Contato (61) 3246-8837
(61) 99305-9389Segunda à Sexta 8h às 22h
Sábados 08h às 14h
Publicado em: 11 de março de 2022 | Atualizado em: 16 de outubro de 2025
Você sabe quais são os casos em que a extração de dente se faz necessária? Existem algumas situações em que arrancar um dente é a única solução possível, mesmo após determinados tratamentos já feitos para salvá-lo.
Arrancar um dente é um ponto importante para que ele não seja prejudicial à saúde bucal, por meio de cáries e bactérias.
Continue lendo esse artigo para entender melhor quando essa medida é necessária e como funciona!
Saiba mais sobre os seguintes assuntos:
Uma extração dental nada mais é que arrancar um dente. O procedimento é chamado no meio odontológico de exodontia, e categoriza a retirada cirúrgica desse pequeno órgão da arcada dentária.
Os momentos em que a extração podem ocorrer são:
A extração dentária é um procedimento bastante comum, no entanto, o que pouca gente sabe é que cada caso pode exigir uma abordagem diferente.
Nesse sentido, o tipo de extração depende de fatores como a posição do dente, o seu estado de saúde e o acesso visual e clínico que o dentista tem.
Entenda melhor quais são os tipos de extração dental a seguir:
A extração simples acontece quando o dente está totalmente visível na boca, sem alterações na posição ou estruturas ao redor, por exemplo.
Sendo assim, trata-se de um procedimento relativamente rápido, feito com anestesia local.
Além disso, a extração simples é indicada em casos de dentes com cárie extensa, mobilidade ou quando não há possibilidade de recuperação – mas que os dentes ainda estão com uma boa visibilidade e acesso para remoção.
Já a extração cirúrgica é um pouco mais complexa e envolve a realização de um corte na gengiva para alcançar o dente.
Ela costuma ser indicada quando o dente está parcialmente quebrado, não está completamente exposto ou apresenta algum tipo de retenção óssea e/ou gengival.
Por isso, é uma alternativa bastante comum em casos de dentes do siso que nasceram apenas pela metade ou estão inclinados.
Por fim, a extração do dente incluso é voltado para dentes que ainda não romperam a gengiva e permanecem totalmente dentro do osso – o caso mais frequente dos terceiros molares (os sisos).
Para indicar esse procedimento, o dentista costuma solicitar alguns exames de imagem, como radiografia panorâmica e tomografia, os quais ajudam a avaliar a posição do dente e a proximidade com estruturas como nervos e seios da face.
Feito isso, a remoção do dente incluso é feita por um profissional especializado e, após a extração, é feito um acompanhamento no pós-operatório que é fulcral para que o tratamento seja um sucesso.
A extração dental acontece por motivos bem específicos, que podem variar de acordo com cada quadro..
Geralmente, o tratamento é recomendado quando o dente está danificado e não há mais como recuperá-lo e nos casos em que a raiz já foi muito afetada pelo problema – cáries e bactérias maléficas.
Isso pode acontecer, por exemplo, como consequência de um trauma ou até de uma cárie que não é tratada. Abaixo, confira alguns casos em que o procedimento é realizado:
Para a maioria dos pacientes, saber que um dente precisa ser extraído costuma gerar algumas dúvidas – e o valor do procedimento está entre as mais comuns.
De início, o ideal é entender que o custo pode variar bastante, dependendo do tipo de extração, da localização da clínica, do profissional envolvido e de possíveis exames complementares.
A seguir, você entende melhor pontos importantes sobre quanto custa uma extração de dente.
De forma geral, os valores de uma extração de dente costumam ficar entre R$100,00 e R$600,00 por dente – esse intervalo depende, principalmente, da complexidade do procedimento.
Nesse sentido, extrações simples ficam na faixa mais baixa de preço, enquanto extrações cirúrgicas ou de dentes inclusos tendem a custar mais.
Nesse contexto, quanto mais complexo o caso for, maior será o tempo de atendimento, o cuidado necessário e o custo envolvido.
A cidade onde o procedimento será feito e o nível de experiência do profissional também são fatores que influenciam no preço – sendo assim, clínicas em capitais ou regiões com custo de vida mais alto tendem a ter valores maiores.
O mesmo vale para cirurgiões com especialização na área, como os bucomaxilofaciais, que atuam em casos mais complexos.
Além disso, fora a extração em si, podem haver outras cobranças envolvidas por conta das seguintes etapas:
O processo de remoção do dente em si é confortável, porém, só deve ser feito sob a observação e orientação de um profissional capacitado para isso.
É aplicada uma anestesia, que faz com que o paciente não consiga sentir os processos realizados naquela região, por conta da sensação de amortecimento, e, depois, é realizada a retirada do dente.
Feito isso, o dentista irá higienizar a área e passar as informações e cuidados necessários.
Como cada caso precisa de orientações específicas, é preciso que o seu dentista tenha o histórico dentário do seu caso.
Assim, ele conseguirá fazer o raio-x e todos os exames necessários para entender qual é a situação e dar início ao procedimento de extração.
Após a extração de um dente, os cuidados com o pós-operatório fazem toda a diferença para uma recuperação de sucesso.
Logo, algumas atitudes simples ajudam a evitar complicações e aceleram a cicatrização. A seguir, explicamos o que observar nos primeiros dias, cuidados após a extração do dente e quando é necessário voltar ao dentista.
O período logo após a extração exige bastante atenção do paciente, afinal, esse é o momento em que o corpo começa a formar o coágulo que vai proteger a região durante a cicatrização.
Confira algumas ações que contribuem para isso logo nas primeiras 24 horas após a extração:
Nos dias seguintes à extração do dente, também é preciso adaptar a rotina de alimentação e higiene bucal. Para tal, as seguintes ações são indicadas:
Por fim, o dentista geralmente orienta o uso de medicamentos para ajudar no controle da dor e da inflamação da região, como anti-inflamatórios..
Por fim, a consulta de revisão é um pilar para o sucesso do tratamento, tendo como objetivo avaliar se a cicatrização está ocorrendo como esperado e esclarecer qualquer dúvida que possa surgir.
Viu só como é importante manter consultas rotineiras com um dentista de confiança?
Para você que gostou de saber mais sobre esse assunto e quer manter um sorriso bonito cada vez mais, não deixe de conferir também se o clareamento dental enfraquece o dente e mais artigos aqui no Blog Ianara Pinho!
Endereço: R. 7 Norte, 7 – Loja 21 – Águas Claras, Brasília – DF, 71908-180
Telefone: (61) 3543-7723
Endereço: SGAS II SGAS 616 BL B Loja 05 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-760
Telefone: (61) 3547-9053
Endereço: Shln Setor SHLN Bloco G Lote 09 Loja 07 – Asa Norte, Brasília – DF, 70770-560
Telefone: (61) 3526-4989
Aqui na Ianara Pinho somos especialistas em tratamentos odontológicos e estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas!
Por:
Ianara Pinho em Cirurgia
Sobre a Ianara Pinho
Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).
Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.
A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 3 unidades, uma na Asa Sul, uma na Asa Norte e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!
São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.
Além de ser utilizado em procedimentos estéticos, o botox também pode ser utilizado na odontologia para tratamentos de determinados tipos…
Não é surpresa para ninguém que fumar faz mal à saúde. A lista de doenças associadas ao tabagismo é longa…
Você sabia que os dentes sofrem pequenas movimentações todos os dias? Denominado mobilidade dental, esse movimento nos dentes pode ocorrer…