Ter os dentes fracos é muito prejudicial para a saúde em vários níveis. Para início de conversa, isso atrapalha a mastigação, causando consequências direta na nutrição do corpo como um todo, além de afetar a autoestima e o bem-estar. 

Por este motivo, é importante saber quais são os principais motivos de enfraquecimento dos dentes e como evitá-los. Confira mais informações no artigo! 

O que deixa os dentes fracos?

Vários fatores distintos podem deixar os dentes fracos. Entre eles, a falta de higiene, algumas doenças bucais e até mesmo maus hábitos alimentares. 

Conhecer os motivos e saber como evitar as principais causas é importante para manter seus dentes fortes e saudáveis por muito tempo.

Entenda, a seguir, como cada um deles afeta a dentição.

1. Falta de higiene

Uma boa higiene bucal é composta pela escovação diária após as refeições e pelo uso do fio dental. A falta dessa rotina pode facilitar a proliferação de microrganismos que causam doenças bucais e deterioram os dentes, como as cáries

As lesões cáries são provocadas principalmente pela bactéria Streptococcus mutans, que se alimenta dos restos de açúcar que ficam na boca após a alimentação. Esses microrganismos formam placas bacterianas (biofilme) bastante ácidas, que desmineralizam  a estrutura dentária. 

Até mesmo o tratamento para essa condição pode enfraquecer o dente. A restauração  preenche as cavidades causadas pelas bactérias, mas não é natural, o que consequentemente, deixa os dentes  mais frágeis.   

2. Doenças bucais 

Assim como as lesões de cárie, que são decorrentes, principalmente, da má higiene, existem outras doenças que também podem afetar a boca e deixar os dentes fracos. Entre elas, as principais são a periodontite e o bruxismo. 

A periodontite é uma doença inflamatória e infecciosa que começa como uma gengivite. Porém, sem o tratamento correto, ela avança e acaba afetando a estrutura interna que sustenta os  dentes, deixando-os amolecidos.

O bruxismo, por sua vez, consiste no hábito de ranger ou apertar os dentes e é causado, dentre outros motivos, pelo estresse e a ansiedade. Como os músculos mastigatórios são um dos mais fortes do corpo humano, com o tempo, esse impacto gera desgaste e fissuras nos dentes, deixando-os mais fracos. 

Normalmente, o tratamento consiste no uso de uma placa rígida para evitar que os dentes fiquem se desgastando, além de outros métodos para controle da causa do problema. 

3. Má alimentação

Uma alimentação ruim pode afetar a saúde dos dentes em dois sentidos: ausência dos  nutrientes necessários para uma boa saúde bucal ou a partir da ingestão de alimentos que são prejudiciais à sua estrutura. 

Os dentes são constituídos, principalmente, pelo cálcio, que é um importante nutriente para a formação e o fortalecimento dos ossos como um todo. Esse elemento é encontrado em alimentos como o leite e seus derivados, além de peixes e grãos.

Mas, ingerir só o cálcio pode não resolver o problema. A vitamina D é um facilitador da absorção desse nutriente pelo organismo. Ou seja, para garantir a saúde dos dentes, esses componentes devem ser consumidos em quantidades adequadas. 

A vitamina C é encontrada principalmente em frutas e verduras e, além de colaborar com a   absorção do cálcio, ajuda no sistema imunológico.

Por outro lado, a fim de evitar os dentes fracos, é necessário diminuir o consumo de alguns alimentos que desgastam e prejudicam o esmalte dentário — o que, a longo prazo, os fragiliza —, como refrigerantes, doces ou comidas muito ácidas. 

O que fazer para fortalecer dentes fracos?

A primeira coisa que você deve fazer para fortalecer os dentes é se prevenir para que eles não se fragilizem com o tempo. Então, é fundamental manter uma rotina de higiene, fazer visitas periódicas ao dentista e regular a alimentação. 

Entretanto, quando os dentes já estão fracos, a situação é um pouco mais delicada, pois é necessário tomar ações para reverter o caso. Dessa forma, é preciso, primeiro, investigar a causa do problema. 

O dentista vai analisar cada caso específico com muita cautela a fim de dar o diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento. Normalmente, os procedimentos envolvem:

  • limpeza dentárias e instrução de higiene bucal;
  • reconstrução de dentes fragilizados com materiais que garantam maior resistência ao dente; 
  • uso de placas ou até mesmo aparelhos ortodônticos para corrigir a mordida;
  • suplementação nutricional ou adequação da dieta e encaminhamento para um profissional de nutrição. 

 

Quer entender melhor como fazer o fortalecimento da sua arcada dentária?

Então veja neste artigo dicas para fortalecer dentes fracos.


Deixe uma resposta

Os melhores dentistas de Águas Claras, Asa Sul e Brasília

Leia Também!

Quer saber o que é Odontologia digital e vantagens?

Quer saber o que é Odontologia digital e vantagens?

Você sabe o que é a odontologia digital? Conheça essa nova tendência para cuidar do sorriso e descubra as vantagens que ela oferece!

Bom Hálito — Conheça 3 Dicas Para Mantê-lo Durante o Dia Todo

Bom Hálito — Conheça 3 Dicas Para Mantê-lo Durante o Dia Todo

Vai passar o dia fora e está preocupado em manter o bom hálito? Confira algumas dicas para não ficar com mau cheiro na boca!

Afta Na Boca — Quais São Os Principais Tipos E Como Tratar?

Afta Na Boca — Quais São Os Principais Tipos E Como Tratar?

O aparecimento de afta na boca pode ocorrer de forma múltipla, pequenas ou maiores com tempo de cicatrização de até uma semana. Entenda mais!

Diferenciais

Repouso

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Cirúrgica

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

all in one

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

consultórios

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Faça a sua Radiologia Odontológica na região de Águas Claras e Asa Sul

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais