Os pais procuram fazer o melhor na criação de seus filhos, entretanto, não podemos negar que dúvidas sempre surgem com relação a diversos assuntos. Um deles é sobre quando começar a escovar os dentes do bebê. Afinal, a partir de que momento a criança precisa da higienização bucal?
Esse é um tema que requer atenção, porque mesmo os primeiros dentinhos de leite podem desenvolver problemas, como a cárie. Como as crianças ainda são muito pequenas, os pais é que precisam realizar essa tarefa por elas.
Não se preocupe, pois não é complicado e nós preparamos este artigo para explicar como você deve cuidar da saúde bucal do seu filho. Continue lendo para descobrir o momento ideal de iniciar a escovação, com quais produtos ela deve ser feita e qual é a técnica ideal para garantir uma limpeza delicada e eficaz.
Para iniciar o nosso artigo, é importante que estabeleçamos o que é considerado um bebê.
O bebê, normalmente, é a criança que está na faixa dos 0 aos 3 anos. Então, nesse período, consideramos que essa criança é um bebê, que é normalmente quando a dentição de leite termina de se formar.
Geralmente, aos 3 anos de idade, a criança já está com a dentição completa.
Claro que isso pode variar um pouco de criança para criança. Algumas crianças chegam aos 2 anos e já têm a dentição completa, enquanto outras passam dos 3 anos e ainda têm dentinhos nascendo. Mas, como uma média, consideramos até os 3 anos.
Então, esse é o nosso bebê.
Quando começar a escovar os dentes do bebê é uma dúvida que a maioria dos pais tem. Engana-se quem acredita que os decíduos (dentes de leite) não desenvolvem os mesmos problemas dos permanentes. Na verdade, as bactérias afetam ambos, desencadeando doenças bucais.
Esses microrganismos se proliferam nos resíduos de comida, em especial nos alimentos ricos em açúcar, por isso, eles precisam ser eliminados da boca. Bebês muito pequenos não consomem tantos alimentos sólidos, mas o leite artificial também fermenta e favorece o desenvolvimento das bactérias.
Por isso, desde o nascimento do primeiro dente é adequado iniciar a escovação dos dentes do bebê.
Hoje, comercialmente falando, nas farmácias e até mesmo nos supermercados, já temos várias opções disponíveis de escovas de dente para bebês: são as escovas que chamamos de escovas para primeiros dentes.
Quais são as características dessas escovas específicas para bebês?
Essas escovas para primeiros dentes têm uma cabeça muito pequena, justamente para alcançar aquela região ali sem machucar a gengiva do bebê, focando mais onde estão nascendo os dentes. Afinal de contas, estamos lidando com uma boca muito pequena e dentes também muito pequenos, certo?
Segunda característica: o cabo da escova é longo.
Algumas escovas prometem ser indicadas para bebês, mas têm um cabo muito curto. Mas por que o cabo ser longo?
Eu, particularmente, não recomendo o uso dessas escovas, porque quem faz a escovação dos dentes dos bebês são os pais, os adultos, os cuidadores, enfim, pessoas que têm mãos grandes, de adulto.
Então, precisamos de uma escova que tenha uma boa empunhadura, ou seja, uma escova de cabo longo, certo? Escovas de cabo pequeno dificultam o processo de higienização por parte dos cuidadores.
A terceira característica super importante: as cerdas têm que ser macias ou extra macias. Para quê? Para não agredir os dentes nem a gengiva da criança.
Afinal de contas, nesse processo de nascimento dos primeiros dentes, a criança tem mais gengiva do que dente.
Então, precisamos de uma escova bem macia para que não haja nenhuma lesão, nem na região dos dentes, nem na região da gengiva.
Resumindo: quando nascerem os primeiros dentinhos, eles podem ser higienizados com uma escova adequada para essa fase, normalmente com cabeça bem pequena e cerdas macias ou extramacias.
Assim que os molares (dentes do fundo) nascerem, o ideal é utilizar uma escova adequada ao tamanho da boca da criança, com cerdas macias e cabo longo (para que a mão do adulto tenha um apoio adequado no momento da escovação). Isso porque será necessário higienizar os sulcos do esmalte, o que somente é feito pelas cerdas da escova.
Também gravei um vídeo falando especificamente sobre o assunto:
Antes de 2013, a recomendação era a seguinte:
No entanto, vários estudos foram realizados, acompanhando crianças de 0 a 6 anos, e observou-se que aquelas que usavam pasta de dente sem flúor ou com pouca quantidade de flúor apresentavam índices altos de cáries. Isso levou a uma mudança no protocolo.
