Ter os dentes brancos e bonitos é o objetivo de muitas pessoas. Infelizmente, por conta dos hábitos de alimentação, o passar dos anos — ou mesmo falta de higiene —, eles podem ficar amarelados com o tempo. Para resolver esse problema, há quem busque o clareamento dental usando produtos caseiros. Porém, é importante ficar atento a esse tipo de fórmula milagrosa.
Você conhece os riscos de fazer esse tipo de tratamento? Existe algum tipo de alternativa? Continue lendo para entender.
Quais os riscos do clareamento dental caseiro?
É bem provável que você já tenha pesquisado sobre algum procedimento “fácil” e “simples” para fazer aí na sua casa, não é mesmo? Apesar de haver na internet muitos conteúdos que compartilham as técnicas de clareamento dental caseiro, é preciso ter muita atenção com isso.
Carvão ativado e bicarbonato de sódio com suco de limão são os campeões desse tipo de procedimento caseiro, mas é importante entender o que eles realmente fazem com os seus dentes.
Ao invés de clarear, o que ocorre é a abrasão da superfície do seu esmalte dentário. Com o tempo, é comum que essa camada sofra com a pigmentação por conta do consumo de alimentos com corantes. Então, essas substâncias vão corroer essa parte pigmentada, dando uma falsa sensação de que eles ficaram mais claros, quando na verdade, eles sofreram apenas um lixamento da sua superfície.
Qual a melhor alternativa para quem quer fazer clareamento dental em casa
Os produtos que realmente são capazes de fazer um clareamento nos seus dentes são aqueles profissionais de compra controlada, apenas para dentistas regularizados. Em geral, eles são feitos à base de peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida.
Ao invés de agir apenas na superfície do esmalte, essas substâncias vão penetrar em uma camada mais profunda, conhecida como dentina.
Então, se você realmente fizer questão de fazer um clareamento dental caseiro, você irá encontrar essa opção ao perguntar ao seu dentista.
Uma das opções do procedimento para embranquecimento é, justamente, a que permite que o paciente leve para casa os itens necessários.
Diariamente, realizará um processo bastante simples para gerar o resultado desejado aos poucos: ele colocará uma moldeira de silicone com os produtos fornecidos pelo dentista, preferencialmente antes de dormir para que as substâncias possam agir sem interferências.
Ou seja: nesse caso, o tratamento feito em casa e sob supervisão é completamente seguro, desde que as orientações do profissional sejam seguidas corretamente.
Gostou de saber a sua melhor alternativa para clareamento dental caseiro? Continue lendo os conteúdos da Clínica Ianara Pinho para saber mais! Também aproveite para agendar uma consulta e fazer uma avaliação sobre sua saúde bucal!