Você já se olhou no espelho e percebeu que estava com a língua branca? Essa é uma condição comum, que tende a surgir em alguns momentos da nossa rotina, como ao acordar, devido ao acúmulo de microrganismos.
No entanto, quando essa coloração persiste mesmo após a limpeza e/ou esteja acompanhada de outros sintomas, como desconforto na língua ou dificuldades no paladar, está na hora de buscar o auxílio de um profissional dentista.
A seguir, você encontrará informações aprofundadas para tirar todas as suas dúvidas sobre o que é a língua branca, quais são as principais causas desse problema e quando você deve se preocupar.
Saiba mais sobre os seguintes tópicos
A Língua Branca consiste em uma coloração esbranquiçada da língua que se forma quando microorganismos se acumulam entre as papilas que cobrem a língua, formando uma camada visível.
Geralmente, essa condição acontece por fatores comuns do dia a dia, como durante o sono ou ao ingerirmos alimentos que tendem a deixar resíduos, e pode ser facilmente resolvida a partir da higienização bucal e, em alguns casos, com o uso de um raspador de língua.
Caso a língua branca não desapareça mesmo após a limpeza, ela pode estar relacionada a outros problemas odontológicos, como candidíase e lesões provenientes do tabagismo.
Os riscos da língua branca para a sua saúde bucal variam de acordo com as causas desse problema. Logo abaixo, você encontrará as principais causas para a ocorrência da língua branca:
Uma das causas mais recorrentes da língua branca, a candidíase oral (ou, sapinho) consiste em uma infecção fúngica que tende a aparecer quando o paciente está com a imunidade baixa. Na maioria dos casos, a coloração esbranquiçada da língua é o primeiro sinal desse problema.
Quando o paciente não realiza a higiene bucal de forma adequada, restos de alimentos, células descamadas e a proliferação de microrganismos podem resultar na língua branca. Nesses casos, uma escovação recorrente e o uso de um raspador de língua podem ser o suficiente para prevenir esse acúmulo.
Uma vez que o corpo esteja desidratado, a boca seca pode influenciar na diminuição da produção de saliva, o que leva à formação da coloração esbranquiçada da língua.
Existem algumas doenças, como a diabetes, que podem interferir no equilíbrio do organismo e provocar variações na saúde bucal do paciente, incluindo a língua branca.
Apesar de ser um sintoma comum nesses casos, é necessário sempre fazer o acompanhamento dessa condição com especialistas para entender se não há associação com outros sintomas que possam gerar riscos para o paciente.
A utilização prolongada de certos medicamentos, tais como antibióticos e corticoides, podem interferir no equilíbrio dos microrganismos existentes na boca, levando ao surgimento da língua branca.
Como foi apontado anteriormente, a língua branca por si só não gera riscos para o paciente. Por outro lado, caso essa condição esteja atrelada a outros sintomas, o ideal é buscar uma avaliação odontológica.
Dentre os sintomas associados à língua branca que podem significar maiores riscos para o paciente temos:
Se você estiver tendo qualquer um desses sintomas acompanhado da língua branca, o primeiro passo é agendar uma consulta com o seu dentista.
Caso você seja de Brasília-DF ou região, na Clínica Ianara Pinho tem excelentes profissionais prontos para avaliar o seu caso. Agende uma consulta!
O tratamento para língua branca vai depender do diagnóstico que cada paciente receber. Ainda assim, existem algumas medidas que aliviam o desconforto e, em alguns casos, podem até resolver o problema.
Cuidar da sua saúde bucal é o primeiro passo para evitar o acúmulo de microrganismos e, por conseguinte, a formação da camada esbranquiçada da língua.
Para isso, é importante que você adote algumas práticas no seu dia a dia, tais como:
Quando o corpo não recebe a quantidade de água ideal para o bom funcionamento do nosso organismo, alguns problemas podem surgir e um deles é a língua branca.
Por isso, beba água o suficiente para a hidratação do seu corpo ao longo do dia. O ideal é que você ingira 35ml de água para cada quilo de peso corporal. Ou seja, caso você tenha 70 quilos, o recomendado é que você consuma pelo menos 2,4 litros de água por dia.
Melhorar a higiene bucal e cuidar da hidratação do corpo já costumam ser ações que eliminam a língua branca na maioria dos casos. No entanto, quando essas alternativas não resolvem o problema e/ou ele possui causas mais graves, é preciso que o paciente busque orientação odontológica.
O profissional deve avaliar o caso e receitar tratamentos, geralmente, com o uso de antifúngicos e antibióticos. Em caso de língua branca devido a doenças sistêmicas, o dentista atua em parceria com outros especialistas que estejam tratando o paciente para um atendimento multidisciplinar.
Se você tem notado que a sua língua possui essa camada esbranquiçada e os cuidados básicos não estão resolvendo a situação, nós podemos te ajudar. Na Clínica Ianara Pinho você encontra um time de profissionais prontos para realizar um diagnóstico preciso e renovar a sua saúde bucal.
Com mais de 14 anos no mercado e mais de 30 mil sorrisos atendidos, somos referência nos mais diversos tratamentos odontológicos.
Endereço: R. 7 Norte, 7 – Loja 21 – Águas Claras, Brasília – DF, 71908-180
Telefone: (61) 3543-7723
Endereço: SGAS II SGAS 616 BL B Loja 05 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-760
Telefone: (61) 3547-9053
Endereço: Shln Setor SHLN Bloco G Lote 09 Loja 07 – Asa Norte, Brasília – DF, 70770-560
Telefone: (61) 3526-4989
Aqui na Ianara Pinho somos especialistas em tratamentos para diversos problemas e estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas!
Por:
Ianara Pinho em Uncategorized
Sobre a Ianara Pinho
Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).
Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.
A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 3 unidades, uma na Asa Sul, uma na Asa Norte e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!
São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.
Afinal, dentista pode aplicar botox? Com o crescimento da busca de brasileiros por procedimentos estéticos, muitos podem se surpreender ao…
A prótese dentária tem uma função muito importante, tanto na recuperação da mastigação, quanto na elevação da autoestima de alguém.…
Lá pelo final da adolescência e início da fase adulta, é quando geralmente nascem os dentes sisos – os terceiros…