Você sabe o que é halitose? Esse fator é aquele mau cheiro que algumas pessoas exalam da boca, conhecido popularmente por bafinho. Essa condição crônica pode ser agravada se os cuidados necessários não forem tomados para a saúde bucal.

Muitas pessoas confundem o bafo matinal ou o hálito da boca após uma refeição com essa condição. Você verá neste artigo que são condições diferentes e trouxemos informações sobre:

– o que é a halitose;

– o que causa a halitose;

– como é feito o tratamento contra halitose.

Afinal, o que é a halitose?

Como mencionamos, a halitose é uma alteração do hálito que o torna desagradável, podendo significar ou não uma mudança patológica – ou seja, alguma doença. É um sinal de que alguma disfunção orgânica (que requer tratamento) ou fisiológica (que requer apenas orientação), esteja acontecendo no organismo e se manifestando desta forma.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse problema atinge cerca de 40% da população mundial, tendo duas causas mais frequentes: cáries localizadas nos dentes e os hábitos alimentares.

O que causa a halitose?

O que muitas pessoas associam à halitose são os problemas estomacais. Porém, os esfíncteres – pequenas válvulas que se fecham após a passagem do alimento – não  permitem a passagem das composições gastrointestinais e nem odores do estômago para o meio externo.

Associar o mau cheiro da boca às condições estomacais só pode acontecer em dois casos: arrotos ou refluxo, quando há deficiência no funcionamento geral do estômago. 

Porém, a halitose deve ser investigada, pois as suas causas podem ser ainda mais graves, como a aparição de diabetes, deficiências renais ou hepáticas e,até mesmo amígdalas inflamadas.

Entre as principais causas, nós temos os seguintes pontos:

Higienização bucal inadequada

Sempre pontuamos a importância de uma boa escova de dentes para a higienização bucal, certo? Porém, a sua saúde não pode depender apenas disso, uma vez que a sua gengiva também merece ser cuidada da mesma forma para não causar mau hálito.

As placas bacterianos podem causar o famoso bafo e estão presentes na parte superior dos dentes, entre eles e ao redor. Por isso, é importante utilizar fio dental, pois com o passar do tempo elas quebram os alimentos, acumulando partículas de comida que causam um cheiro desagradável.

Lembre-se de escovar bem os dentes com uma escova dental adequada e pasta para remover quaisquer vestígios de comida. Ah, e finalizar com o fio dental em todas as suas escovações.

Tabaco

Halitose – O Que É E Quais São Seus Tratamentos

Para os fumantes, saibam que além de fazer mal aos pulmões, o tabaco pode estar causando seu mau hálito e manchando os seus dentes, deixando-os amarelados. Além do mau cheiro, as pessoas que possuem o hábito de fumar acabam desenvolvendo gengivite – uma doença que afeta e causa o sangramento das gengivas.

O ideal é deixar o vício do cigarro e procurar um profissional dentista para que a sua saúde bucal não seja mais prejudicada por conta disso.

Dietas radicais

Outro ponto que pode prejudicar a sua saúde bucal e trazer um cheiro ruim são as dietas radicais que cortam calorias e carboidratos. Acabar com um hálito ruim por conta dessas receitas pode ser uma consequência.

O corpo acaba sendo obrigado a quebrar as gorduras, produzindo substâncias químicas que são liberadas no hálito, fazendo-o ter um cheiro ruim.

Como o mau hálito pode afetar a vida das pessoas?

O mau hálito causado por todos esses pontos que trouxemos até então pode ser muito prejudicial para a saúde e convívio pessoal das pessoas que sofrem com essa questão. O cheiro ruim pode causar repulsa, afastamento e vergonha, interferindo não apenas na saúde em si, mas em todos os contextos da vida.

É comum que as pessoas que sofrem desta condição tenham vergonha de conversar, se expor e até conviver com outras pessoas por conta de possíveis comentários que possam ser feitos na intenção de ofender ou machucá-las.

Por isso, além da importância do tratamento acompanhado por dentistas para ter uma saúde bucal saudável, é necessário para que as pessoas não tenham maiores problemas de autoestima relacionados ao mau cheiro da boca.

Como é feito o tratamento contra halitose?

O tratamento feito para conter esse problema deve ser indicado pelo seu dentista. Lembre-se que a saúde bucal deve ser cuidada por especialistas, então não adianta ir até um clínico geral em busca de tratamento.

De forma geral, é recomendado que a pessoa escove os dentes e a língua pelo menos três vezes ao dia após as refeições principais e use fio dental com frequência. Em alguns casos, pode ser indicado também o uso de enxaguante bucal sem álcool para ajudar a eliminar as bactérias que possam estar em excesso na boca.

Para entender melhor sobre como é importante manter uma boca saudável, nós temos diversos conteúdos aqui no blog Ianara Pinho.

São artigos que podem tirar as suas dúvidas, responder questionamentos e até mesmo, ensinar algo novo. Se você quer entender melhor como cuidar da sua saúde, confira nosso artigo sobre a importância de escovar os dentes!


Deixe uma resposta

Agendamento

Leia Também!

Saiba quais são os tipos de cárie e os tratamentos disponíveis

Saiba quais são os tipos de cárie e os tratamentos disponíveis

Muitas pessoas não sabem, mas existem três tipos de cáries. Cada um desses ajudam a determinar o

Cálculo Dental (Ou Tártaro) – O Que É E Como Removê-lo Profissionalmente

Cálculo Dental (Ou Tártaro) – O Que É E Como Removê-lo Profissionalmente

Após a formação do cálculo dental (ou tártaro), nem mesmo uma boa escovação pode retirá-lo. Por isso, é necessário ir ao dentista. Clique e saiba mais!

Saiba Os Tipos De Escova De Dente E Como Escolher A Melhor!

Saiba Os Tipos De Escova De Dente E Como Escolher A Melhor!

Escova elétrica ou ortodôntica? Manual ou interdental? Conheça os tipos de escova de dente neste artigo e saiba como escolher a sua!

Diferenciais

Repouso

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Cirúrgica

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

all in one

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

consultórios

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

radiológico

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais