Se você sente incômodo ao ingerir alimentos quentes e/ou gelados, além de lidar com desconforto na escovação dentária ou ao usar o fio dental, então é possível que esteja com sensibilidade nos dentes.
Embora a condição represente um problema comum, sabe-se que muitos pacientes deixam de relatar os sintomas ao dentista por acreditar não ser “nada demais”. Com o tempo, torna-se cada vez mais difícil consumir bebidas geladas, picolés, sorvetes, doces ou até mesmo o café do dia a dia.
Para se livrar deste tormento, a avaliação de um dentista é indispensável. Se não for tratado de forma prévia, o que seria apenas uma sensação chata e momentânea pode tornar-se algo altamente danoso à saúde dos dentes. Acompanhe este artigo e entenda melhor o problema.
Como a sensibilidade nos dentes se desenvolve?
A sensibilidade nos dentes é um problema dentário que se desenvolve ao longo do tempo. Normalmente, acomete pessoas entre 20 e 50 anos de idade. Ainda que comum e facilmente identificado pelos sintomas, é importante destacar que só um dentista pode dar o diagnóstico correto da doença e indicar o melhor tratamento.
Isso porque a hipersensibilidade dentária é causada pela perda do esmalte ou do cemento, que são tecidos importantes na proteção da dentina. A dentina é um tecido tubular, resistente e interno que constitui o corpo do dente. Ela é composta de canais microscópicos que a conectam ao centro nervoso dos dentes.
Dessa forma, toda e qualquer interação externa com a dentina provocará a sensação desagradável que você tem sentido ao ingerir alimentos gelados ou quentes. Portanto, a exposição da dentina – que é resultado da perda gradativa do esmalte, do cemento e da retração da gengiva que está próxima à raiz do dente – é o que causa a sensibilidade aumentada.
Quais são as causas dos dentes sensíveis?
Assim como a maior parte dos problemas dentários, a principal causa da hipersensibilidade está na má escovação. Normalmente, as pessoas impõem muita força ao escovar e esse procedimento pode ser muito danoso. A força pode causar a perda do esmalte e a retração da gengiva, o que expõe a raiz dos dentes e causa a dor da sensibilidade. Por isso, lembre-se: o segredo dos dentes limpos está na delicadeza e na efetividade do processo.
Outro procedimento muito comum que causa a sensibilidade nos dentes é o clareamento dentário sem orientação de um odontólogo (usando bicarbonato, carvão etc). Isso porque os dentes acabam perdendo esmalte que, como já aprendemos, expõe a dentina e os canais nervosos. Dessa forma, opte sempre por fazer clareamento no consultório ou com moldeira, porém sob orientação do seu dentista, a fim de prevenir este e outros danos para a saúde dos seus dentes.
Pacientes com bruxismo também podem apresentar dentes sensíveis, visto que o hábito de ranger os dentes durante o sono também pode favorecer a perda do esmalte.
Como tratar a sensibilidade nos dentes?
Uma coisa é importante ressaltar: o tratamento para a hipersensibilidade dentária vai além de creme dental. O mercado oferece muitas opções, algumas delas são até eficazes e recomendadas pelos cirurgiões, mas não dispensam o tratamento no consultório. Caberá ao seu dentista indicar o melhor caminho a ser seguido a partir de um diagnóstico correto do seu caso.
Dentre os procedimentos que podem ser indicados no consultório, estão:
- Aplicação de verniz, espuma ou gel de flúor
- Aplicação de agente dessensibilizante
- Restaurações que recobrem a área afetada
- Cirurgia para recobrimento de raiz exposta
- Aplicação de laser terapêutico
Para preservar os cuidados em casa, algumas dicas úteis são:
- Prefira a escova de cerdas macias;
- Evite impor força ao escovar os dentes;
- Dê leveza à sua escovação;
- Aguarde 20 minutos após cada refeição para escovar;
- Utilize o creme dental indicado pelo seu dentista;
- Siga usando fio dental;
- Evite alimentos muito ácidos.
Mas, lembre-se: procure sempre o seu dentista e relate o seu problema.
Quando devo consultar um dentista?
Esse é um dilema. Muitas pessoas deixam para procurar um dentista quando o problema já está em um estágio muito evoluído. Como já mencionamos, os tecidos que envolvem a dentina são extremamente importantes para a saúde do dente. E os sintomas são os sinais de que você está perdendo o revestimento de proteção.
Por isso, é importante procurar ajuda de um especialista sempre que os primeiros sintomas aparecerem. Lembre-se: para todo e qualquer problema de saúde, você precisa passar por avaliações médicas e check-ups rotineiros. Na saúde bucal não é diferente. O seu dentista precisa ser consultado pelo menos duas vezes por ano, uma a cada seis meses.
Marque sua consulta!
Se você possui algum sintoma de sensibilidade nos dentes, ou se já está na hora do seu check-up periódico, agende agora uma consulta na Clínica Ianara Pinho. Com um centro de radiologia integrado e atendendo a todos os tratamentos, a clínica está localizada em Águas Claras-DF. Todos os procedimentos são feitos no mesmo local, sem a necessidades de deslocamentos para exames em outros espaços.
Estes artigos podem ser interessantes para você também:
Causas da sensibilidade nos dentes: idade está relacionada?
Restauração de resina: como é feita e quando é indicada?
Check-up odontológico: como é realizado e quando fazer
Mau hálito: o que causa e como contornar?