Ter atenção aos sintomas de doenças da língua é fundamental para garantir o tratamento certo e entender como essas questões podem prejudicar a sua saúde bucal e o restante do seu corpo, afinal, o nosso sistema é um só.

Além disso, o formato, tonalidade e características gerais podem nos fornecer informações bem valiosas sobre o funcionamento do organismo, nossa alimentação e também sobre a situação dos nossos órgãos. É por meio dela que vários especialistas e médicos conseguem identificar doenças.

Desta forma, ela é um órgão muito importante em nosso funcionamento. Por isso, neste artigo você verá:

– o que observar para identificar a saúde da língua;

– quais as principais doenças da língua.

O que observar para identificar a saúde da língua?

Existem alguns pontos que você pode observar previamente para entender qual é a situação desse órgão tão importante que está na boca. O aparecimento de nódulos, mudanças na textura e até mesmo a quantidade de produção de saliva dão algumas dicas para que você consiga identificar alguma anomalia que está acontecendo.

É claro que, para ter um diagnóstico completo, é necessário a análise de um dentista ou estomatologista – especialistas no diagnóstico das doenças da boca.

A cor, por sua vez, é uma das características principais para conseguir identificar as doenças da língua. Preste atenção aos seguintes detalhes:

coloração rosácea: uma língua saudável deve ter coloração rosa claro em toda a sua superfície e extensão. Isto é, sem pontos com cores diferentes —como, por exemplo, placas brancas ou marrons;

língua mais esbranquiçada: já a aparência mais esbranquiçada pode indicar uma higiene incorreta na hora da escovação dos dentes. Além disso, pode indicar lesões e quadros infecciosos tumorais e halitose — por conta da camada branca caracterizada pelo acúmulo de restos de comida, descamações e bactérias;

– cor amarelada: tanto na língua, quanto nos olhos pode ser indicativo de algum problema no fígado (hepatite e infecções na vesícula) em decorrência do aumento da substância encontrada na bile;

– coloração azulada: geralmente está associada às enfermidades que afetam a oxigenação e fluxo sanguíneo.

Quais as principais doenças da língua?

Observando esses pontos, confira a seguir quais são as principais doenças da língua, como elas se manifestam e quais são as causas de cada uma delas. Além disso, veja quais são os tratamentos mais indicados para cada uma das condições:

1. Aftas

Qualquer pessoa pode ter afta, essa condição é muito comum e pode afetar as pessoas várias vezes ao longo da vida. Na ocorrência de aftas, a língua apresenta lesões como úlceras avermelhadas, com parte do meio amarelada, que causam dor de dente, ao ingerir líquidos ou alimentos e podem deixar a língua mais inchada.

As aftas se categorizam em:

– menores: que costumam ser as mais comuns;

– maiores: que podem ocorrer com frequência, mas é bem incomum;

– herpetiformes: quando surgem várias aftas pequenas e que causam dor aguda.

Além disso, as aftas são causadas por falta de nutrientes, traumas causados pela mordida errada ou até mesmo estresse. Porém, para tratar esse problema é preciso consultar um médico clínico geral pois, por muitas vezes, elas estão associadas a outras doenças – como problemas com a digestão de alimentos ácidos.

2. Câncer de língua

Um problema bastante sério e que não poderia ficar de fora da lista de doenças da língua é 

o câncer que atinge esse órgão. É um tipo de tumor da região da mucosa oral, que pode ocorrer com maior frequência em sua borda e é mais comum que apareça em homens com mais de 50 anos, que fazem uso de cigarro e nicotina há muitos anos.

Os sintomas variam desde uma dor de garganta, incômodo ao mastigar e manchas estranhas que antes não existiam na superfície.

Com o surgimento desses sintomas é necessário consultar um especialista para investigar a fundo as causas através de exames clínicos e de imagem – como a tomografia. Com o diagnóstico mais concreto e o entendimento de como está o avanço do câncer, é possível realizar uma cirurgia para retirada de tumor e/ou os procedimentos de quimioterapia e radioterapia.

3. Candidíase oral

quais-as-principais-doencas-da-lingua

Candidíase oral se caracteriza como a doença da língua causada por fungo que se dá pelo aparecimento de partículas esbranquiçadas no órgão e em outras partes da boca. 

Normalmente ela é desencadeada em pessoas com imunidade baixa, a exemplo de pacientes que passaram por tratamento de câncer, uso de imunossupressores e corticoides ou portadores de vírus HIV.

Para identificar as causas reais deste problema é importante consultar um clínico geral para examinar a mucosa oral e indicar o tratamento que melhor funcione para o seu perfil e a situação.

Também  é fundamental ter uma frequência adequada de consultas ao dentista, pois o profissional pode indicar o uso de produtos odontológicos que possuem substâncias desinfetantes que ajudam  a eliminar fungos e reduzir a inflamação na língua. A saúde da boca é um ponto de atenção que  tem forte influência sobre todo o resto do corpo. Para você que quer entender a importância da consulta ao dentista, clique em nosso artigo e confira os principais motivos para definir um período de ida à esse profissional!


Deixe uma resposta

Agendamento

Leia Também!

Conheça 5 aparelhos ortodônticos modernos

Conheça 5 aparelhos ortodônticos modernos

É possível fazer um tratamento ortodôntico mais discreto e confortável, basta optar por aparelhos ortodônticos modernos. Conheça alguns modelos atuais!

Extração de Dente – Saiba Quando É Preciso!

Extração de Dente – Saiba Quando É Preciso!

A extração de dente é um procedimento de exodontia, área da odontologia responsável pela remoção. Saiba mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Repouso

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Cirúrgica

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

all in one

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

consultórios

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

radiológico

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais