As manchas no céu da boca, ou seja, no palato, podem ser causadas por diferentes motivos e indicar alguns problemas de saúde bucal. Portanto, ao perceber essa alteração na cor nessa região, procure ajuda de um dentista para saber como tratar o caso.
Neste artigo, você entenderá melhor quais podem ser as razões para o surgimento dessas manchas. Confira a seguir!
O que pode causar manchas no céu da boca?
Alguns casos de manchas no céu da boca são mais simples, como uma afta ou resíduos de alimentos, que saem com uma boa escovação. Porém, outros podem indicar doenças graves, como o melanoma maligno, um tipo de câncer.
Por isso, é fundamental investigar a situação com um profissional da saúde para descobrir as causas e fazer o devido tratamento.
Veja abaixo alguns exemplos do que pode gerar essas manchas.
Candidíase
Quando manchas vermelhas e brancas aparecem no palato, isso pode indicar candidíase bucal, causada por fungos. O problema pode ocorrer com qualquer pessoa, mas é mais comum, principalmente, em:
— bebês;
— indivíduos que usam próteses dentárias que cobrem o palato;
— quem está com o sistema imunológico enfraquecido;
— quem faz quimioterapia ou radioterapia;
— entre outros casos.
Aftas
Normalmente, as aftas são pequenas feridas que surgem nos lábios e mucosas, mas que também podem aparecer no céu da boca devido ao estresse, ansiedade, sistema imunológico debilitado, reação alérgica ao consumo de alguns alimentos, entre outros.
A maior parte da população já teve ou terá aftas algum dia e é um caso mais fácil de ser tratado.
Anemia
A anemia é uma doença gerada pela baixa quantidade de células sanguíneas e pode ser uma das causadoras de manchas no céu na boca.
Isso porque ao invés da cor natural, a região fica com um tom muito claro e pálido.
Melanose do fumante
Outro motivo para a alteração na cor do palato — e também das gengivas — é o tabagismo. Fumar pode gerar manchas escuras na boca, um quadro conhecido como melanose do fumante.
Câncer na boca
Como já mencionado, algumas manchas podem estar relacionados a alguns tipos de câncer que deixam o palato com uma cor muito escura, a exemplo do melanoma maligno.
Fique atento também a manchas brancas e vermelhas que são persistentes (mais que 14 dias), pois também podem ser um sintoma de câncer bucal. Procure um dentista para fazer a devida avaliação.
Nódulos azuis e roxos no palato também podem indicar o sarcoma de Kaposi, um tipo de câncer de pele que afeta pessoas com imunodeficiência.
Existem outras causas para essas alterações na coloração bucal. Em todo caso, um dentista especialista (estomatologista ou patologista bucal) deve ser consultado.
Para saber mais sobre outros tipos de manchas, leia o artigo da Clínica Ianara Pinho sobre como identificar se mancha no dente pode ser cárie!