Agende sua consulta

Contato (61) 3246-8837
(61) 99305-9389
Segunda à Sexta 8h às 22h
Sábados 08h às 14h

Publicado em: 11 de março de 2022 | Atualizado em: 16 de outubro de 2025
Você sabe quais são os casos em que a extração de dente se faz necessária? Existem algumas situações em que arrancar um dente é a única solução possível, mesmo após determinados tratamentos já feitos para salvá-lo.
Arrancar um dente é um ponto importante para que ele não seja prejudicial à saúde bucal, por meio de cáries e bactérias.
Continue lendo esse artigo para entender melhor quando essa medida é necessária e como funciona!
Saiba mais sobre os seguintes assuntos:

Uma extração dental nada mais é que arrancar um dente. O procedimento é chamado no meio odontológico de exodontia, e categoriza a retirada cirúrgica desse pequeno órgão da arcada dentária.
Os momentos em que a extração podem ocorrer são:
A extração dentária é um procedimento bastante comum, no entanto, o que pouca gente sabe é que cada caso pode exigir uma abordagem diferente.
Nesse sentido, o tipo de extração depende de fatores como a posição do dente, o seu estado de saúde e o acesso visual e clínico que o dentista tem.
Entenda melhor quais são os tipos de extração dental a seguir:
A extração simples acontece quando o dente está totalmente visível na boca, sem alterações na posição ou estruturas ao redor, por exemplo.
Sendo assim, trata-se de um procedimento relativamente rápido, feito com anestesia local.
Além disso, a extração simples é indicada em casos de dentes com cárie extensa, mobilidade ou quando não há possibilidade de recuperação – mas que os dentes ainda estão com uma boa visibilidade e acesso para remoção.
Já a extração cirúrgica é um pouco mais complexa e envolve a realização de um corte na gengiva para alcançar o dente.
Ela costuma ser indicada quando o dente está parcialmente quebrado, não está completamente exposto ou apresenta algum tipo de retenção óssea e/ou gengival.
Por isso, é uma alternativa bastante comum em casos de dentes do siso que nasceram apenas pela metade ou estão inclinados.
Por fim, a extração do dente incluso é voltado para dentes que ainda não romperam a gengiva e permanecem totalmente dentro do osso – o caso mais frequente dos terceiros molares (os sisos).
Para indicar esse procedimento, o dentista costuma solicitar alguns exames de imagem, como radiografia panorâmica e tomografia, os quais ajudam a avaliar a posição do dente e a proximidade com estruturas como nervos e seios da face.
Feito isso, a remoção do dente incluso é feita por um profissional especializado e, após a extração, é feito um acompanhamento no pós-operatório que é fulcral para que o tratamento seja um sucesso.
A extração dental acontece por motivos bem específicos, que podem variar de acordo com cada quadro..
Geralmente, o tratamento é recomendado quando o dente está danificado e não há mais como recuperá-lo e nos casos em que a raiz já foi muito afetada pelo problema – cáries e bactérias maléficas.
Isso pode acontecer, por exemplo, como consequência de um trauma ou até de uma cárie que não é tratada. Abaixo, confira alguns casos em que o procedimento é realizado:
Para a maioria dos pacientes, saber que um dente precisa ser extraído costuma gerar algumas dúvidas – e o valor do procedimento está entre as mais comuns.
De início, o ideal é entender que o custo pode variar bastante, dependendo do tipo de extração, da localização da clínica, do profissional envolvido e de possíveis exames complementares.
A seguir, você entende melhor pontos importantes sobre quanto custa uma extração de dente.
De forma geral, os valores de uma extração de dente costumam ficar entre R$100,00 e R$600,00 por dente – esse intervalo depende, principalmente, da complexidade do procedimento.
Nesse sentido, extrações simples ficam na faixa mais baixa de preço, enquanto extrações cirúrgicas ou de dentes inclusos tendem a custar mais.
Nesse contexto, quanto mais complexo o caso for, maior será o tempo de atendimento, o cuidado necessário e o custo envolvido.
A cidade onde o procedimento será feito e o nível de experiência do profissional também são fatores que influenciam no preço – sendo assim, clínicas em capitais ou regiões com custo de vida mais alto tendem a ter valores maiores.
O mesmo vale para cirurgiões com especialização na área, como os bucomaxilofaciais, que atuam em casos mais complexos.
Além disso, fora a extração em si, podem haver outras cobranças envolvidas por conta das seguintes etapas:
O processo de remoção do dente em si é confortável, porém, só deve ser feito sob a observação e orientação de um profissional capacitado para isso.
É aplicada uma anestesia, que faz com que o paciente não consiga sentir os processos realizados naquela região, por conta da sensação de amortecimento, e, depois, é realizada a retirada do dente.
Feito isso, o dentista irá higienizar a área e passar as informações e cuidados necessários.
Como cada caso precisa de orientações específicas, é preciso que o seu dentista tenha o histórico dentário do seu caso.
Assim, ele conseguirá fazer o raio-x e todos os exames necessários para entender qual é a situação e dar início ao procedimento de extração.
Após a extração de um dente, os cuidados com o pós-operatório fazem toda a diferença para uma recuperação de sucesso.
Logo, algumas atitudes simples ajudam a evitar complicações e aceleram a cicatrização. A seguir, explicamos o que observar nos primeiros dias, cuidados após a extração do dente e quando é necessário voltar ao dentista.
O período logo após a extração exige bastante atenção do paciente, afinal, esse é o momento em que o corpo começa a formar o coágulo que vai proteger a região durante a cicatrização.
Confira algumas ações que contribuem para isso logo nas primeiras 24 horas após a extração:
Nos dias seguintes à extração do dente, também é preciso adaptar a rotina de alimentação e higiene bucal. Para tal, as seguintes ações são indicadas:
Por fim, o dentista geralmente orienta o uso de medicamentos para ajudar no controle da dor e da inflamação da região, como anti-inflamatórios..
Por fim, a consulta de revisão é um pilar para o sucesso do tratamento, tendo como objetivo avaliar se a cicatrização está ocorrendo como esperado e esclarecer qualquer dúvida que possa surgir.
Viu só como é importante manter consultas rotineiras com um dentista de confiança?
Para você que gostou de saber mais sobre esse assunto e quer manter um sorriso bonito cada vez mais, não deixe de conferir também se o clareamento dental enfraquece o dente e mais artigos aqui no Blog Ianara Pinho!
Endereço: R. 7 Norte, 7 – Loja 21 – Águas Claras, Brasília – DF, 71908-180
Telefone: (61) 3543-7723
Endereço: SGAS II SGAS 616 BL B Loja 05 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-760
Telefone: (61) 3547-9053
Endereço: Shln Setor SHLN Bloco G Lote 09 Loja 07 – Asa Norte, Brasília – DF, 70770-560
Telefone: (61) 3526-4989
Aqui na Ianara Pinho somos especialistas em tratamentos odontológicos e estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas!


Por:
Ianara Pinho em Cirurgia
Sobre a Ianara Pinho
Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).
Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.
A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 3 unidades, uma na Asa Sul, uma na Asa Norte e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!
São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

A dor de dentes é ocasionada por diversos fatores diferentes e, certamente, é um grande incômodo para quem a sente.…

A sua gengiva sangra quando você passa o fio dental ou escova os seus dentes? Fique atento(a)! Esse pode ser…

Como abordamos em outro artigo, o tratamento de canal é um método indicado, normalmente, a pacientes que tiveram perda severa…