Priorizar a higiene bucal é algo necessário, e saber os tipos de escova de dente disponíveis atualmente no mercado é essencial para entender como cada uma delas ajuda nessa higienização.

Com o creme dental e a escova certa, a limpeza dos dentes acontece de maneira fluida  e natural, removendo indícios de placas bacterianas  que se aglomeram ali durante o decorrer do dia.

Por isso, neste artigo você verá:

– quais os tipos de escova de dente que existem;

– como escolher a escova de dente certa;

– por que é importante trocar de escovar com o passar do tempo?

Quais os tipos de escova de dente que existem?

Por mais incrível que pareça, os tipos de escova de dente que existem atualmente possuem, cada um, um objetivo e uma eficácia diferente. A escolha certa desse acessório de higiene vai influenciar diretamente na sua saúde bucal, além de evitar futuros danos em seus dentes.

Para entender melhor a diferença de cada um desses tipos, reunimos os principais modelos que você encontra à venda em farmácias, drogarias e mercados. Confira:

Tipo 1 – escova manual

Sendo o tipo mais comum e barato, a escova manual é a primeira escolha de muitos brasileiros quando o assunto é escolher o acessório para ajudar na saúde bucal.

Esse modelo apresenta uma vasta variedade de tamanho, qualidade e até mesmo no formato — e é aí que você deve se atentar, pois o mais recomendado é que as escovas manuais tenham a sua cabeça arredondada e cerdas macias.

Dessa forma, a escova manual garante uma limpeza mais eficiente, além de não machucar a gengiva. Também, por conta do formato arredondado, a escova consegue alcançar todas as extremidades da boca.

Tipo 2 – escova ortodôntica

Para as pessoas que usam aparelho ortodôntico, esse é o modelo mais indicado. 

O formato desse tipo de escova é diferenciado, além de contar com as cerdas em forma de “V”, o que acaba permitindo uma limpeza maior nas laterais dos dentes e no próprio aparelho.

Tipo 3 – escova à pilha

Como o próprio nome já diz, a escova a pilha é aquela em que o seu funcionamento depende de pequenas baterias. 

O acessório faz a limpeza da arcada dentária por meio de uma vibração, o que, por sua vez, diminui os esforços para realizar a higienização manualmente.

Porém, lembre-se de que, por mais que a escova funcione pela energia e, consequentemente, seja mais moderna que as escovas manuais comuns, é você quem deve realizar o movimento de limpeza dos dentes.

Além disso, com esse tipo de acessório, é possível realizar a troca das cerdas por meio de refis.

Tipo 4 – escova elétrica

A escova elétrica é recarregável e é uma ótima opção, pois, além de garantir a limpeza de placas bacterianas, ela oferece formas de escovação especiais para os dentes mais sensíveis, além de massagear a gengiva.

Com esse tipo de acessório você tem controle sobre o tempo de escovação, vibração das cerdas e até a força da escova. Por meio de seus movimentos rotatórios, a escova limpa tanto os dentes, quanto a gengiva de forma profunda.

Ela é a mais prática, sendo necessário mantê-la ligada sobre os dentes por um tempo para que ela faça o serviço sozinha. A grande diferença entre esse tipo e a escova de pilha é que este modelo não necessita dos movimentos manuais como a escova à pilha. 

Lembre-se que a escova manual e a escova a pilha limpam os dentes de maneira tão eficiente quanto à escova elétrica, desde que os movimentos corretos sejam feitos. 

Tipo 5 – escova interdental

Para quem precisa usar o aparelho fixo para correção ortodôntica, o modelo de escova interdental é perfeito. Formado por cerdas bem finas e macias presas a um cabo anatômico, é ótima para escovação das partes mais estreitas da cavidade bucal, como no espaço entre o bráquete do aparelho e o fio. 

Além disso, esse modelo do acessório é indicado para complementar a limpeza depois de usar o modelo normal de escova de dente, especialmente para quem tem um espaçamento maior entre a gengiva e os dentes.

Como escolher a escova de dente certa?

A melhor forma de entender e saber como escolher a escova de dente certa é consultando-se com um dentista e analisando quais são as suas necessidades. Além disso, no consultório profissional, os especialistas vão conseguir instruir você sobre como é a forma correta de escovar os dentes.

Então, para entender as técnicas e boas práticas para manter uma saúde bucal, além de saber quais são as ferramentas que você precisa para conseguir realizar isto, consulte-se com um profissional.

Por que é importante trocar de escova de dente com o passar do tempo? 

Você vai reparar que, com o passar do tempo, as escovas de dentes costumam abrir suas cerdas. Esse é o principal sinal de que ela está ficando velha e que você precisa adquirir outra. O ideal é realizar a troca a cada dois ou três meses!

Essa substituição é necessária, pois, caso não faça a troca, sua saúde bucal ficará comprometida com o decorrer do tempo. Isso ocorre porque a limpeza realizada pelas cerdas abertas não é tão eficaz quanto a de uma escova nova. 

Além disso, com o passar do tempo, as escovas acabam acumulando muitos microorganismos, o que pode prejudicar a sua saúde. 

Procure sempre observar se a sua escova de dente não está tão desgastada. Usar um acessório que não está adequado para a limpeza pode colocá-lo em risco de contrair algum tipo de infecção ou doenças.

Agora que você já sabe os tipos de escova de dente e como escolher a sua, leia também as nossas dicas de como manter um bom hálito durante todo o dia!


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais