Entenda o que são as próteses dentárias e quais são os seus tipos

Entenda o que são as próteses dentárias e quais são os seus tipos

As próteses dentárias sempre tiveram uma função muito importante, tanto na recuperação da mastigação de uma pessoa, como na elevação de sua autoestima. Apesar disso, muitas pessoas ainda se confundem com o que realmente é essa técnica e como ela pode ser proveitosa para o paciente.

Ao ouvir o termo “prótese dentária”, muitos acreditam que esse é o tratamento responsável apenas pelas dentaduras. E por essa razão, muitos desejam um método diferente, com resultados melhores e mais positivos.

Mas a verdade é que existem diferentes tipos de prótese dentária, que podem oferecer efeitos variados e atender às expectativas do paciente.

Quais são os tipos de prótese dentária disponíveis no mercado?

Existem no mercado três técnicas principais que podem ser classificadas como prótese dentária. Cada uma das opções pode variar conforme o desejo de cada paciente, a anatomia de sua boca e a condição de seus dentes.

Essa escolha deve ser auxiliada por um dentista especializado e experiente, capaz de explicar ao paciente como funciona cada procedimento e revelar tanto suas vantagens como suas desvantagens. Entenda:

Prótese total

A prótese total é justamente a popular dentadura, estrutura criada sob medida para cada paciente e que deve ser apoiada na mucosa, com o intuito de substituir de forma completa uma dentição e devolver a autoestima do paciente.

Esse tipo de prótese é indicado para pacientes que perderam totalmente a dentição natural. Isso porque, esse procedimento deve reconstituir todos os dentes da boca e oferecer como resultado um sorriso mais harmônico, agradável e funcional.

Por ser “encaixada”, a dentadura pode ser retirada e colocada com certa facilidade. Essa é uma opção muito utilizada por pessoas que possuem medo ou receio de técnicas mais recentes e cirúrgicas, como o implante dentário.

Prótese dentária parcial fixa

Esse tipo de prótese também é extremamente popular e é indicado para pessoas que perderam um ou mais dentes. Apesar disso, existe uma condição para que esse tratamento seja possível: o espaço em que será colocado o novo dente deve possuir um ou mais dentes adjacentes para que a prótese fique apoiada .

Mas porque isso? A prótese dentária fixa nada mais é do que uma peça fabricada de metal com porcelana que será colocada entre os dentes naturais e será sustentada por eles, como pilares.

Apesar de possuírem um custo-benefício positivo, qualquer paciente interessado nesse procedimento deve consultar um especialista e tirar todas as suas dúvidas  sobre essa técnica e quais são seus resultados.

Prótese dentária parcial removível

A prótese dentária parcial removível é conhecida popularmente como ponte móvel, e é fixada na boca do paciente por meio de grampos metálicos, e deve ser retirada para uma higienização adequada.

Essa técnica é indicada quando existem múltiplas perdas dentárias, o que torna inviável a instalação de uma prótese fixa. A principal vantagem desse método é a preservação do restante da dentição, ou seja, quando bem executado esse tratamento não traz impactos negativos para o restante dos dentes.

Além disso, assim como as outras técnicas, a prótese dentária móvel também pode ser positiva para uma mastigação mais eficiente, para melhorias na fala e também para a autoestima.

Próteses x Implante osseointegrado

Além das próteses citadas acima, existe a possibilidade de os dentes perdidos serem substituídos por meio de implantes dentários, que é o procedimento que possui o melhor resultado entre todos os citados acima.

Nesse caso, uma peça de titânio é posicionada no lugar da raiz do dente perdido pelo paciente e uma prótese é encaixada sobre uma base . Assim, o dente estará fixo e será muito semelhante a qualquer um natural.

Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Veja o vídeo abaixo em que a doutora Ianara Pinho explica sobre o procedimento:

Interessou-se pela técnica das próteses dentárias? Marque uma consulta com um de nossos dentistas, tire todas as suas dúvidas e entenda como o resultado pode ser positivo, seja para a fala, para a mastigação ou para que exista uma melhora na autoestima.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.