Você sabia que as dentaduras não são os únicos tipos de próteses dentárias existentes? A verdade é que existem diversos modelos de próteses dentárias, que podem oferecer efeitos variados e atender às expectativas do paciente de forma satisfatória (com resultados até melhores e mais positivos que a dentadura).

As próteses dentárias sempre tiveram uma função muito importante, tanto na recuperação da mastigação de uma pessoa, como na elevação de sua autoestima.

Por isso, neste artigo, você vai entender melhor sobre os tipos de próteses dentárias disponíveis no mercado e como eles podem ser vantajosos para quem sofre com perda de dentes, de acordo com a indicação de cada um.

Confira!

Quais os tipos de próteses dentárias que existem no mercado?

Existem quatro principais tipos de próteses dentárias no mercado: prótese total, prótese dentária parcial fixa, prótese dentária parcial removível e prótese dentária unitária. Entenda melhor sobre cada uma e suas indicações abaixo.

A Dra. Ianara Pinho, dentista da Clínica Ianara Pinho Odontologia, preparou um vídeo especial para esclarecer quais os tipos de próteses dentárias disponíveis no mercado. Assista:

1 – Prótese total (dentadura): indicada para quem perdeu todos os dentes

prótese total dentadura

A prótese total é justamente a popular dentadura, estrutura criada sob medida para cada paciente e que deve ser apoiada na mucosa, com o intuito de substituir de forma completa uma dentição e devolver a autoestima do paciente.

Esse tipo de prótese é indicado para pacientes que perderam totalmente a dentição natural. Isso porque esse procedimento serve para reconstituir todos os dentes da boca e oferecer como resultado um sorriso mais harmônico, agradável e funcional.

Por ser “encaixada”, a dentadura pode ser retirada e colocada com certa facilidade.

Essa é uma opção muito utilizada por pessoas que possuem medo ou receio de técnicas mais recentes e cirúrgicas, como o implante dentário.

Leia também:

Diferença entre implante e prótese dentária: qual o mais indicado?

2 – Prótese dentária fixa (ponte fixa): indicada para quem perdeu um ou mais dentes

prótese dentária fixa

Esse tipo de prótese também é extremamente popular e é indicado para pessoas que perderam um ou mais dentes. Apesar disso, existe uma condição para que esse tratamento seja possível: o espaço em que será colocado o novo dente deve possuir um ou mais dentes adjacentes para que a prótese fique apoiada .

Mas porque isso? A prótese dentária fixa nada mais é do que uma peça fabricada de metal com porcelana que será colocada entre os dentes naturais e será sustentada por eles, como pilares.

Apesar de possuírem um custo-benefício positivo, qualquer paciente interessado nesse procedimento deve consultar um especialista e tirar todas as suas dúvidas  sobre essa técnica e quais são seus resultados.

É importante reforçar que, para realizar esse procedimento, é necessário fazer um desgaste do dente para suportar a prótese, o que pode ser visto como uma desvantagem da prótese dentária fixa.

3 – Prótese dentária removível (ponte móvel): indicada para quem perdeu vários dentes

prótese dentária móvel

A prótese dentária parcial removível é conhecida popularmente como ponte móvel, e é fixada na boca do paciente por meio de grampos metálicos, e deve ser retirada para uma higienização adequada.

Essa técnica é indicada quando existem múltiplas perdas dentárias, o que torna inviável a instalação de uma prótese fixa. A principal vantagem desse método é a preservação do restante da dentição, ou seja, quando bem executado esse tratamento não traz impactos negativos para o restante dos dentes.

Além disso, assim como as outras técnicas, as próteses dentárias móveis também podem ser positivas para uma mastigação mais eficiente, para melhorias na fala e também para a autoestima.

4 – Prótese dentária unitária: indicada para quem precisa substituir parte do dente

Esse é um tipo de prótese dentária moderna que serve para substituir apenas uma parte do dente que foi perdida.

Em geral, costuma ser recomendado para pacientes que perderam um dente por um processo de cárie mais extenso e precisam fazer um bloco, ou para pacientes que precisam substituir apenas a coroa do dente (parte de cima), por exemplo.

Assim, esse tipo de prótese dentária ajuda a oferecer um suporte maior para o dente e evitar que ele seja perdido por completo.

Acesse: Prótese Dentária: preços, valores e informações sobre o serviço

Afinal, qual o melhor tipo de prótese dentária? Qual escolher?

O melhor tipo de prótese dentária irá variar conforme o desejo de cada paciente, a anatomia de sua boca e a condição de seus dentes. Essa escolha deve ser auxiliada por um dentista especializado e experiente, capaz de explicar ao paciente como funciona cada procedimento e revelar as vantagens e desvantagens de cada modelo.

Próteses Dentárias x Implante Dentário: qual o ideal?

Além das próteses citadas acima, existe a possibilidade de os dentes perdidos serem substituídos por meio de implantes dentários, que é o procedimento que possui o melhor resultado entre todos os citados acima.

Nesse caso, uma peça de titânio é posicionada no lugar da raiz do dente perdido pelo paciente e uma prótese é encaixada sobre uma base . Assim, o dente estará fixo e será muito semelhante a qualquer um natural.

Porém, nem todos os pacientes podem realizar o implante dentário. Pessoas com problemas sistêmicos, como diabetes, ou crianças, por exemplo, estão contraindicadas para realizar o procedimento.

Se você também tem interesse em realizar um implante dentário, clique aqui e confira neste outro artigo tudo que você precisa saber sobre o tratamento completo!

Conheça a Lente de Contato Dental, um tipo de prótese dentária focada na estética e aparência!

Além dos tipos de próteses dentárias comuns, hoje existem as lentes de contato dentais, um tratamento estético que está sendo muito utilizado e que faz parte da especialidade odontológica que cuida das próteses dentárias.

São lentes especiais (películas finas feitas de porcelana), que recobrem os dentes do paciente, especialmente os que aparecem no sorriso.

A grande vantagem é que elas se assemelham bastante aos dentes naturais, principalmente na tonalidade, o que proporciona um sorriso bonito e sem aparência artificial.

Além disso, as lentes de contato dentais também são bastante resistentes e minimamente invasivas.

No vídeo abaixo, a Dra. Ianara Pinho explica um pouco melhor sobre as lentes de contato dentais. Assista:

 

Leia também: Vantagens de aplicar lente de contato para dentes.

Deseja colocar próteses dentárias? Agende uma avaliação com um de nossos especialistas!

Se você está insatisfeito com o seu sorriso e precisa de uma avaliação para colocar prótese dentária em Brasília (DF), a Clínica Ianara Pinho Odontologia está disponível para você!

Nossos dentistas especializados em próteses para dentes irão avaliar o seu quadro e fazer todo o planejamento necessário para que os resultados fiquem da forma que deseja, além de ajudar a definir o tipo de prótese dentária mais indicado para o seu caso.

Além disso, somos uma clínica completa baseada no conceito All-In-One, oferecendo tudo que você precisa para realizar o seu tratamento em um só lugar.

Clique aqui e agende uma consulta com um dos nossos especialistas em próteses dentárias para obter uma avaliação profissional e experiente.

Vamos esclarecer as suas principais dúvidas de perto e explicar como o seu resultado pode ser positivo, seja para a fala, para a mastigação ou para que exista uma melhora na autoestima.

 

Leia também: 5 dicas de como escolher um bom profissional dentista.


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais