Estalos na mandíbula, dores de cabeça frequentes e dificuldades para abrir e fechar a boca – quem convive com a Disfunção da Articulação Temporomandibular (DTM) conhece bem esses sintomas.
Os pacientes relatam ainda zumbidos, dores de ouvido, tontura, dores na cervical, desgaste excessivo nos dentes e mandíbula travada.
Neste artigo, você tirará todas as suas dúvidas sobre o que é a DTM, quais são as causas dessa condição, as principais formas de tratamento e muito mais. Boa leitura!
Saiba mais sobre os tópicos:
A DTM é uma alteração na articulação temporomandibular e/ou dos músculos da mastigação.
Dentre as principais causas da DTM estão trauma na mandíbula, artrite na articulação, distúrbios do sono, estresse, má postura, predisposição genética. Além disso, podem causar a disfunção próteses mal adaptadas, bruxismo, estresse emocional e outros.
Ainda que a DTM cause tantos transtornos ao paciente, há vários tipos de tratamento para controlar o problema que não são invasivos e podem contornar o desconforto causado pela disfunção.
No entanto, apenas quem pode indicar o melhor caminho a seguir é o cirurgião-dentista especializado na área de DTM.
No vídeo a seguir, você entende um pouco mais sobre a DTM:
Para que você entenda a DTM, é preciso que você entenda o que é a ATM, a Articulação Temporomandibular. Isso porque a DTM é uma disfunção que acomete essa articulação.
A ATM fica próxima aos ouvidos, liga a mandíbula ao crânio, e tem como objetivo proporcionar o movimento de abrir e fechar da boca. É a única articulação que nós temos na nossa cabeça.
Os tratamentos mais comuns para os transtornos na ATM incluem:
Como você já viu, a DTM é um problema de saúde que causa diversos desconfortos para muitos pacientes. Mas, afinal, o que causa essa condição?
Logo abaixo, você entende melhor sobre quais são as principais causas da DTM e da dor orofacial:
Sabe quando você acorda com a mandíbula dolorida ou dores de cabeça constantes após uma noite de sono? Esse pode ser um sintoma do bruxismo.
O bruxismo consiste no hábito de ranger ou apertar os dentes sem que o paciente perceba, na maior parte das vezes, durante o sono ou em vigília. Imagine que você está aplicando uma pressão enorme na sua mandíbula constantemente – esse desgaste e pressão acabam sendo um prato cheio para a DTM.
Quando o assunto é má oclusão dentária, estamos nos referindo ao desalinhamento entre os dentes superiores e inferiores.
Logo, quando a mordida não se encaixa perfeitamente, a mandíbula faz um esforço extra para que isso aconteça, o que acaba prejudicando a articulação temporomandibular (ATM)
Qualquer trauma ou pancada na região do maxilar pode ser um gatilho para a DTM. Além disso, essa intercorrência pode acontecer, inclusive, com acidentes que ocorreram no passado.
Isso porque, pode ser que ele não apresente um desconforto de imediato, no entanto, com o passar do tempo, esse desgaste pode acontecer provocando dores e desconfortos para o paciente.
Quando estamos passando por algum problema emocional, como estresse ou tensão, é comum que o nosso corpo reaja de diversas formas.
Nesse contexto, muitas pessoas, mesmo que involuntariamente, acabam contraindo os músculos da face e do pescoço ao longo do dia, gerando uma sobrecarga na articulação temporomandibular.
Alguns pacientes já nascem com algum tipo de alteração na mandíbula, como o queixo mais avançado, o que pode influenciar no movimento, gerando maiores esforços para encaixar a mordida e, por conseguinte, prejudicar a saúde da ATM.
Quando a articulação temporomandibular não está funcionando bem, uma série de sintomas começa a aparecer, causando desconfortos e afetando atividades comuns do dia a dia, como mastigar, falar ou até mesmo bocejar.
Em seguida, conheça quais são os principais sintomas da DTM e como eles podem afetar a sua qualidade de vida:
A dores de cabeça frequentes e tensão na região do pescoço são sintomas bem comuns da DTM.
De modo geral, as dores podem ser confundidas com enxaquecas – mas não se engane, elas são os primeiros sinais de sobrecarga da articulação temporomandibular.
Os famosos “cliques” e estalos ao abrir ou fechar a boca também são sintomas frequentes da disfunção da articulação temporomandibular.
Embora não sejam dolorosos, esses sons podem surgir em situações normais do cotidiano, como morder um sanduíche, e são um forte indício de que a articulação está desalinhada ou sob algum tipo de pressão.
