Dores intensas na face e som de clique ou estalos quando abrimos e fechamos a boca são sintomas que, isolados e raros, são relativamente comuns. Porém, quando a frequência é alta e as dores são tão fortes a ponto de prejudicar você no dia a dia, pode se tratar de DTM.
Para que você entenda melhor o que é esse distúrbio e possa identificá-lo, continue seguindo pelo artigo pois falaremos sobre:
- – o que é DTM e por que acontece;
- – edema facial e dores intensas no rosto: os sinais da DTM;
- – quais são os tratamentos para DTM;
- – onde tratar DTM em Brasília.
O que é DTM e por que acontece
Para entender melhor o que é DTM, antes, é interessante que você saiba sobre o que a ATM, ou seja, a Articulação Temporomandibular. Essa articulação fica próxima ao ouvido e conecta o osso da têmpora à mandíbula (a parte do rosto que mexemos quando mastigamos ou falamos).
A DTM (Disfunção da Articulação Temporomandibular) acontece quando existe um problema crônico na ATM e pode ser chamada de dor orofacial por causar enxaquecas intensas e outros sintomas como edema facial. Existem três tipos de DTM:
- – muscular: quando a musculatura da mastigação sofre algum tipo de tensão;
- – articular: que pode ser causada por sobrecarga da articulação, traumas ou doenças degenerativas;
- – mista: acontece tanto devido a problemas articulares quanto articulares.
Causas da Disfunção da Articulação Temporomandibular
Não existe uma causa exclusiva da DTM, mas sim alguns fatores que podem desencadear essa dor, como:
trauma: causado por pancadas e golpes; ou, mesmo, por movimentos bruscos na área, em acidentes de carro — ainda que tenham acontecido há meses ou anos.
estresse emocional e ansiedade;
- – bruxismo: apertamento e rangimento constante dos dentes bruxismo;
- – hábitos diários aparentemente “comuns” como roer unhas e mascar chicletes;
- – predisposição genética para dores crônicas
- – ausência de dentes na arcada dentária;
- – uso de próteses dentárias mal feitas;
- – infecções (crônicas ou não): pacientes que sofrem de algum processo infeccioso crônico, ou que tenham passado por alguma infecção específica capaz de gerar danos na ATM. As mais comuns são as causadas por clamídias, tuberculose, etc.
- – doenças autoimunes: como artrite reumatoide, lúpus, artrite ou gota;
- – uso prolongado de aparelhos ortodônticos;
- – má postura.
Edema facial e dores intensas no rosto: os sinais da DTM
Os sintomas da Disfunção da Articulação Temporomandibular são, em um primeiro momento, semelhantes a doenças mais comuns: como edema facial (inchaço no rosto) após acordar e enxaquecas. Mas é preciso prestar atenção quando essas dores acontecem com uma frequência muito alta e intensa.
Os sintomas mais comuns são:
- – som de cliques e estalos quando abre e fecha a boca para falar ou comer;
- – edema facial;
- – enxaquecas;
- – dores intensas na região da mandíbula;
- – dificuldade para abrir a boca;
- – dores no pescoço e nos ombros;
- – flacidez nos músculos da região mandibular;
- – cansaço facial quando mastiga.
Quais são os tratamentos para DTM
A ciência ainda não encontrou uma cura definitiva para a DTM, mas ela pode ser tratada e controlada de modo que o paciente volte a ter qualidade de vida independentemente dessa disfunção.
Veja só algumas opções de tratamento a seguir. Lembre-se de que quem irá indicar a melhor alternativa para caso é apenas um profissional dentista:
- – placas de mordida: normalmente usadas por pessoas que têm bruxismo, essas placas atuam no relaxamento da musculatura e protege a articulação e os dentes. O paciente deve usar as placas feitas sob medida diariamente durante o sono.
- – exercícios fonoaudiólogos: tem o objetivo de reeducar e treinar a postura mandibular fazendo o alongamento fortalecimento desses músculos;
- – exercícios de fisioterapia: a DTM pode causar dores nos ombros e nos pescoços, e em casos assim, o fisioterapeuta vai indicar exercícios para cada caso para reposicionar e desinflamar as articulações da cervical e da mandíbula;
- – medicamentos: analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares, quando indicados por médicos ou dentistas da sua confiança, acabam sendo recomendados. Eles ajudam na diminuição das dores e da tensão muscular trazendo mais alívio para o paciente.
- – cirurgia: quando nenhuma das opções dão o resultado esperado, a cirurgia é indicada. Ou seja, pacientes que têm casos graves ou específicos e também os que não sentiram a diminuição dos sintomas poderão. No entanto, são casos raros.
Dica especial
Como a DTM é uma doença que não tem cura, é indicado que o paciente que sofre da disfunção adote atitudes para evitar a sobrecarga da musculatura e articulação mandibular. Algumas delas são:
- – se policiar na hora de mastigar alimentos apenas de um lado;
- – não apertar nem ranger os dentes enquanto está acordado;
- – evitar dormir de bruço;
- – evitar mascar chiclete ou morder objetos com frequência (como tampas de canetas, lápis…).
E, por fim, o mais importante é que você procure um profissional dentista para que, a partir do diagnóstico, você possa fazer o melhor tratamento possível!
Onde tratar DTM em Brasília
Se você mora em regiões do Distrito Federal (DF) como Águas Claras, Taguatinga, Vicente Pires, Asa Sul, Sudoeste, Lago Sul, Park Sul ou Guará, a clínica odontológica Ianara Pinho é a melhor opção.
Nosso time é composto pelos melhores especialistas para avaliar e realizar o tratamento da sua Disfunção Temporomandibular e dor orofacial.
Oferecemos tratamentos para saúde bucal desde 2010 e nossa rede possui
- – ala de repouso para descanso pós-cirúrgico;
- – all in one: para que os pacientes possam fazer todo seu tratamento odontológico em um só lugar, da consulta ao exame.
- – sala cirúrgica: centro completo e habilitado para sedação.
Conheça todos os procedimentos realizados na Clínica Ianara Pinho e agende sua consulta!