O protocolo atual, definido tanto pela Sociedade de Odontopediatria quanto pela Sociedade de Pediatria, é o uso de pasta de dente com flúor desde o primeiro dente, ou seja, desde bebê, com uma concentração de mil ppm de flúor.
Essa informação pode ser encontrada no verso da embalagem, na seção de composição e ingredientes, e não na parte da frente da embalagem.
Você pode encontrar pastas com indicações de idade na embalagem, como “a partir de 6 anos” ou “para crianças de 0 a 3 anos”, mas o que importa é a concentração de flúor. Muitas pastas tiveram seu conteúdo alterado, mas as embalagens não foram atualizadas, então a indicação de idade pode estar desatualizada. Verifique sempre a composição para saber a quantidade de flúor.
Essa dúvida é muito comum. Muitos se perguntam:
“Mas e os bebês que engolem pasta? Faz mal engolir pasta de dente?”
Realmente, em quantidades significativas, o flúor não faz bem.
Embora essa substância seja importante para fortalecer os dentes, o excesso dela no organismo pode desencadear o problema chamado fluorose dentária, que afeta a estética e estrutura dentária dos dentes permanentes que irão nascer futuramente.
Como a criança ainda não entende a necessidade de cuspir a espuma do creme, existe o risco de ela ser deglutida. Além dos desconfortos para o sistema gástrico e, conforme explicamos, o pequeno pode desenvolver fluorose.
Para bebês que ainda não cospem a pasta de dente, a recomendação é usar uma quantidade equivalente entre meio a um grão de arroz cru.
Para crianças que já conseguem cuspir, a quantidade recomendada é equivalente a uma ervilha.
É interessante investir nesse tipo de produto para ter certeza de que a formulação trará somente benefícios para a dentição e saúde bucal do seu filho.
Sobre esse assunto, gravei um vídeo respondendo sobre pasta de dente para bebês e crianças:
Você já sabe quando começar a escovar os dentes do bebê, então, agora é hora de aprender de que maneira fazer isso. Como você viu, essa higienização acontece em etapas, que acompanham o desenvolvimento da criança. Portanto, comece utilizando a escova para primeiros dentes, depois, passe para a escova e o creme dental, sempre atentando para a quantidade de pasta de dente utilizada.
Não se esqueça do risco da cárie de mamadeira, um problema que acontece principalmente por causa das mamadas noturnas com formulações artificiais.
A higienização após a última refeição do bebê é muito importante para que ele não durma com a boquinha suja, em especial se for alimentado com papinhas, fórmula artificial ou leite enriquecido com farinhas.
Quando a introdução alimentar se iniciar de fato e a criança já tiver os molares, a higienização deve ser feita com escova e creme dental fluoretado. Pode ser realizada no mínimo duas vezes por dia, uma pela manhã e outra antes de ir dormir.
Veja neste vídeo a primeira escovação do João Pedro
Mas fique atento, porque somente saber quando começar a escovar os dentes do bebê não é suficiente para assegurar o equilíbrio da sua saúde bucal dele. É fundamental manter a constância desse hábito, oferecer um cardápio variado e nutritivo e manter o acompanhamento com o odontopediatra.
Agora que você já sabe como cuidar da saúde bucal do seu filho, compartilhe este artigo em suas redes sociais para que seus amigos aprendam também!
Endereço: R. 7 Norte, 7 – Loja 21 – Águas Claras, Brasília – DF, 71908-180
Telefone: (61) 3543-7723
Endereço: SGAS II SGAS 616 BL B Loja 05 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-760
Telefone: (61) 3547-9053
Endereço: Shln Setor SHLN Bloco G Lote 09 Loja 07 – Asa Norte, Brasília – DF, 70770-560
Telefone: (61) 3526-4989
Aqui na Ianara Pinho somos especialistas em tratamentos para bebês e crianças e temos os melhores odontopediatras de Brasília!
Por:
Ianara Pinho em Saúde
Sobre a Ianara Pinho
Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).
Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.
A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 3 unidades, uma na Asa Sul, uma na Asa Norte e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!
São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.
O procedimento de lente de contato pode gerar bastante dúvida em pacientes que estão considerando realizá-lo. De fato, a forma…
Afinal, será que o implante dentário dói? Um dos grandes medos de quem passa pela avaliação do dentista e tem…
A maioria dos problemas bucais acontece em função de uma higiene bucal inadequada, o que favorece a proliferação de microrganismos.…