Para quem convive com a DTM, atividades simples como bocejar ou mastigar alimentos mais densos podem se transformar em momentos de grande desconforto.
Em boa parte das vezes, a dor é intensa, principalmente, em movimentos mais amplos, fazendo com que o paciente até evite comer certos tipos de alimentos ou falar por muito tempo.
Outra reclamação bastante comum em pacientes que possuem a DTM é a de sentir uma tensão constante nos músculos da face, trazendo uma sensação de cansaço, como se a pessoa tivesse passado o dia inteiro realizando atividades físicas.
Em casos mais graves, essa tensão muscular pode atingir também o pescoço e o ombro, ampliando a dor e o desconforto para outras áreas.
Identificou algum dos sinais de DTM? Agende agora mesmo uma consulta na Clínica Ianara Pinho.
As nossas unidades ficam localizadas em Águas Claras-DF, na Asa Sul-DF e na Asa Norte também, contando com um centro de radiologia integrada que atende a praticamente todos os tipos de exames e tratamentos.
E o melhor: todos os procedimentos são feitos na clínica, sem a necessidade de que você os faça em outros espaços.
Como você pôde observar, a DTM causa sérios problemas para a qualidade de vida dos pacientes. Por outro lado, felizmente, existem vários tratamentos que ajudam a aliviar os sintomas e melhorar a vida de quem convive com essa condição.
Abaixo, saiba quais são os principais tratamentos para a disfunção temporomandibular:
Os medicamentos, como os analgésicos e relaxantes musculares, são os primeiros a serem indicados em caso de DTM, principalmente quando há dor aguda e tensão muscular.
Apesar de eficientes, eles funcionam apenas a curto prazo, mas não combatem diretamente a causa do problema
Tendo em vista que combate a causa mais comum, as placas de bruxismo são bastante indicadas para pacientes que possuem o hábito de ranger e/ou apertar os dentes.
As placas, geralmente, utilizadas durante a noite, ajudam a proteger os dentes e também a aliviar a pressão sobre a articulação temporomandibular, reduzindo dores e evitando desgastes.
Veja Também
Aparelho para bruxismo: Para quem é recomendado e como pode te ajudar
A fisioterapia é um dos tratamentos mais indicados para aliviar pressões na mandíbula, incluindo pescoço e ombros.
Nesse caso, são utilizadas técnicas específicas, como alongamentos e exercícios de fortalecimento, que ajudam a reduzir dores e melhorar os movimentos da articulação.
Quando a DTM está atrelada a problemas naoclusão, o tratamento com aparelho ortodôntico pode ser uma solução indicada.
O aparelho faz parte de uma estratégia a longo prazo que visa corrigir o desalinhamento dos dentes, melhorar a mordida e, por conseguinte, promover o equilíbrio da pressão imposta à mandíbula.
Em casos mais graves, quando outros tratamentos não fazem efeito, a cirurgia pode ser a única saída.
Nesse contexto, procedimentos com a artroscopia e a artroplastia são alternativas que prometem restaurar o bom funcionamento da mandíbula e promover um alívio permanente.
Por fim, tenha em mente que cada caso de DTM é único e somente um profissional qualificado poderá avaliar qual é a melhor opção para você.
AGENDE UMA CONSULTA CONOSCO E SAIBA COMO PODEMOS TE AJUDAR
Endereço: R. 7 Norte, 7 – Loja 21 – Águas Claras, Brasília – DF, 71908-180
Telefone: (61) 3543-7723
Endereço: SGAS II SGAS 616 BL B Loja 05 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-760
Telefone: (61) 3547-9053
Endereço: Shln Setor SHLN Bloco G Lote 09 Loja 07 – Asa Norte, Brasília – DF, 70770-560
Telefone: (61) 3526-4989
Aqui na Ianara Pinho somos especialistas em tratamentos odontológicos e estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas!
Por:
Ianara Pinho em Clínica
Sobre a Ianara Pinho
Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).
Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.
A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 3 unidades, uma na Asa Sul, uma na Asa Norte e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!
São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.
Gengivite e periodontite são dois problemas que acontecem principalmente quando não realizamos devidamente a higiene bucal. Porém, também podem ser…
Quando uma infecção avança de tal forma que começa a causar dor intensa e/ou inchaço, é muito provável que o…
O Bruxismo é uma disfunção dental que afeta cerca de 40% da população mundial e se manifesta durante o sono. …