Contato (61) 3246-8837
(61) 99305-9389Segunda à Sexta 8h às 22h
Sábados 08h às 14h
Publicado em: 15 de abril de 2025 | Atualizado em: 16 de abril de 2025
Sabe aquela sensação de peso no rosto, dor perto das bochechas e nariz entupido? Pois é, isso pode ser mais do que um simples resfriado.
A sinusite maxilar acontece quando os seios maxilares (cavidades localizadas próximas ao nariz e aos dentes superiores) ficam inflamados e com secreção acumulada.
Mas o que muita gente não percebe é que esse problema pode estar ligado a um problema na saúde bucal, já que infecções ou inflamações nos dentes podem desencadear a sinusite.
Ao longo deste artigo, você poderá aprofundar os seus conhecimentos sobre o que é a sinusite maxilar, quais são as principais causas, os primeiros sintomas e muito mais. Boa leitura!
Entenda mais sobre as temáticas abaixo:
A sinusite maxilar consiste em uma inflamação que afeta os seios maxilares – cavidades localizadas ao lado do nariz, próximo à região das bochechas.
Essa condição ocorre quando há acúmulo de secreção nesses espaços, causando dor facial, sensação de peso no rosto e, em alguns casos, até um desconforto nos dentes superiores do paciente.
Diferente de outros tipos de sinusite, que podem atingir várias cavidades nasais ao mesmo tempo, a sinusite no maxilar se concentra especificamente nesses seios paranasais.
Logo, isso faz com que os sintomas sejam mais localizados, fazendo com que essa condição seja facilmente confundida com outros problemas dentários.
A sinusite maxilar pode ser desencadeada por diferentes fatores, os quais vão desde infecções respiratórias até problemas odontológicos.
Sendo assim, identificar o que causa a sinusite maxilar é o primeiro passo para um tratamento eficaz e para minimizar as chances de que a condição se manifeste novamente.
Saiba quais são as principais causas da sinusite maxilar:
Gripes, resfriados e outras infecções respiratórias são causas comuns de sinusite maxilar.
Afinal, quando o nariz fica congestionado, o muco pode se acumular nos seios maxilares e criar um ambiente propício para a proliferação de bactérias.
A partir disso, o paciente pode chegar a um quadro de infecção no seio maxilar, sofrendo com a manifestação de sintomas como dor facial, sensação de pressão e secreção nasal espessa.
Diferente da sinusite aguda que costuma melhorar em poucos dias, a sinusite bacteriana tende a ser prolongada e exige um tratamento específico com antibióticos.
A sinusite odontogênica se manifesta quando a inflamação nos seios maxilares tem origem em problemas dentários.
Isso acontece, pois as raízes dos dentes superiores ficam muito próximas dessas cavidades, permitindo que as infecções que surgem na boca atinjam também os seios da face.
Geralmente, isso acontece em caso de condições como: cáries profundas, abscessos dentários, extrações dentárias e implantes dentários mal posicionados (os quais podem perfurar a parede do seio maxilar).
O ponto importante a ter em mente é que, no caso da sinusite odontogênica, é preciso que o paciente realize todo o tratamento odontológico antes da melhora completa dos sintomas.
Por fim, além das infecções e dos problemas dentários, existem outros fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da sinusite maxilar, tais como:
A sinusite maxilar é uma condição que pode causar desconforto na região das bochechas, sensação de peso no rosto e até dores que parecem vir dos dentes superiores – sintomas parecidos com outros problemas dentários.
Sendo assim, muitos pacientes se perguntam: afinal, como saber se estou com sinusite maxilar?
De início, essa resposta depende de qual é a causa da sinusite maxilar, o que faz com que os sintomas variem de leves até mais intensos.
A seguir, descubra quais são os sintomas da sinusite maxilar:
Muitas vezes, a dor no maxilar por conta da sinusite pode ser confundida com outras condições, tais como dor de dente, enxaqueca ou até mesmo problemas na articulação temporomandibular (ATM).
Além de ter um olhar atento aos sintomas, existem algumas dicas que podem ajudar a diferenciar a sinusite maxilar de outras condições:
Por fim, se os sintomas persistirem por mais de 10 dias ou houver dor intensa, o ideal é buscar ajuda especializada assim que possível.
O tratamento para a sinusite maxilar depende da sua causa, podendo envolver medicamentos, cuidados caseiros e, em alguns casos mais graves, uma cirurgia.
Logo, saber como aliviar os sintomas e, principalmente, quando você deve procurar ajuda médica faz toda a diferença na recuperação. Abaixo, veja quais são os tratamentos mais comuns para a sinusite maxilar:
O uso de remédios para o alívio dos sintomas da condição varia conforme a gravidade da sinusite maxilar. Dentre os principais medicamentos usados no tratamento estão:
Além do tratamento medicamentoso, existem algumas medidas que ajudam a reduzir o desconforto e acelerar a recuperação da sinusite maxilar. Entre eles temos:
Por fim, a cirurgia para sinusite maxilar é indicada quando há sinusite crônica (ou seja, sintomas persistentes por mais de três meses) ou obstruções anatômicas que impedem a drenagem dos seios maxilares.
Os procedimentos mais comuns para o tratamento de sinusite maxilar são:
Se você está sofrendo com sintomas de sinusite maxilar ou possui a suspeita de um problema odontológico relacionado, saiba que a Clínica Ianara Pinho pode te ajudar.
A nossa equipe de especialistas avalia cada caso de forma personalizada, oferecendo tratamentos eficazes para aliviar a dor e melhorar a sua qualidade de vida.
AGENDE UMA CONSULTA CONOSCO E CONHEÇA UMA DAS NOSSAS UNIDADES
Endereço: R. 7 Norte, 7 – Loja 21 – Águas Claras, Brasília – DF, 71908-180
Telefone: (61) 3543-7723
Endereço: SGAS II SGAS 616 BL B Loja 05 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-760
Telefone: (61) 3547-9053
Endereço: Shln Setor SHLN Bloco G Lote 09 Loja 07 – Asa Norte, Brasília – DF, 70770-560
Telefone: (61) 3526-4989
Aqui na Ianara Pinho somos especialistas em tratamentos odontológicos e estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas!
Por:
Ianara Pinho em Saúde
Sobre a Ianara Pinho
Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).
Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.
A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 3 unidades, uma na Asa Sul, uma na Asa Norte e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!
São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.
A harmonização facial, ou também conhecida como harmonização orofacial, é um procedimento estético recomendado para pessoas que desejam melhorar a…
Quando uma mulher se descobre grávida, é comum fazer um check-up de todos os médicos necessários para garantir que a…
A odontologia é uma área que abrange o cuidado com a saúde bucal das pessoas e o dentista de clínica…