Se você sente incômodo ao ingerir alimentos quentes e/ou gelados, além de lidar com desconforto na escovação dentária ou ao usar o fio dental, então é possível que esteja com sensibilidade nos dentes

Embora a condição represente um problema comum, sabe-se que muitos pacientes deixam de relatar os sintomas ao dentista por acreditar não ser “nada demais”. Com o tempo, torna-se cada vez mais difícil consumir bebidas geladas, picolés, sorvetes, doces ou até mesmo o café do dia a dia.

Para se livrar deste tormento, a avaliação de um dentista é indispensável. Se não for tratado de forma prévia, o que seria apenas uma sensação chata e momentânea pode tornar-se algo altamente danoso à saúde dos dentes. Acompanhe este artigo e entenda melhor o problema. 

Como a sensibilidade nos dentes se desenvolve?

A sensibilidade nos dentes é um problema dentário que se desenvolve ao longo do tempo. Normalmente, acomete pessoas entre 20 e 50 anos de idade. Ainda que comum e facilmente identificado pelos sintomas, é importante destacar que só um dentista pode dar o diagnóstico correto da doença e indicar o melhor tratamento.

Isso porque a hipersensibilidade dentária é causada pela perda do esmalte ou do cemento, que são tecidos importantes na proteção da dentina. A dentina é um tecido tubular, resistente e interno que constitui o corpo do dente. Ela é composta de canais microscópicos que a conectam ao centro nervoso dos dentes.

Dessa forma, toda e qualquer interação externa com a dentina provocará a sensação desagradável que você tem sentido ao ingerir alimentos gelados ou quentes. Portanto, a exposição da dentina – que é resultado da perda gradativa do esmalte, do cemento e da retração da gengiva que está próxima à raiz do dente – é o que causa a sensibilidade aumentada.

Quais são as causas dos dentes sensíveis?

Assim como a maior parte dos problemas dentários, a principal causa da hipersensibilidade está na má escovação. Normalmente, as pessoas impõem muita força ao escovar e esse procedimento pode ser muito danoso. A força pode causar a perda do esmalte e a retração da gengiva, o que expõe a raiz dos dentes e causa a dor da sensibilidade. Por isso, lembre-se: o segredo dos dentes limpos está na delicadeza e na efetividade do processo.

Outro procedimento muito comum que causa a sensibilidade nos dentes é o clareamento dentário sem orientação de um odontólogo (usando bicarbonato, carvão etc). Isso porque os dentes acabam perdendo esmalte que, como já aprendemos, expõe a dentina e os canais nervosos. Dessa forma, opte sempre por fazer clareamento no consultório ou com moldeira, porém sob orientação do seu dentista, a fim de prevenir este e outros danos para a saúde dos seus dentes.

Pacientes com bruxismo também podem apresentar dentes sensíveis, visto que o hábito de ranger os dentes durante o sono também pode favorecer a perda do esmalte. 

Como tratar a sensibilidade nos dentes?

Uma coisa é importante ressaltar: o tratamento para a hipersensibilidade dentária vai além de creme dental. O mercado oferece muitas opções, algumas delas são até eficazes e recomendadas pelos cirurgiões, mas não dispensam o tratamento no consultório. Caberá ao seu dentista indicar o melhor caminho a ser seguido a partir de um diagnóstico correto do seu caso.

Dentre os procedimentos que podem ser indicados no consultório, estão:

  • Aplicação de verniz, espuma ou gel de flúor
  • Aplicação de agente dessensibilizante
  • Restaurações que recobrem a área afetada
  • Cirurgia para recobrimento de raiz exposta
  • Aplicação de laser terapêutico

Para preservar os cuidados em casa, algumas dicas úteis são:

  • Prefira a escova de cerdas macias;
  • Evite impor força ao escovar os dentes;
  • Dê leveza à sua escovação;
  • Aguarde 20 minutos após cada refeição para escovar;
  • Utilize o creme dental indicado pelo seu dentista;
  • Siga usando fio dental;
  • Evite alimentos muito ácidos.

Mas, lembre-se: procure sempre o seu dentista e relate o seu problema.

Quando devo consultar um dentista?

Esse é um dilema. Muitas pessoas deixam para procurar um dentista quando o problema já está em um estágio muito evoluído. Como já mencionamos, os tecidos que envolvem a dentina são extremamente importantes para a saúde do dente. E os sintomas são os sinais de que você está perdendo o revestimento de proteção.

Por isso, é importante procurar ajuda de um especialista sempre que os primeiros sintomas aparecerem. Lembre-se: para todo e qualquer problema de saúde, você precisa passar por avaliações médicas e check-ups rotineiros. Na saúde bucal não é diferente. O seu dentista precisa ser consultado pelo menos duas vezes por ano, uma a cada seis meses.

 

Marque sua consulta!

Se você possui algum sintoma de sensibilidade nos dentes, ou se já está na hora do seu check-up periódico, agende agora uma consulta na Clínica Ianara Pinho. Com um centro de radiologia integrado e atendendo a todos os tratamentos, a clínica está localizada em Águas Claras-DF. Todos os procedimentos são feitos no mesmo local, sem a necessidades de deslocamentos para exames em outros espaços.

AGENDAR CONSULTA!

 

Estes artigos podem ser interessantes para você também:

Causas da sensibilidade nos dentes: idade está relacionada?

Restauração de resina: como é feita e quando é indicada?

Check-up odontológico: como é realizado e quando fazer

Mau hálito: o que causa e como contornar?


Deixe uma resposta

Agendamento

Leia Também!

Bruxismo infantil: confira quais são as causas e tratamentos

Bruxismo infantil: confira quais são as causas e tratamentos

Você já ouvir falar em bruxismo infantil? No artigo de hoje, nós vamos falar dessa doença e mostrar como ela afeta a saúde das crianças.

Tratamentos para Periodontite: entenda sobre raspagem e cirurgia

Tratamentos para Periodontite: entenda sobre raspagem e cirurgia

A periodontite é uma inflamação bacteriana que afeta a gengiva e os tecidos que sustentam os dentes do paciente. Saiba mais sobre seu tratamento.

Saiba a Importância de Escovar os Dentes Para a Sua Saúde Bucal

Saiba a Importância de Escovar os Dentes Para a Sua Saúde Bucal

Escovar os dentes é muito importante para evitar problemas como a periodontite e a gengivite. Confira mais informações sobre saúde bucal neste artigo!

Diferenciais

Repouso

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Cirúrgica

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

all in one

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

consultórios

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

radiológico

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais