É comum que pais de primeira viagem tenham muitas dúvidas relacionadas à chupeta. A principal delas é se o acessório deve mesmo ser oferecido aos bebês ou se faz algum mal à saúde. Ademais, muitos pais não sabem como tirar bico de criança — afinal de contas, ela não poderá chupar chupeta para sempre, não é mesmo?

Para ajudá-lo nessa missão, daremos algumas dicas para que a remoção da chupeta seja feita da forma mais tranquila possível. Ansioso? Então, continue lendo este artigo!

1. Ofereça outras maneiras de acalmar o bebê

Os pais tendem a recorrer à chupeta como principal forma de manter o bebê calmo. Acontece que nem sempre a criança quer sugar algo. Ela pode estar com vontade de sentir o calor do corpo da mãe, por exemplo.

Então, antes de oferecer a chupeta ao bebê, perceba de que outras maneiras ele se acalma.

2. Estabeleça horários para a chupeta

Como tirar bico de criança nem sempre será algo rápido, os pais devem fazer com que o objeto só seja usado em momentos específicos, como na hora de dormir ou quando o bebê estiver em uma situação estressante, como em uma viagem.

Tudo isso deve ser feito no primeiro ano da criança. Isso ajudará a estabelecer limites e fará com que a futura mudança de hábito seja mais simples.

3. Converse com a criança

A partir dos dois anos, a criança já consegue interagir verbalmente com os pais. Essa é uma boa hora para argumentar, explicando que a chupeta deixa o sorriso “feio” ou que a chupeta está “suja” — principalmente quando ela cair no chão.

Seja didático e paciente, lembre-se que, para a criança, o hábito de chupar bico está atrelado à calma e segurança.

4. Proponha uma troca

Grande parte das crianças está disposta a trocar o bico por alguma outra coisa, como um brinquedo ou um passeio. Nesse caso, os pais precisam esclarecer que se trata de uma troca e que a criança não verá mais a chupeta.

É natural que os pequenos voltem a pedir o objeto à noite, mas os responsáveis devem ser firmes e não podem recuar do acordo. Nessa fase, é comum que haja choro e um pouco de birra, mas, ao perceber que a chupeta não será devolvida, as crianças tendem a parar.

5. Amamente

A chupeta acalma a criança porque, nos anos iniciais da primeira infância, ela está na fase oral. O que significa que é por meio da boca que ela explora o ambiente — é por isso que os pais precisam tomar cuidado com objetos que podem ser engolidos.

Ademais, nós, seres humanos, somos mamíferos, então, é natural que sugar seja algo instintivo. Por isso, amamentar é uma maneira de saciar esse instinto e acalmar o bebê.

De acordo com o Ministério da Saúde, o ideal é que a criança não ultrapasse dois anos e meio chupando chupeta, uma vez que isso pode prejudicar a dentição e a mordida.

Agora que você aprendeu a como tirar bico de criança, lembre-se de ser paciente e firme. Um pouco de choro e manha nessa fase é absolutamente natural.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe-o com os seus amigos e os ajude a passar por essa fase delicada da paternidade.

Leia também: Uso da Chupeta: desmistificando mitos e verdades


Deixe uma resposta

Os melhores dentistas de Águas Claras, Asa Sul e Brasília

Leia Também!

Ianara Pinho Odontologia possui consultório infantil personalizado

Ianara Pinho Odontologia possui consultório infantil personalizado

A clínica Ianara Pinho oferece consultório personalizado com brinquedoteca e espaço temático para crianças. Seu filho nem vai reclamar de ir ao dentista!

Tratamento de Odontopediatria — Procedimentos Para Crianças

Tratamento de Odontopediatria — Procedimentos Para Crianças

A extração de dente e a aplicação de flúor são alguns tipos de tratamento de odontopediatria. Quer entender melhor? Leia o artigo e confira!

Leite materno causa cárie? Especialista esclarece e dá dicas

Leite materno causa cárie? Especialista esclarece e dá dicas

Sabia que bebês também podem ter cáries? Mas será que é o leite materno que causa essa doença bucal? A Dra. Ianara Pinho esclarece essa dúvida comum, veja!

Diferenciais

Repouso

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Cirúrgica

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

all in one

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

consultórios

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Faça a sua Radiologia Odontológica na região de Águas Claras e Asa Sul

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais