Publicado em: 19 de novembro de 2024 | Atualizado em: 12 de dezembro de 2024
Queixo desalinhado, dificuldade para movimentar a boca ou até mesmo aquele dente siso que está causando vários problemas no seu dia a dia – tudo isso pode ser resolvido por uma cirurgia bucomaxilofacial.
Talvez o nome pode até parecer complicado, mas trata-se de um procedimento muito útil no tratamento de questões que vão além da saúde da boca, abrangendo também a face e o maxilar.
Seja no tratamento de lesões após um trauma ou para corrigir deformidades genéticas, essa área da Odontologia tem transformado a qualidade de vida de pacientes que sofrem com dores crônicas.
Ao longo deste artigo, você encontra informações preciosas sobre o que é a cirurgia bucomaxilofacial, como funciona, quais os tipos e quando ela costuma ser indicada. Boa leitura!
Saiba mais sobre os tópicos abaixo:
A cirurgia bucomaxilofacial é uma especialidade da Odontologia responsável por tratar condições que envolvem a boca, a face e os maxilares.
Trata-se de uma área que vai além dos cuidados gerais com os dentes, atuando em situações mais complexas, como acidentes, deformidades e assimetrias ósseas e infecções mais graves.
A cirurgia bucomaxilofacial costuma ser indicada em diversos problemas que afetam a boca, a face e/ou os maxilares, sendo responsável por devolver as funcionalidades e, até mesmo, a estética.
Abaixo, saiba quando a cirurgia bucomaxilofacial costuma ser indicada:
Uma das principais indicações para a realização da cirurgia bucomaxilofacial são os traumas faciais, sejam por acidentes de carro, em quedas mais sérias (como de bicicleta, por exemplo) ou até em lesões ocasionados por práticas esportivas.
Em casos como os supracitados, o cirurgião bucomaxilofacial age a fim de corrigir as lesões, alinhar as áreas afetadas e restaurar as funções que haviam sido comprometidas.
Além disso, o aspecto estético, é claro, não fica de lado. A cirurgia ajuda a minimizar as cicatrizes e os desconfortos provocados pelas deformidades.
A cirurgia bucomaxilofacial também costuma ser indicada em caso de deformidades faciais, sejam elas congênitas (presentes desde o nascimento do paciente) ou adquiridas (resultantes de doenças ou traumas posteriores ao nascimento).
No caso das deformidades congênitas, como o lábio leporino e a fenda palatina, as condições são tratadas a fim de melhorar funções como a respiração, a mastigação e a fala do paciente.
Do mesmo modo, as deformidades adquiridas, as quais surgem, por exemplo, a partir de tumores ou de doenças que afetam os ossos faciais, também podem ser corrigidas cirurgicamente.
A articulação temporomandibular (ATM) é uma área que funciona como um pilar para atividades fulcrais do dia a dia do paciente, tais como mastigar, falar e bocejar.
Logo, quando algo não vai bem nessa região, é possível que o paciente sofra com dores, estalos incômodos, desconfortos e/ou dificuldades de realizar movimentos, como abrir e fechar a boca.
Quando os tratamentos mais simples não resolvem a situação, a cirurgia bucomaxilofacial se torna a melhor opção para o quadro.
Ainda possui algumas dúvidas? Confira este vídeo completo sobre o que é a cirurgia bucomaxilofacial e quando é indicada:
Do alinhamento da mandíbula até a remoção de possíveis cistos e tumores, cada cirurgia bucomaxilofacial possui uma função específica, incluindo a parte funcional, estética ou ambas.
A seguir, entenda mais sobre os diversos tipos de cirurgia bucomaxilofacial e quando cada uma é indicada:
A cirurgia ortognática, talvez uma das mais conhecidas entre esse grupo, é indicada para a correção de desalinhamentos ósseos no maxilar.
Logo, o procedimento tem como objetivo corrigir esses desalinhamentos os quais podem causar problemas na mastigação, na fala e até na respiração.
Além disso, a cirurgia bucomaxilofacial pode trazer excelentes ganhos na parte estética, maximizando os resultados.
Para que tudo ocorra bem, o processo envolve o planejamento detalhado com diversos exames e, em alguns casos, é possível que outros tratamentos sejam realizados em conjunto, como o uso de aparelhos ortodônticos.
As fraturas na face podem surgir em diversas situações, como acidentes automobilísticos, quedas ou grandes impactos, os quais são comuns, por exemplo, em esportes como o futebol.
Em casos como esses, a cirurgia bucomaxilofacial é realizada a fim de recuperar o paciente de danos aos ossos do rosto, como a mandíbula, a maxila, o osso zigomático (também conhecido como a maçã do rosto) e outras estruturas.
A depender da gravidade do caso, o cirurgião pode contar com o auxílio de placas, parafusos ou enxertos ósseos para estabilizar as fraturas.
Por fim, a cirurgia bucomaxilofacial também pode ser indicada para a remoção de cistos e tumores que possam surgir nessa região, os quais causam desconforto, deformidades e ameaçam a saúde do paciente.
Aqui, o tratamento consiste em remover o cisto ou o tumor e, caso seja necessário, o procedimento também pode envolver a reconstrução da área afetada.
Caso você tenha recebido a orientação de uma cirurgia bucomaxilofacial, é comum ter dúvidas acerca dos processos que envolvem o procedimento.
Mas não se preocupe! A boa notícia é que, com alguns cuidados, é possível ter uma recuperação bem tranquila.
Alguns cuidados pré e pós-operatórios em cirurgias bucomaxilofaciais envolvem:
Os cuidados pré cirurgia bucomaxilofacial são utilizados para preparar corpo e mente para o procedimento. Entre principais, temos:
Já o pós-operatório exige o máximo de atenção, a fim de evitar complicações e acelerar a cicatrização. Dentre as principais recomendações, temos:
AGENDE UMA CONSULTA CONOSCO E TRANSFORME O SEU SORRISO
Endereço: R. 7 Norte, 7 – Loja 21 – Águas Claras, Brasília – DF, 71908-180
Telefone: (61) 3543-7723
Endereço: SGAS II SGAS 616 BL B Loja 05 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-760
Telefone: (61) 3547-9053
Endereço: Shln Setor SHLN Bloco G Lote 09 Loja 07 – Asa Norte, Brasília – DF, 70770-560
Telefone: (61) 3526-4989
Aqui na Ianara Pinho somos especialistas em tratamentos odontológicos e estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas!
Por:
Ianara Pinho em Odontologia
Sobre a Ianara Pinho
Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).
Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.
A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 3 unidades, uma na Asa Sul, uma na Asa Norte e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!
São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.
Ter dentes bonitos é o objetivo de muitas pessoas que se importam com o sorriso impecável. Afinal, a boa aparência…
Dores intensas na face e som de clique ou estalos quando abrimos e fechamos a boca são sintomas que, isolados…
O tratamento de ortodontia é responsável pela correção da posição dos dentes e dos ossos maxilares. De forma geral, o…