A lente de contato dental tem se tornado cada vez mais populares entre os pacientes. Porém, ao mesmo tempo, algumas imagens de pessoas que fizeram esse procedimento mostram  desgastes que assustam os que ainda não tomaram coragem de fazer. 

Afinal, será que esse tratamento  estraga os dentes, ou esse é um dos mitos da internet? Veja só o que é preciso saber sobre esse tipo de tratamento!

O que é a lente de contato dental?

Lente de contato dental é o nome popular de um tipo de película especial feita de porcelana. Elas são usadas em um tipo de procedimento que tem como objetivo criar um sorriso uniforme, bonito e com aspecto saudável. .

Seu uso está diretamente relacionado à estética, já que beneficia o clareamento e alinhamento dos dentes.

Esse procedimento deve sempre ser feito com o apoio de um profissional, pois o processo de aplicação e manutenção exige bastante cuidado. 

Afinal, tratam-se de películas bastante finas que são estrategicamente coladas sobre a superfície dental. E, para isso, é preciso fazer um pequeno desgaste ou, dependendo das condições dos dentes naturais, nenhum desgaste é requerido.

Vantagens e desvantagens da lente de contato

Será que esse procedimento realmente vale a pena, ou é melhor buscar outro? Entenda melhor as vantagens e desvantagens da lente de contato!

Vantagens

As lentes de contato são bastante finas, de modo que é preciso fazer um desgaste mínimo para a sua aplicação. Ou seja, não é um procedimento considerado  invasivo.

Outra grande vantagem desse tipo de tratamento é que ele é capaz de corrigir algumas imperfeições do dente. Com o tempo, alguns desgastes naturais ocorrem, mas ao aplicar a lente, é possível devolver aquele sorriso mais jovial.

Além disso, é um ótimo aliado dos dentes branquinhos. Mesmo depois do clareamento, muitas pessoas ainda desejam chegar em um tom mais claro ainda. Então, uma alternativa interessante é, justamente, a aplicação das lentes.

A harmonização facial é outro aspecto que se vê beneficiado pelo procedimento. Há quem tenha dentes levemente desalinhados, pequenos, com formatos não agradáveis — problemas que podem ser corrigidos com resina ou porcelana.

Desvantagens

Como dito anteriormente, uma das vantagens é a melhora na coloração dos dentes, certo? Entretanto, alguns tipos de manchas mais profundas causadas, principalmente, por antibióticos ou malformações dentárias não são removidas com as lentes.

Aliás, qualquer tipo de alteração profunda não pode ser corrigida apenas com as lentes de contato. Então, formatos e tamanhos extremamente fora do normal requerem outros tipos de tratamento para serem corrigidos, ok?

Por fim, este não é um procedimento de durabilidade eterna. Em geral, elas resistem de 10 a 15 anos, de modo que depois de um tempo você precisará ir ao dentista novamente e substituí-las.

Mitos e verdades sobre as lentes de contato dentais

Apesar de muitas pessoas estarem buscando esse tipo de tratamento, ao procurar na internet você provavelmente encontrou algumas notícias dizendo que os dentes de determinada pessoa estragaram após a aplicação, não é mesmo?

Mas, será que isso acontece mesmo?

A lente de contato dental é frágil

Mito. Ainda que elas sejam películas bastante finas, são altamente resistentes. 

O que acontece é que, enquanto elas ainda não foram aplicadas, devem ser manuseadas com muito cuidado para não se romperem. Entretanto, uma vez cimentadas na superfície dos dentes, são raríssimos os casos de quebra e rachaduras quando cuidadas da maneira correta.

Mesmo com a lente, é preciso ir ao dentista periodicamente

Verdade. Colocar a lente não significa que não é necessário se preocupar com a sua saúde bucal, ok?

É muito importante continuar com suas visitas periódicas ao dentista para verificar se está tudo bem e se é necessário algum tipo de manutenção.

O procedimento requer alto desgaste dos dentes

Mito. O desgaste dentário realizado para poder aplicar a lente é mínimo. Ou seja: é o menor possível.

O ideal é preservar ao máximo a sua estrutura dentária, fazendo desgaste apenas nos pontos que são realmente necessários para encaixar a película. Inclusive, esse processo nem sequer é obrigatório em muitos casos.

Isso porque algumas pessoas possuem um espaçamento natural entre os dentes — o chamado diastema — que permite a aplicação da lente sem a necessidade de reduzir o volume do dente natural.

Existe  perigo de ter lesões de cáries ou outros problemas?

Verdade. Para evitar que isso aconteça, é preciso ter uma boa rotina de higienização bucal. 

Se você falhar com os cuidados diários, vai ocorrer uma infiltração entre a  lente e  o dente que está logo abaixo dela, provocando os problemas que a gente já conhece, como lesões de cáries.

Agora que já sabe os principais mitos e verdades sobre lente de contato dental, agende uma avaliação na Clínica Ianara Pinho e tire suas dúvidas sobre o assunto com um de nossos profissionais!


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais