Contato (61) 3246-8837
(61) 99305-9389Segunda à Sexta 8h às 22h
Sábados 08h às 14h
Publicado em: 10 de abril de 2025 | Atualizado em: 3 de abril de 2025
Se você já viu uma criança com um dente de leite mole prestes a cair, significa que viu a rizólise acontecendo.
Afinal, por mais que pareça um termo complicado, esse é o nome dado ao processo natural que faz os dentes de leite dos pequenos darem espaço para os permanentes.
Entretanto, apesar de ser algo super comum, nem todo mundo sabe como isso acontece e, principalmente, o porquê de alguns dentes demorarem mais para cair do que outros.
Ao longo deste artigo, você entende como a rizólise funciona, o que está por trás desse processo, como ele funciona e em que casos o dente precisa de uma ajudinha para que ele aconteça. Ótima leitura!
Aprofunde os seus conhecimentos nos tópicos abaixo:
A rizólise dentária consiste no processo biológico de reabsorção das raízes dos dentes decíduos (os famosos “dentes de leite”), permitindo a sua substituição pelos dentes permanentes.
Esse processo ocorre de forma natural e progressiva, sendo um passo bastante decisivo para a transição entre a dentição infantil e a adulta.
Ademais, a rizólise em dentes decíduos acontece por meio da ação de células especializadas chamadas “odontoclastos”, as quais promovem a reabsorção da estrutura radicular dos dentes de leite.
À medida que a raiz vai sendo reabsorvida, o dente perde a sua fixação ao osso e gengiva, tornando-se progressivamente mais móvel até que haja a sua queda.
Além disso, esse mecanismo segue uma ordem cronológica, garantindo que os dentes permanentes tenham o espaço necessário para irromper corretamente.
De modo geral, esse processo acontece de forma ordenada, acompanhando a sequência de erupção dos dentes permanentes.
Normalmente, os primeiros dentes de leite começam a cair por volta dos 5 ou 6 anos, e a troca completa pode durar até os 12 ou 13 anos.
Sendo assim, quando a rizólise não ocorre como ou quando deveria, pode ser necessário um acompanhamento odontológico para evitar problemas no posicionamento dos dentes permanentes.
A rizólise ocorre de maneira programada e envolve a reabsorção gradual da raiz do dente decíduo até a sua queda, abrindo espaço para os dentes definitivos dos pequenos.
A seguir, você entende um pouco mais sobre cada etapa do processo de rizólise:
A rizólise começa quando o dente permanente, ainda em formação dentro do osso, inicia sua movimentação em direção à gengiva.
A partir disso, esse deslocamento ativa as células especializadas que começam a reabsorver a raiz do dente decíduo.
Diferente dos dentes permanentes, os quais possuem raízes longas e bem desenvolvidas, os dentes decíduos têm raízes mais curtas, facilitando esse processo de reabsorção.
Dessa forma, com o passar dos meses, a estrutura radicular se torna cada vez mais fina até que o dente fique preso apenas pela gengiva e por uma mínima porção de raiz.
Nesse estágio, ele começa a ficar mais móvel, sendo comum que a criança perceba e passe a brincar com ele, acelerando a fase final da queda.
Por fim, quando a raiz foi quase completamente reabsorvida, o dente de leite perde a sua sustentação e cai, abrindo espaço para a irrompção do dente permanente.
Normalmente, o novo dente já está posicionado logo abaixo, pronto para emergir na gengiva.
A troca dos dentes de leite pelos permanentes é um marco no desenvolvimento infantil, logo, sem a rizólise, os dentes de leite não cairiam no momento certo, podendo causar problemas no alinhamento e na irrompção dos dentes permanentes.
Por isso, um acompanhamento odontopediátrico durante essa fase ajuda a garantir que a rizólise ocorra conforme o esperado.
Na Odontologia, a rizólise e a rizogênese são dois processos que, apesar dos nomes parecidos, possuem significados distintos dentro do ciclo de desenvolvimento dos dentes.
A principal diferença entre os dois processos está na função em que eles desempenham.
De início, a rizólise tem como papel fazer com que a raiz dos dentes decíduos desapareça para dar espaço aos dentes permanentes. Já a rizogênese permite que esses novos dentes tenham uma raiz firme e bem formada.
A rizólise é o processo natural de reabsorção da raiz dos dentes de leite, mas nem sempre isso acontece da forma esperada.
Quando a rizólise ocorre de maneira irregular, isso pode levar a problemas como a retenção prolongada dos dentes decíduos.
Entre as causas mais comuns da rizólise irregular estão:
Quando isso acontece, o paciente pode apresentar algumas complicações, tais como impedimento da irrompção do dente permanente ou desalinhamento, reabsorção radicular e/ou dentes inclusos.
De modo geral, o tratamento para a rizólise irregular depende da causa e do impacto na saúde bucal do paciente.
Em muitos casos, exames de imagem como as radiografias ajudam a identificar o problema e a definir a melhor abordagem para o quadro, seja via extração, acompanhamento ou intervenção ortodôntica.
É de Brasília-DF ou região? Acompanhe de perto a saúde bucal do seu filho na Clínica Ianara Pinho
A nossa equipe especializada cuida do desenvolvimento dentário infantil com atenção e carinho, garantindo uma troca de dentes saudável e sem complicações para os pequenos.
ENTRE EM CONTATO E CONHEÇA UMA DAS NOSSAS UNIDADES
Endereço: R. 7 Norte, 7 – Loja 21 – Águas Claras, Brasília – DF, 71908-180
Telefone: (61) 3543-7723
Endereço: SGAS II SGAS 616 BL B Loja 05 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-760
Telefone: (61) 3547-9053
Endereço: Shln Setor SHLN Bloco G Lote 09 Loja 07 – Asa Norte, Brasília – DF, 70770-560
Telefone: (61) 3526-4989
Aqui na Ianara Pinho somos especialistas em tratamentos odontológicos e estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas!
Por:
Ianara Pinho em Odontopediatria
Sobre a Ianara Pinho
Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).
Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.
A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 3 unidades, uma na Asa Sul, uma na Asa Norte e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!
São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.
Há quem acredite que, ao chegar à terceira idade, não é preciso mais fazer tratamentos odontológicos, porém isso não é…
Você tem alterações no sono, estalos na mandíbula quando ela se movimenta, dor no pescoço, aperta ou range os dentes…
Você sabe o que é a afta na boca? Também chamada de úlcera aftosa ou estomatite aftoide, ela é uma…