Contato (61) 3246-8837
(61) 99305-9389Segunda à Sexta 8h às 22h
Sábados 08h às 14h
Publicado em: 31 de maio de 2021 | Atualizado em: 31 de março de 2025
Dores intensas na face e som de clique ou estalos quando abrimos e fechamos a boca são sintomas que, isolados e raros, são relativamente comuns. Porém, quando a frequência é alta e as dores são tão fortes a ponto de prejudicar você no dia a dia, pode se tratar de DTM.
Para que você entenda melhor o que é esse distúrbio e possa identificá-lo, continue seguindo pelo artigo pois falaremos sobre:
Para entender melhor o que é DTM, antes, é interessante que você saiba sobre o que a ATM, ou seja, a Articulação Temporomandibular. Essa articulação fica próxima ao ouvido e conecta o osso da têmpora à mandíbula (a parte do rosto que mexemos quando mastigamos ou falamos).
A DTM (Disfunção da Articulação Temporomandibular) acontece quando existe um problema crônico na ATM e pode ser chamada de dor orofacial por causar enxaquecas intensas e outros sintomas como edema facial. Existem três tipos de DTM:
Não existe uma causa exclusiva da DTM, mas sim alguns fatores que podem desencadear essa dor, como:
Os sintomas da Disfunção da Articulação Temporomandibular são, em um primeiro momento, semelhantes a doenças mais comuns: como edema facial (inchaço no rosto) após acordar e enxaquecas. Mas é preciso prestar atenção quando essas dores acontecem com uma frequência muito alta e intensa.
Os sintomas mais comuns são:
A ciência ainda não encontrou uma cura definitiva para a DTM, mas ela pode ser tratada e controlada de modo que o paciente volte a ter qualidade de vida independentemente dessa disfunção.
Veja só algumas opções de tratamento a seguir. Lembre-se de que quem irá indicar a melhor alternativa para caso é apenas um profissional dentista:
Como a DTM é uma doença que não tem cura, é indicado que o paciente que sofre da disfunção adote atitudes para evitar a sobrecarga da musculatura e articulação mandibular. Algumas delas são:
E, por fim, o mais importante é que você procure um profissional dentista para que, a partir do diagnóstico, você possa fazer o melhor tratamento possível!
Se você mora em regiões do Distrito Federal (DF) como Águas Claras, Taguatinga, Vicente Pires, Asa Sul, Sudoeste, Lago Sul, Park Sul ou Guará, a clínica odontológica Ianara Pinho é a melhor opção.
Nosso time é composto pelos melhores especialistas para avaliar e realizar o tratamento da sua Disfunção Temporomandibular e dor orofacial.
Oferecemos tratamentos para saúde bucal desde 2010 e nossa rede possui
Conheça todos os procedimentos realizados na Clínica Ianara Pinho e agende sua consulta!
Endereço: R. 7 Norte, 7 – Loja 21 – Águas Claras, Brasília – DF, 71908-180
Telefone: (61) 3543-7723
Endereço: SGAS II SGAS 616 BL B Loja 05 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-760
Telefone: (61) 3547-9053
Endereço: Shln Setor SHLN Bloco G Lote 09 Loja 07 – Asa Norte, Brasília – DF, 70770-560
Telefone: (61) 3526-4989
Aqui na Ianara Pinho somos especialistas em tratamentos odontológicos e estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas!
Por:
Ianara Pinho em Blog
Sobre a Ianara Pinho
Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).
Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.
A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 3 unidades, uma na Asa Sul, uma na Asa Norte e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!
São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.
Para quem deseja corrigir o sorriso, o mini-implante dentário tem se tornado um dos tipos de tratamentos ortodônticos mais desejados…
O câncer de boca é uma doença grave que ainda pode parecer distante para muitas pessoas, mas que, infelizmente, afeta…
Sangramentos ou sensibilidade durante a escovação dos dentes são fatores que podem passar despercebidos no dia a dia, mas são…