Não é só porque algumas crianças pequenas ainda não possuem dentes ou, quando tem, são dentes de leite, que a visita ao dentista ainda não é recomendada. Muito pelo contrário! Se você quer encontrar uma clínica de odontopediatria no DF (Distrito Federal), deve saber que pode fazer isso ainda durante a gestação do pequeno.

 

Da mesma forma que os adultos devem frequentar dentista regularmente, o cenário não muda para crianças. Por isso, os pais precisam compreender a importância da prevenção e saber que é sim possível acostumar seu filho ao ambiente do dentista e uma higienização dental adequada. 

 

Por isso, neste artigo você lerá sobre:

 

– o que é odontopediatria;

– como um dentista para crianças pode ajudar;

– a partir de qual idade é recomendada a consulta em um dentista de criança;

– conheça a clínica Ianara Pinho;

– como é a consulta de odontopediatria no DF.

 

O que é odontopediatria

 

A odontopediatria é uma área da odontologia que se destina à crianças (logo nos seus primeiros dias de vida) e adolescentes (de até 18 anos). Mas, engana-se quem pensa que é só isso. Um odontopediatra também possui a capacitação para atender gestantes no que chamamos de pré-natal odontológico. 

 

Essa especialidade também envolve procedimentos cirúrgicos, ortopédicos, preventivos e endodônticos. 

 

Como um dentista para crianças pode ajudar?

 

Se você está procurando odontopediatria no DF, é importante saber como essa especialidade integrada pode ajudar na saúde e aparência bucal dos seus filhos.

 

Primeiramente, o dentista para crianças possui o conhecimento e o manejo comportamental  para lidar com pequenos, do diagnóstico ao tratamento bucal. Esse processo consiste na avaliação da saúde bucal do paciente, junto ao seu histórico familiar, rotinas alimentares e de higienização bucal e exames (como radiografia ou tomografia, dependendo do caso).

 

Com base no diagnóstico, poderá ser recomendado uma limpeza (também chamada de profilaxia) e também o profissional pode orientar os pais a auxiliarem e ensinarem o filho quanto à escovação dentária e ao uso do fio dental. Dessa forma, o surgimento de tártaro e cárie na criança pode ser evitado. 

 

A partir de qual idade é recomendada a consulta em um dentista de criança?

 

Como você viu, a odontopediatria é uma área que cuida da saúde bucal das crianças mesmo antes delas nascerem. 

 

Mas, caso esse pré-natal não seja feito, os pais podem levar os filhos em uma consulta na odontopediatria no DF assim que eles nascerem. Assim, poderá ser feita a avaliação do frênulo lingual — ou freio lingual, um tecido fino que conecta a  língua ao assoalho bucal — já que pode afetar a amamentação. 

 

Se não for possível levar a criança o quanto antes, outra fase muito indicada para essa consulta é por volta dos seis anos, que é quando os primeiros dentes de leite começam a ser trocados pelos dentes permanentes . 

 

É importante agendar uma consulta ao dentista de criança no DF antes que surjam cáries e seja até necessário um tratamento de canal ou, em casos mais severos, extração do dente. 

 

Odontopediatria DF

 

Está procurando dentista de criança em Aguas claras – DF? Conheça a clínica Ianara Pinho

 

A clínica odontológica Ianara Pinho oferece tratamentos de saúde bucal em Brasília desde 2010. A marca está localizada em Águas Claras e também na Asa Sul e proporciona um espaço odontológico completo na cidade.

 

Ao realizarem uma consulta na Ianara Pinho os pais da criança receberão informações sobre:

 

– o momento em que ela deverá parar de chupar o dedo ou a chupeta e as melhores técnicas para ajudar pais e crianças na remoção do hábito;

– quando poderá começar a ingerir determinado alimento, em especial alimentos açucarados;

– como escovar os dentes da forma correta, evitando lesões de cárie e outros problemas.

 

Além de uma equipe de odontopediatras altamente capacitada, a clínica Ianara Pinho oferece radiologia integrada, atendimento humanizado e estacionamento de fácil acesso. O ambiente é composto por equipamentos e especialidades para que você e sua família possam realizar tratamentos em um só lugar! 

 

Outro grande diferencial da Ianara Pinho como clínica com odontopediatria no DF, é a brinquedoteca, um ambiente preparado para as crianças se distraírem antes de realizarem sua consulta ou enquanto os próprios pais fazem algum tratamento. Conheça melhor no vídeo a seguir!


 

 

 Como é a consulta de odontopediatria no DF?

 

Nos primeiros dias de vida do pequeno, na consulta em um dentista de criança poderá ser feito o teste da linguinha, um exame que verifica a posição do freio da língua da criança com o objetivo de evitar problemas não só na amamentação como também na mastigação e na fala. 

 

Mas, para os pais que estão mais preocupados e querem evitar qualquer tipo de experiência ruim com o filho logo na primeira consulta ao odontopediatra no DF, a clínica Ianara Pinho trabalha para criar apenas boas memórias nos pequenos. 

 

Se desejar já ir preparado e orientar seu filho, a consulta ao odontopediatra geralmente segue da seguinte forma:

 

  1. o profissional irá apresentar o ambiente, equipamentos e equipe odontológica para a criança e também orientar ela e os pais sobre técnicas de escovação e tipos de escova e pasta de dente, assim como uso de flúor;
  2. depois, geralmente em um segundo  momento  — quando a criança já está familiarizada com o ambiente e instrumentos como cadeira, motor e sugador — poderá ser feito o diagnóstico e, dependendo do caso, exames e tratamentos (como limpeza ou aplicação de flúor);
  3. caso seja necessário o uso de aparelhos ortodônticos, o odontopediatra ou o ortodontista solicitará uma série de exames. A partir daí, em geral é feito um encaminhamento e as consultas poderão ser frequentes para realização de manutenção e acompanhamento do tratamento. 

 

Então, gostou de saber a importância dessa especialização? Então aproveite e agende uma consulta em uma das melhores clínicas de odontopediatria no DF: a clínica Ianara Pinho! 

 


Deixe uma resposta

Agendamento

Leia Também!

Clareamento Dental Caseiro É Seguro? Saiba Os Riscos

Clareamento Dental Caseiro É Seguro? Saiba Os Riscos

Será que as técnicas de clareamento dental caseiro são eficazes e seguras? Veja os riscos e as suas principais alternativas!

Botox na Odontologia: saiba como funciona

Botox na Odontologia: saiba como funciona

Botox na odontologia: além de ser utilizado em procedimentos estéticos, o botox também pode ser utilizado em tratamentos odontológicos. Confira!

Implante Dentário Dói? 5 Verdades e Mitos Sobre Implantes

Implante Dentário Dói? 5 Verdades e Mitos Sobre Implantes

Será que implante dentário dói? Se você tem essa dúvida e está com medo de fazer o procedimento, venha esclarecer alguns mitos!

Diferenciais

Repouso

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Cirúrgica

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

all in one

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

consultórios

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

radiológico

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais