Tudo tem uma medida, não é mesmo? A Fluorose dentária é a prova disso, ela aparece a partir do excesso de flúor nos dentes. Trata-se do aparecimento de manchas que surgem, normalmente, de forma simétrica, mais comum em crianças. Elas originam da exposição dos germes dentários à altas concentrações dos íons do Flúor.
Simples: Com o esmalte apresentando leves alterações esbranquiçadas. Desta etapa podendo evoluir para alterações porosas e dispersas.
Moderada: Quando a opacidade evoluiu para áreas mais extensas, cobrindo 50% do dente ou mais. O esmalte começa apresentar desgaste mais acentuado e manchas marrons começam a surgir.
Severa: Aqui a anatomia do dente já está afetada, os diversos desgastes já tomam aparência de corrosão, com manchas marrons e aspecto muito desagradável.
O Flúor é um elemento muito importante para o controle de cáries, doença que destrói os dentes. Porém, sua ingestão acima da quantidade recomendada pode causar intoxicação com severidade associada a quantidade ingerida. A Fluorose Dentária é um tipo de alteração crônica que tem como consequência defeitos na mineralização do esmalte.
O uso constante de cremes dentais combinados com água Fluoretada também conhecida como água tratada ajudam a fortalecer o esmalte e prevenir cáries, por outro lado o uso exagerado pode causar a Fluorose que além da aparência desagradável pode causar o efeito contrário, enfraquecendo o esmalte, prejudicando a estrutura dos dentes e favorecendo o surgimento de cáries.
Embora pareça contraditório, a maior recorrência da Fluorose acontece em pessoas com má higiene dental, afinal elas dentes mais fracos e mais vulneráveis. Veja bem, a higiene deve ser feita de forma correta, e o creme de dente deve ser aplicado juntamente com a escovação adequada e enxagues com água em abundância. Acumular cremes dentais e enxaguantes nos dentes só vão agravar os problemas.
Os casos mais simples podem ser sanados somente com a moderação do uso do flúor. Os estágios mais avançados de Fluorose dentária podem ser tratados com microabrasão dental (aplicação de ácidos) também usado em clareamentos.
A Fluorose dentária não é uma doença grave, ela é esteticamente incômoda e oferece o risco de avançar para casos mais crônicos. Mas prevenção é o melhor tratamento.
AGENDE A SUA CONSULTA COM UM ESPECIALISTA!
Endereço: R. 7 Norte, 7 – Loja 21 – Águas Claras, Brasília – DF, 71908-180
Telefone: (61) 3543-7723
Endereço: SGAS II SGAS 616 BL B Loja 05 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-760
Telefone: (61) 3547-9053
Endereço: Shln Setor SHLN Bloco G Lote 09 Loja 07 – Asa Norte, Brasília – DF, 70770-560
Telefone: (61) 3526-4989
Aqui na Ianara Pinho somos especialistas em tratamentos como fluorose dentária e estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse tratamento!
Por:
Ianara Pinho em Saúde
Sobre a Ianara Pinho
Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).
Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.
A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 3 unidades, uma na Asa Sul, uma na Asa Norte e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!
São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.
As facetas resina costumam ser uma alternativa bastante buscada por pacientes que sofreram traumatismos dentários ou têm alguma alteração na…
Você tem alterações no sono, estalos na mandíbula quando ela se movimenta, dor no pescoço, aperta ou range os dentes…
Quando a dor de dente aparece tudo o que a gente mais busca é uma solução rápida, não é mesmo?…