Como abordamos em outro artigo, o tratamento de canal é um método indicado, normalmente, a pacientes que tiveram perda severa da estrutura dentária por conta de infecções causadas por lesões de cáries ou também após traumatismos. Mas e quando o problema atinge as crianças, o que fazer? É indicado realizar tratamento de canal em dente de leite? Não seria melhor extrair o dente para que um novo cresça no lugar?
Muitos pais acreditam que, pelo fato de ser um dente de leite, o melhor a ser feito não seria o tratamento de canal, mas sim a sua extração. Embora isso seja uma dedução óbvia, não é bem assim. Em todos os casos, a extração de um dente é a última opção utilizada pelo dentista, quando não há outro procedimento que resolva o problema.
É importante saber que o tratamento de canal em dente de leite é indicado quando a polpa dentária está irreversivelmente acometida. E não dói? Não! Uma vez que o cirurgião utiliza anestesia para realizar todo o tratamento. O procedimento é feito de forma similar ao que é realizado nos dentes permanentes, porém o processo é relativamente mais simples e rápido em dentes de leite. O dentista faz uma abertura na coroa do dente, normalmente na região que já está desgastada pela cárie ou em locais específicos, em casos de traumatismo, sempre preservando o máximo possível da estrutura dentária.
Esse procedimento é feito para remover os tecidos necrosados e contaminados que estão na porção central do dente (a polpa). Depois disso, o material restaurador é colocado no lugar restabelecendo a estrutura do dente e devolvendo a sua função. Como também falamos em outro post, o dentista pode usar diferentes tipos de materiais, de modo que não interfira no processo natural da troca de dentes.
Mesmo depois de tratado, o dente de leite vai cair de forma inevitável quando a criança chegar na idade certa, o que não significa dizer que o permanente não nascerá com alguma imperfeição. Mas é importante procurar um bom especialista para que o diagnóstico e o procedimento, caso necessário, sejam feitos o mais rapidamente possível, evitando danos futuros ao dente permanente.
De qualquer forma, para evitar que o seu filho precise de um tratamento de canal, oriente-o e auxilie para a prática de uma boa higiene bucal e sempre procure o Odontopediatra após episódios de traumatismos dentários. Lembrem-se: o melhor tratamento é a prevenção. Neste vídeo, você eu falo um pouco mais sobre o tratamento de canal. Assista-o!
Agende agora mesmo uma consulta na Clínica Ianara Pinho. As clínicas ficam localizadas em Águas Claras-DF, na Asa Sul-DF e na Asa Norte também, e conta com um centro de radiologia integrada atendendo a praticamente todos os tipos de exames e tratamentos. Todos os procedimentos são feitos na clínica, sem a necessidade de que você os faça em outros espaços.
Endereço: R. 7 Norte, 7 – Loja 21 – Águas Claras, Brasília – DF, 71908-180
Telefone: (61) 3543-7723
Endereço: SGAS II SGAS 616 BL B Loja 05 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-760
Telefone: (61) 3547-9053
Endereço: Shln Setor SHLN Bloco G Lote 09 Loja 07 – Asa Norte, Brasília – DF, 70770-560
Telefone: (61) 3526-4989
Aqui na Ianara Pinho somos especialistas em tratamentos odontológicos e estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas!
Leia também:
Qual a importância de levar seu filho ao dentista? Entenda
Tratamento de Canal pode dar errado? Quais as chances de sucesso do tratamento?
Por:
Ianara Pinho em Odontopediatria
Sobre a Ianara Pinho
Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).
Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.
A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 3 unidades, uma na Asa Sul, uma na Asa Norte e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!
São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.
Uma das funções da gengiva é recobrir parcialmente os dentes, evitando que suas regiões mais sensíveis fiquem expostas ao meio…
Realizar consultas de check-up, incluindo o check-up odontológico, é a melhor maneira de se prevenir contra doenças ou alterações silenciosas. …
Os dentes encavalados ou apinhados são mais comuns do que você imagina. Porém, ainda que aconteça com muitas pessoas, chega…