A harmonização facial é um conjunto de diferentes procedimentos estéticos para quem busca melhorar a aparência do rosto. Apesar de muitos desses procedimentos serem feitos por médicos especializados em procedimentos estéticos, alguns deles podem e devem ser realizados por um dentista especialista em harmonização orofacial.

Os procedimentos de harmonização facial são menos invasivos e mais simples, comparados a cirurgias plásticas, por exemplo, e por isso, não carecem de um período longo de preparação do paciente. A harmonização apenas corrige pequenas características que podem incomodar esteticamente o paciente. 

A região da boca e os dentes desempenham um papel muito importante para a harmonização do rosto, não à toa existe uma área da Odontologia focada nisso – a harmonização orofacial.  

Neste artigo vamos falar sobre como funciona a harmonização orofacial na odontologia estética, quais são os 12 procedimentos mais comuns e como eles podem corrigir fatores que muitas vezes incomodam esteticamente. 

1 – Bichectomia

A bichectomia (lipoplastia facial) é um procedimento estético realizado por um cirurgião-dentista, no qual o profissional responsável retira o tecido gorduroso conhecido como bola de Bichat da região das bochechas, diminuindo seu tamanho e garantindo ao paciente um rosto mais fino e desenhado. Além disso, para pacientes que mordem com frequência a mucosa interna das bochechas, esse procedimento pode ser a solução.

2 – Toxina botulínica (botox) 

O sorriso gengival (quando a gengiva aparece excessivamente no sorriso) é uma queixa comum e pode afetar significativamente a autoestima da pessoa. No entanto, com o uso do botox terapêutico na odontologia, é possível limitar a exposição da gengiva ao sorrir, sendo necessárias aplicações periódicas para que os resultados permaneçam. 

3 – Preenchimento facial 

O preenchimento facial consiste numa técnica de rejuvenescimento na qual o objetivo é preencher espaços, sulcos faciais e rugas profundas no rosto. Esses espaços normalmente são preenchidos com ácido hialurônico, uma substância capaz de atrair e reter água ao seu redor, garantindo firmeza à pele. 

4 – Preenchimento labial 

O preenchimento labial segue os mesmos princípios do facial, porém, o objetivo é dar mais volume e delinear os lábios. O preenchimento é feito sob anestesia local para então aplicar o ácido hialurônico nos lábios do(a) paciente.

5 – Rinomodelação 

A rinomodelação lança mão do ácido hialurônico para corrigir imperfeições no nariz. É recomendado para quem tem assimetrias e imperfeições leves, como para levantar a ponta do nariz. 

6 – Fios de PDO

Os fios de PDO são linhas de fibra de colágeno posicionadas debaixo da pele para fazer o lifting facial. Estes fios servem como prevenção para a formação de rugas e envelhecimento do rosto. Os fios são inseridos na parte subcutânea da pele com o auxílio de pequenas agulhas.

7 – Bioestimulação de colágeno 

O colágeno é uma proteína fundamental para a sustentação e elasticidade da pele. A bioestimulação de colágeno é um procedimento que visa aumentar a produção natural de colágeno em áreas específicas do rosto como forma de harmonização facial. 

O procedimento é feito com injeções de substâncias que estimulam a produção de colágeno. Alguns meses após a aplicação, a produção de colágeno naquelas áreas aumenta consideravelmente.

8 – Microagulhamento 

O microagulhamento tem como objetivo estimular a produção de colágeno no rosto. A técnica se assemelha à acupuntura ao utilizar microagulhas em pontos específicos do rosto.

9 – Skinbooster

O skinbooster, assim como a maioria dos procedimentos de rejuvenescimento da pele, utiliza o ácido hialurônico e outras substâncias para hidratar e rejuvenescer a pele. A grande diferença do skinbooster é que ele atua nas camadas mais profundas da pele, promovendo benefícios mais duradouros. 

10 – Lipo de papada enzimática

A lipo de papada enzimática é um procedimento que reduz a gordura localizada na região. O procedimento é feito através de aplicações de microinjeções subcutâneas de enzimas responsáveis por catabolizar a gordura, diminuindo seu volume. 

11 – Emagrecimento facial

O emagrecimento facial é o conjunto de técnicas de harmonização orofacial que visam afinar e delinear a face. Dentre os procedimentos de emagrecimento facial, podem-se incluir: bichectomia, aplicação de toxina botulínica, lipo de papada e bioestimulação de colágeno. 

12 – Preenchimento Full Face 

O Preenchimento Full Face abrange uma visão mais holística da harmonização facial como um todo. Desse modo, abarca várias técnicas da odontologia estética com o objetivo de rejuvenescimento integral da face, não apenas de áreas específicas. Num Preenchimento Full Face, todas as técnicas listadas anteriormente podem ser utilizadas. 

Quando fazer uma harmonização facial?

É normal que as pessoas tenham alguns traços e características no rosto que não as agradam. Na maioria das vezes isso não atrapalha em nada no dia a dia; em outros, no entanto, podem impactar na saúde e na autoestima do paciente, sendo indispensável uma avaliação do odontólogo.

Em todo caso, é preciso deixar claro que se submeter a procedimentos de harmonização facial deve ser uma escolha inteiramente sua em parceria com o seu especialista na área. Para que os resultados atinjam os efeitos desejados, é fundamental que você tenha certeza do que está fazendo e porquê. 

 

Para tirar qualquer dúvida sobre os procedimentos, CLIQUE AQUI e agende uma consulta com os especialistas em odontologia estética da Ianara Pinho! Estamos à disposição para cuidar de você.

 

Leia também:

Botox na Odontologia: saiba como funciona

Bichectomia: como contornar os principais riscos do procedimento

Sonha com o sorriso perfeito? 7 tratamentos que podem ajudar

Quem pode fazer Bichectomia? Conheça indicações e contraindicações


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais