Agende sua consulta

Contato (61) 3246-8837
(61) 99305-9389
Segunda à Sexta 8h às 22h
Sábados 08h às 14h

Publicado em: 13 de novembro de 2025 | Atualizado em: 13 de novembro de 2025
Quando o dentista traz a recomendação de uma pulpotomia, é comum que os pais fiquem apreensivos com a situação, principalmente, se nunca ouviram falar do procedimento.
Por outro lado, na prática, trata-se de um tratamento bastante utilizado em dentes de leite e que ajuda a preservar a saúde bucal das crianças de forma segura e eficaz.
Ao longo deste texto, você entenderá de forma clara o que é a pulpotomia, em quais situações ela é indicada e como é feito o procedimento no consultório. Aproveite a leitura!
Descubra o que você precisa saber sobre as seguintes questões:

A pulpotomia é um procedimento odontológico que costuma ser indicado em dentes decíduos (os famosos dentes de leite), quando eles estão com a polpa parcialmente comprometida por uma cárie ou um trauma.
Nesse sentido, o objetivo é remover a porção inflamada da polpa, localizada na parte superior do dente, preservando a vitalidade da polpa radicular que fica nos canais da raiz.
Logo, o objetivo do tratamento é manter o dente na cavidade bucal até o momento natural da sua esfoliação, ou seja, até que ele caia normalmente e seja substituído pelo dente permanente.
Quando levar o filho pela primeira vez ao dentista? Saiba mais no vídeo abaixo:
Quando um dente de leite apresenta cárie profunda ou sofreu algum trauma, o tratamento pode envolver a remoção parcial ou total da polpa dentária. Nesses casos, dois procedimentos costumam ser indicados: pulpotomia ou pulpectomia.
De modo geral, a pulpotomia é indicada quando apenas a porção da polpa localizada na coroa do dente (a parte visível) foi afetada.
Nesse caso, o dentista remove a parte inflamada ou lesionada da polpa, mas preserva a parte que está nas raízes, desde que ela ainda esteja saudável. Sendo assim, o dente segue vivo, com parte da polpa funcionando normalmente.
Já a pulpectomia vai um passo além e é feita quando toda a polpa do dente está comprometida, tanto na coroa quanto nas raízes.
Com isso, faz-se necessário remover toda a polpa e preencher os canais com um material específico. O dente perde a vitalidade, mas permanece na boca com função.
A pulpotomia é um procedimento indicado para situações em que a polpa do dente foi parcialmente comprometida, mas ainda há possibilidade de preservar a sua vitalidade.
Logo, ela é considerada uma abordagem conservadora e que tende a ser utilizada em casos em que o dente ainda têm uma função importante na boca, como acontece com os dentes de leite e dentes permanentes em fase de desenvolvimento.
Veja em que situações a pulpotomia é indicada:
A indicação mais comum da pulpotomia é para os dentes decíduos, conhecidos como dentes de leite. Eles cumprem funções determinantes para a saúde bucal enquanto os permanentes não nascem, como manter o espaço na arcada, auxiliar na mastigação e também na fala.
Quando uma cárie atinge a área pulpar (a parte superior da polpa) e causa a inflamação, a pulpotomia se torna uma alternativa para evitar a extração precoce e, em muitos casos, dispensa tratamentos mais invasivos.
Em dentes permanentes imaturos (aqueles que ainda estão em formação), a pulpotomia também pode ser indicada. Nessa fase, o dente ainda está com a raiz em desenvolvimento, o que significa que a preservação da polpa é fulcral para que esse crescimento continue de forma adequada.
Logo, se há uma inflamação localizada, mas a parte profunda da polpa está saudável, a pulpotomia permite manter o dente vivo, favorecendo a formação radicular completa.
A pulpotomia também pode ser indicada quando uma cárie profunda atinge a polpa de forma localizada, provocando dor ou sangramento, mas sem que haja sinais de infecção nos canais das raízes.
Além disso, a pulpotomia também pode ser recomendada após um trauma dentário, por exemplo, como uma fratura coronária com exposição pulpar,, desde que o restante da polpa esteja saudável.
A pulpotomia é um procedimento comum na odontopediatria e que também pode ser indicado em dentes permanentes em formação. Ela costuma ser realizada de forma rápida, feita em uma única consulta e o objetivo principal é preservar o dente na boca, evitando a extração precoce.
Mas como ela é realizada na prática? Abaixo, entenda como funciona a pulpotomia e quais são as etapas desse procedimento.
Antes de tudo, o dentista faz uma avaliação clínica inicial e uma radiografia do dente para entender qual é o quadro do paciente.
Nesse cenário, o exame clínico ajuda a identificar sinais como dor localizada, sensibilidade ou a presença de cárie profunda. Por outro lado, a radiografia permite analisar a extensão da lesão, a condição das raízes e a presença (ou não) de uma infecção.
O seu filho está com dor de dente ou apresenta cárie profunda? A Clínica Ianara Pinho está pronta para avaliar com cuidado e orientar o melhor tratamento para vocês.
AGENDE UMA CONSULTA EM UMA DE NOSSAS UNIDADES EM BRASÍLIA
Endereço: R. 7 Norte, 7 – Loja 21 – Águas Claras, Brasília – DF, 71908-180
Telefone: (61) 3543-7723
Endereço: SGAS II SGAS 616 BL B Loja 05 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-760
Telefone: (61) 3547-9053
Endereço: Shln Setor SHLN Bloco G Lote 09 Loja 07 – Asa Norte, Brasília – DF, 70770-560
Telefone: (61) 3526-4989
Aqui na Ianara Pinho somos especialistas em tratamentos odontológicos e estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas!


Por:
Ianara Pinho em Odontopediatria
Sobre a Ianara Pinho
Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).
Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.
A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 3 unidades, uma na Asa Sul, uma na Asa Norte e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!
São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

A necrose pulpar pode até passar meio despercebida no início, mas é um problema que pode afetar seriamente a saúde…

É muito comum que pacientes se angustiem em relação a alguns procedimentos odontológicos. Você já se perguntou se o tratamento…

Lá pelo final da adolescência e início da fase adulta, é quando geralmente nascem os dentes sisos – os terceiros…