O bracket de aparelho – ou também conhecido como braquete de aparelho – é uma peça fundamental nos tratamentos ortodônticos. Eles  enfeitam o cartão de visitas que é o seu sorriso e possuem um papel muito importante no alinhamento dos dentes.

Você sabe qual é a função deles? Neste artigo, você verá:

– o que é o bracket de aparelho;

– quais os tipos de braquetes de aparelho existem;

– qual é a melhor opção de bracket ortodôntico;

– o que fazer quando o bracket de aparelho soltar.

O que é o bracket de aparelho?

O bracket de aparelho é aquela pecinha que é colada pelo ortodontista com resina diretamente nos dentes e serve como o ponto de aplicação da força necessária para manter o fio ortodôntico, o que causará a movimentação dentária para o alinhamento dos dentes.

É extremamente importante que o bracket fique bem posicionado na colagem, pois é um dos principais fatores que contribui para o alinhamento correto dos dentes, assim como o posicionamento final deles. Por isso, esse procedimento deve ser realizado por um ortodontista que dará as recomendações necessárias para evitar futuros acidentes.

Quais os tipos de braquetes de aparelho existem?

Essas pecinhas podem ser feitas de cerâmica, metal ou plástico, dependendo do modelo de aparelho que for escolhido. Além disso, eles podem ser soldados às bandas ou colocados diretamente nos dentes.

Confira os tipos de brackets de aparelho que existem hoje e que o seu dentista poderá recomendar:

Bracket metálico

Sendo a opção mais econômica, o bracket metálico é altamente resistente e funcional, dando a possibilidade de quem for aderir a esta opção, escolher ligaduras coloridas para transformar o sorriso e deixá-lo mais colorido.

Bracket de cerâmica

Esse tipo de acessório possui alta duração e são bem eficazes no tratamento. Além disso, esteticamente, eles são bem discretos e, embora o seu preço seja um pouco mais elevado do que os de metal, ainda é acessível.

Os brackets de cerâmica são as opções mais procuradas pelas pessoas que estão passando pelo tratamento ortodôntico.

Bracket de safira

As opções de brackets feitos de safira são muito bonitas esteticamente, possuem alta resistência e duração e a funcionalidade é bem superior quando comparada com as demais opções.

Eles são conhecidos também como “braquetes invisíveis”, porém, o seu preço é o mais elevado, podendo não ser acessível para todas as pessoas.

 

Qual é a melhor opção de bracket ortodôntico?

bracket de aparelho qual o melhor

Para cada tipo de tratamento é indicado um modelo específico de bracket. Logo, a opção ideal é recomendada pelo ortodontista para conseguir o sorriso perfeito. 

Existem alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração para escolher aquele que melhor atende o seu tipo de tratamento. São eles:

durabilidade – tanto os brackets de safira quanto os metálicos e os transparentes possuem uma durabilidade semelhante. Como mencionamos anteriormente, os metálicos possuem uma durabilidade um pouco maior;

estética – olhando pelo ponto de vista estético, os brackets de aparelho que atendem melhor esse lado são os de safira e os transparentes. Não ficam manchados com o consumo de alimentos e a transparência também favorece o sorriso. Além disso, eles melhoram o visual assim como os feitos de cerâmica;

higienização – para uma higienização completa e eficaz, os brackets de metal são os mais indicados. Eles requerem cuidados simples que qualquer pessoa pode realizar com facilidade. Nos outros modelos, os cuidados precisam ser redobrados visto que a sua transparência pode mostrar quando houver sujeira após as refeições;

preço – dentre as diversas vantagens do bracket de metal, ser o mais econômico é uma delas.

eficácia – olhando pelo ponto de vista da eficácia, é difícil dizer qual é o mais ideal. Isso varia de acordo com o diagnóstico e o planejamento de tratamento que o seu ortodontista irá realizar com você.

O que fazer quando o bracket de aparelho soltar?

Essa situação é mais comum do que se imagina e nenhum paciente está totalmente preparado para esse momento: o bracket do aparelho caiu!

No momento em que o bracket se solta ou quebra, toda a estrutura do aparelho fica comprometida. É necessário informar o ortodontista porque só esse profissional conseguirá fazer os ajustes e reformá-lo. No caso de rompimento e os fios ficam incomodando, não é recomendado tirá-lo, pois ele pode amassar e comprometer o movimento do sorriso inteiro.

Procure o profissional ideal para restaurá-lo e colocar o bracket de volta. Não tente consertá-lo sozinho, pois isso pode causar um atraso no seu tempo de tratamento previsto e na estrutura dos dentes.

Como evitar acidentes com o bracket?

Existem algumas atitudes simples que você pode tomar para evitar acidentes com o bracket de seu aparelho. Seguir a principal orientação dos especialistas é uma delas: evitar comer alimentos muito crocantes.

Os maiores responsáveis pelos acidentes, esses alimentos – pipoca, amendoim e até fruta com casca – devem ser consumidos em porções menores e cortados para facilitar a mastigação e não interferir em seu tratamento.

Agora que você já viu todas as informações sobre o bracket de aparelho, confira também tudo que você precisa saber sobre o aparelho autoligado!


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais