A harmonização facial é um conjunto de diferentes procedimentos estéticos para quem busca melhorar a aparência do rosto. Apesar de muitos desses procedimentos serem feitos por médicos especializados em procedimentos estéticos, alguns deles podem e devem ser realizados por um dentista especialista em harmonização orofacial.
Os procedimentos de harmonização facial são menos invasivos e mais simples, comparados a cirurgias plásticas, por exemplo, e por isso, não carecem de um período longo de preparação do paciente. A harmonização apenas corrige pequenas características que podem incomodar esteticamente o paciente.
A região da boca e os dentes desempenham um papel muito importante para a harmonização do rosto, não à toa existe uma área da Odontologia focada nisso – a harmonização orofacial.
Neste artigo vamos falar sobre como funciona a harmonização orofacial na odontologia estética, quais são os 12 procedimentos mais comuns e como eles podem corrigir fatores que muitas vezes incomodam esteticamente.
1 – Bichectomia
A bichectomia (lipoplastia facial) é um procedimento estético realizado por um cirurgião-dentista, no qual o profissional responsável retira o tecido gorduroso conhecido como bola de Bichat da região das bochechas, diminuindo seu tamanho e garantindo ao paciente um rosto mais fino e desenhado. Além disso, para pacientes que mordem com frequência a mucosa interna das bochechas, esse procedimento pode ser a solução.
2 – Toxina botulínica (botox)
O sorriso gengival (quando a gengiva aparece excessivamente no sorriso) é uma queixa comum e pode afetar significativamente a autoestima da pessoa. No entanto, com o uso do botox terapêutico na odontologia, é possível limitar a exposição da gengiva ao sorrir, sendo necessárias aplicações periódicas para que os resultados permaneçam.
3 – Preenchimento facial
O preenchimento facial consiste numa técnica de rejuvenescimento na qual o objetivo é preencher espaços, sulcos faciais e rugas profundas no rosto. Esses espaços normalmente são preenchidos com ácido hialurônico, uma substância capaz de atrair e reter água ao seu redor, garantindo firmeza à pele.
4 – Preenchimento labial
O preenchimento labial segue os mesmos princípios do facial, porém, o objetivo é dar mais volume e delinear os lábios. O preenchimento é feito sob anestesia local para então aplicar o ácido hialurônico nos lábios do(a) paciente.
5 – Rinomodelação
A rinomodelação lança mão do ácido hialurônico para corrigir imperfeições no nariz. É recomendado para quem tem assimetrias e imperfeições leves, como para levantar a ponta do nariz.
6 – Fios de PDO
Os fios de PDO são linhas de fibra de colágeno posicionadas debaixo da pele para fazer o lifting facial. Estes fios servem como prevenção para a formação de rugas e envelhecimento do rosto. Os fios são inseridos na parte subcutânea da pele com o auxílio de pequenas agulhas.
7 – Bioestimulação de colágeno
O colágeno é uma proteína fundamental para a sustentação e elasticidade da pele. A bioestimulação de colágeno é um procedimento que visa aumentar a produção natural de colágeno em áreas específicas do rosto como forma de harmonização facial.
O procedimento é feito com injeções de substâncias que estimulam a produção de colágeno. Alguns meses após a aplicação, a produção de colágeno naquelas áreas aumenta consideravelmente.
8 – Microagulhamento
O microagulhamento tem como objetivo estimular a produção de colágeno no rosto. A técnica se assemelha à acupuntura ao utilizar microagulhas em pontos específicos do rosto.
9 – Skinbooster
O skinbooster, assim como a maioria dos procedimentos de rejuvenescimento da pele, utiliza o ácido hialurônico e outras substâncias para hidratar e rejuvenescer a pele. A grande diferença do skinbooster é que ele atua nas camadas mais profundas da pele, promovendo benefícios mais duradouros.
10 – Lipo de papada enzimática
A lipo de papada enzimática é um procedimento que reduz a gordura localizada na região. O procedimento é feito através de aplicações de microinjeções subcutâneas de enzimas responsáveis por catabolizar a gordura, diminuindo seu volume.
11 – Emagrecimento facial
O emagrecimento facial é o conjunto de técnicas de harmonização orofacial que visam afinar e delinear a face. Dentre os procedimentos de emagrecimento facial, podem-se incluir: bichectomia, aplicação de toxina botulínica, lipo de papada e bioestimulação de colágeno.
12 – Preenchimento Full Face
O Preenchimento Full Face abrange uma visão mais holística da harmonização facial como um todo. Desse modo, abarca várias técnicas da odontologia estética com o objetivo de rejuvenescimento integral da face, não apenas de áreas específicas. Num Preenchimento Full Face, todas as técnicas listadas anteriormente podem ser utilizadas.
Quando fazer uma harmonização facial?
É normal que as pessoas tenham alguns traços e características no rosto que não as agradam. Na maioria das vezes isso não atrapalha em nada no dia a dia; em outros, no entanto, podem impactar na saúde e na autoestima do paciente, sendo indispensável uma avaliação do odontólogo.
Em todo caso, é preciso deixar claro que se submeter a procedimentos de harmonização facial deve ser uma escolha inteiramente sua em parceria com o seu especialista na área. Para que os resultados atinjam os efeitos desejados, é fundamental que você tenha certeza do que está fazendo e porquê.
Para tirar qualquer dúvida sobre os procedimentos, CLIQUE AQUI e agende uma consulta com os especialistas em odontologia estética da Ianara Pinho! Estamos à disposição para cuidar de você.
Leia também:
Botox na Odontologia: saiba como funciona
Bichectomia: como contornar os principais riscos do procedimento
Sonha com o sorriso perfeito? 7 tratamentos que podem ajudar
Quem pode fazer Bichectomia? Conheça indicações e contraindicações