Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Ianara Pinho
Dente de fumante: quais os impactos da nicotina na saúde bucal?

Dente de fumante: quais os impactos da nicotina na saúde bucal?

Não é surpresa para ninguém que fumar faz mal à saúde. A lista de doenças associadas ao tabagismo é longa e assustadora. Com relação à saúde bucal, não é difícil identificar um dente de fumante, não é mesmo? Normalmente, o cigarro prejudica o sorriso dessas pessoas.

Mesmo assim, mais de sete milhões de brasileiros continuam fumando, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo Governo. A boa notícia é que, apesar disso, o Brasil foi um dos países que mais reduziu o número de fumantes nos últimos anos.

Se um dos seus objetivos é ter um sorriso mais bonito e saudável, é necessário deixar esse hábito. Neste artigo, vamos explicar alguns problemas que o cigarro causa à sua saúde bucal. Leia e entenda.
Agende uma avaliação na Ianara Pinho odontologia, dentistas em Brasília, Aguas Claras, Asa Sul, DF

Fumar causa câncer bucal

O câncer é uma doença frequentemente associada ao tabagismo. Nesse caso, os tumores na região bucal se tornam mais comuns entre a faixa da população que fuma. Isso ocorre por várias questões, como a temperatura da fumaça e a ação das mais centenas de substâncias tóxicas do cigarro no organismo humano.

Os dentes ficam amarelados

A nicotina e o alcatrão são substâncias que mancham os dentes, dando-lhes aquela aparência amarelada. É verdade que existem muitos outros produtos que também causam um problema semelhante ao dente de fumante, como o café, o vinho e o chá preto.

Contudo, como uma pessoa fuma várias vezes ao dia, é natural que o cigarro seja mais danoso a cor dos dentes do que outros produtos. Além disso, fumar coloca em risco os resultados obtidos por um tratamento de clareamento dentário.

Leia também:

Clareamento Dental Antes e Depois: o que esperar dos resultados?

O dente de fumante é mais fraco

Nossos dentes têm uma camada protetora, cuja missão é protegê-los da ação de bactérias, acidez e outros fatores que podem danificá-los O cigarro faz com que essa camada enfraqueça, tornando os dentes vulneráveis e, consequentemente, aumentando as chances de o fumante contrair cáries, por exemplo.

O risco de ter doenças periodontais cresce

As doenças periodontais afetam o tecido gengival, causando inflamações que podem fazer com que o paciente perca os seus dentes. Aliás, essas doenças, como a gengivite, causam sangramentos e mau hálito.

Fumar reduz a vascularização desses tecidos, contribuindo para a incidência desses problemas, além de diminuir a produção de saliva. Assim, o organismo não consegue combater adequadamente as bactérias que causam as infecções.

O hálito dos fumantes não é agradável

Nem todo mundo que fuma percebe, mas o cheiro do cigarro impregna as roupas, cabelos e a boca dessas pessoas. Como o cigarro reduz a produção de saliva, o mau hálito se torna uma consequência desagradável.

Se você parou de fumar e quer reduzir os danos do cigarro no seu sorriso, basta procurar um dentista. Existem muitos tratamentos capazes de reverter os problemas causados pelo tabagismo. As lentes de contato, por exemplo, podem acabar com as manchas amareladas causadas por esse hábito.

Como vimos, os dentes de uma pessoa fumante são bem menos saudáveis do que os de uma pessoa não fumante. Neste artigo, citamos alguns problemas causados pelo tabagismo. Existem outros, como os prejuízos causados em pacientes que estão se recuperando de um implante, por exemplo.

Será que os seus amigos conhecem os males causados pelo hábito de fumar? Compartilhe com eles este artigo pelas redes sociais e também pelo WhatsApp!

AGENDE A SUA CONSULTA COM UM ESPECIALISTA!

Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Veja no mapa onde estão localizadas nossas duas unidades:

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Saúde

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia
Bucomaxilo: o que é, tratamentos e quando procurar

Bucomaxilo: o que é, tratamentos e quando procurar

Primeiramente, o bucomaxilo, cirurgião bucomaxilo ou cirurgião bucomaxilofacial, é uma especialista da odontologia que trata das estruturas anatômicas da boca,…

Leia mais
Tratamento de Ortodontia em Brasília

Tratamento de Ortodontia em Brasília: Saiba Por Que Você Precisa

O tratamento de ortodontia é responsável pela correção da posição dos dentes e dos ossos maxilares. De forma geral, o…

Leia mais
Uso da chupeta

Uso da Chupeta: desmistificando mitos e verdades

Ela pode ser um importante aliado nos primeiros anos de vida da criança, mas também pode se tornar uma grande…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign