos de exames e tratamentos. Todos os procedimentos são feitos na clínica, sem a necessidade de que você os faça em outros espaços.

AGENDAR CONSULTA!


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais