Os dentes tortos normalmente causam grande aflição nas pessoas que desejam ter um sorriso perfeito. A diminuição da autoestima e até mesmo a preocupação excessiva com a boca faz com que muitos tenham o desejo de colocar aparelho ortodôntico.
Contudo, apesar dos problemas estéticos, outras condições mais sérias podem surgir, como as alterações na mordida. Essas mudanças podem causar danos aos dentes entre outras consequências mais graves capazes de afetar a saúde de um indivíduo.
Por essa razão, a correção dos dentes vai muito além do puro objetivo estético. Na verdade, ela faz parte de um tratamento que garante o bem-estar e a longevidade de toda dentição. Abaixo, falaremos mais sobre os 3 tipos de dentes tortos e mencionaremos quais são os problemas de mordida mais frequentes. Acompanhe!
Ao todo, existem três grandes tipos de dentes tortos. Eles são de fácil identificação e, se você apresenta algum tipo desalinhamento nos dentes, é provável que se enquadre em uma dessas categorias. Veja quais são elas.
Os dentes encavalados são aqueles que se apresentam o característico desalinhamento. Na maioria dos casos, esse desalinhamento ocorre nos caninos e nos incisivos superiores (laterais, principalmente).
Eles são extremamente fáceis de ser identificados, mas requerem maior análise para um diagnóstico certeiro no caso de um tratamento.
Os dentes apinhados são aqueles sobrepostos. Eles aparentam estar “um em cima do outro” e em algumas circunstâncias podem estar agrupados. A orientação dos dentes também pode mudar de acordo com o crescimento ou outras variáveis individuais.
Uma das causas para esse problema é a falta de espaço na arcada dentária, lembrando que uma análise clínica mais apurada é necessária para o tratamento de alinhamento.
Os dentes para frente são aqueles que apresentam inclinação para “fora da boca”. Este desvio faz com que surjam dificuldades na mastigação e respiração. A estética também fica comprometida e o paciente fica com o aspecto de boca envelhecida.
Assim como nos dois casos anteriores, uma análise mais séria é necessária para um tratamento adequado.
Agora que você já sabe quais são os desvios dentários mais comuns, chegou o momento de falar sobre os principais problemas de mordida. Veja quais são eles logo abaixo.
A mordida aberta é caracterizada pela falta de contato entre os dentes superiores e inferiores. A principal causa para esse problema é o afastamento da mandíbula em algum lugar do arco oclusal.
A mordida cruzada acontece quando as arcadas se sobrepõem de forma irregular, fazendo com que os dentes superiores não se encaixem perfeitamente com os inferiores.
A mordida classe II é caracterizada por uma predisposição genética. Nesse caso, há uma variação na formação da mandíbula, o que interfere na mordida e na estética facial do indivíduo (que costuma apresentar uma face com aspecto convexo).
Os principais tratamentos para cada um desses problemas é a utilização de um aparelho ortodôntico.
Atualmente, o mercado apresenta inúmeras opções que vão desde aos aparelhos fixos até os modelos invisíveis (também chamados de alinhadores transparentes), que normalmente apresentam maior custo devido à tecnologia embarcada na produção de cada molde.
Vale ressaltar que, durante o tratamento, ainda pode ser incluso o aparelho lingual para manter a correção.
Além desses tipos, ainda existe o aparelho extrabucal, que é aquele em que há uma estrutura para fora da boca do individuo. Seu uso é cada vez menos frequente e normalmente só é indicado para pessoas com dentes que ainda estão em formação.
Normalmente, a maioria das pessoas faz o tratamento com os aparelhos fixos, que estão divididos entre os modelos tradicionais e o autoligado.
É importante destacar que as opções devem ser orientadas pelo dentista de acordo com os tipos de dentes tortos. A colocação indevida de um aparelho ortodôntico pode causar graves problemas para a saúde bucal. Por isso, procure orientação profissional especializada.
Gostou do post sobre os tipos de dentes e de problemas de mordida? Comente abaixo sua opinião sobre o assunto!
Leia também:
Dente Incluso: o que é, causas e riscos para a saúde bucal
Disfunção da Articulação Temporomandibular: saiba o que é e como tratar
Endereço: R. 7 Norte, 7 – Loja 21 – Águas Claras, Brasília – DF, 71908-180
Telefone: (61) 3543-7723
Endereço: SGAS II SGAS 616 BL B Loja 05 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-760
Telefone: (61) 3547-9053
Endereço: Shln Setor SHLN Bloco G Lote 09 Loja 07 – Asa Norte, Brasília – DF, 70770-560
Telefone: (61) 3526-4989
Aqui na Ianara Pinho somos especialistas em tratamentos odontológicos e estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas!
Por:
Ianara Pinho em Odontologia
Sobre a Ianara Pinho
Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).
Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.
A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 3 unidades, uma na Asa Sul, uma na Asa Norte e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!
São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.
Quanto custa gengivoplastia no Distrito Federal? Se você é de Brasília e precisa realizar esse procedimento, deve estar se perguntando…
O rosto é a primeira parte do nosso corpo que é apresentada ao mundo e, por isso, é comum que…
Quem precisa fazer tratamentos ortodônticos não é obrigado a usar apenas os dispositivos tradicionais. Atualmente, existem opções mais modernas, como…