Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Ianara Pinho
Escorbuto — O Que É E Como Afeta A Sua Saúde Bucal | Ianara Pinho

Escorbuto: O Que É E Como Afeta A Sua Saúde Bucal

O escorbuto é uma doença causada pela deficiência severa de vitamina “C” no organismo. Porém, você sabe identificar como essa condição pode afetar a sua saúde bucal? 

As principais características da enfermidade é a hemorragia nas gengivas e degeneração dental. Hoje em dia, essa doença é rara porém, quando ocorre, é necessário consultar um  especialista para que o tratamento seja iniciado da forma correta e o mais rápido possível.

Agende uma avaliação na Ianara Pinho odontologia, dentistas em Brasília, Aguas Claras, Asa Sul, DF

O que causa o escorbuto?

Escorbuto — O Que É E Como Afeta A Sua Saúde Bucal

O escorbuto é uma doença causada pela falta severa de vitamina C no organismo. A doença atormenta os seres humanos há séculos. Documentos antigos mostram que os egípcios já a conheciam desde 1515 a.C,  porém, foi notável o aumento de casos na Europa durante as grandes navegações, no século XVI. Hoje, a enfermidade é considerada rara, porém ainda existente. 

A vitamina C é uma solução hidrossolúvel e, assim como as demais, é essencial para o funcionamento adequado do nosso organismo. Essa substância atua como importante antioxidante, ajuda a aumentar a absorção de ferro no organismo, prevenindo  a anemia, e também tem papel fundamental na síntese de colágeno — uma proteína relacionada com a resistência dos tecidos conjuntivos — em nosso corpo. 

Quando uma pessoa não possui a quantidade suficiente dessa vitamina, o organismo é prejudicado, desse modo, os problemas com a cicatrização de feridas e prejuízos na sustentação  dos dentes são alguns dos efeitos, por exemplo.

Quais os sintomas e diagnóstico do escorbuto?

Existem alguns sintomas que são mais comuns quando a doença atinge o organismo, entre eles:

— fraqueza;

— dores musculares;

— irritabilidade.

Com o passar do tempo e agravamento da condição, é comum que as seguintes características se façam  presentes também na pessoa infectada:

— hemorragias nas gengivas;

— alterações na pele;

— edema (inchaço causado pelo acúmulo de líquido) nas articulações;

— infecção e outros.

Logo, ao notar qualquer um desses sintomas, é necessário consultar-se com um especialista para a identificação do que pode ser feito. O diagnóstico é feito pela análise dos sintomas e da história de vida do paciente — sua dieta, seus hábitos de vida, costumes alimentares e a sua saúde bucal também, além de exames de sangue, se necessários.

A aplicação de vitamina C pode ser utilizada no tratamento  para que a melhora dos sintomas seja mais imediata. 

Como se prevenir do escorbuto? 

A prevenção do escorbuto é se alimentar de forma saudável, tendo refeições balanceadas e consumindo vitamina C. Segundo o Ministério da Saúde, “a quantidade de vitamina C necessária para prevenir a deficiência e suas doenças específicas em humanos, como o escorbuto, é em torno de 90 mg/dia”.

Essa quantidade pode ser encontrada em um copo de 150 ml de suco de laranja, por exemplo. Mas, além dessa fruta, outros alimentos que contêm a substância e devem ser inseridos no seu dia a dia são:

— kiwi, limão, mamão, goiaba e caju;
— brócolis, repolho roxo, batata doce e couve-flor.

Inflamação na gengiva e a saúde bucal

O escorbuto pode afetar a sua saúde bucal uma vez que causa inflamação na gengiva, podendo afetar as suas estruturas dentais, deixando-as  fracas. Por isso, a visita periódica ao cirurgião dentista, que é o primeiro a detectar inúmeros problemas, é fundamental.

Nos casos de descobrimento do escorbuto, é essencial que o odontologista e o médico atuem de forma conjunta com o profissional da nutrição e assim, será feita uma dieta completa com os nutrientes e alimentos que vão ajudá-lo a melhorar as condições da vitamina C em seu organismo.

Quais doenças podem afetar a gengiva?

Além do escorbuto, muitas outras doenças podem causar inflamações e infecção na gengiva. Entre elas:

gengivite: uma inflamação da gengiva, que pode comprometer um ou mais dentes e pode ser causada pela presença de placa bacteriana aderida à superfície dentária;

periodontite: infecção bacteriana dos tecidos periodontais, ligamentos e ossos específicos, que envolvem e sustentam os dentes;

— endocardite bacteriana: condição infecciosa que afeta o endocárdio, que é o revestimento interno do coração. A patologia é bastante grave e, se não for devidamente tratada, pode levar até mesmo à morte. Apesar de ocorrer no coração, essa patologia normalmente se inicia com  as doenças que afetam a  gengiva e os  tecidos que sustentam os dentes.

Por que é importante ir ao dentista com periodicidade?

A consulta ao dentista é fundamental e, por muitas vezes, o profissional não é tão visitado pelos pacientes quanto os outros médicos. Isso ocorre porque as pessoas acreditam que os tratamentos devem ser  feitos pontualmente quando identificados, ou seja, quando sentem algum sintoma mais expressivo, como a dor de dente, porém  é necessário sempre voltar ao profissional para garantir que a saúde bucal não seja afetada.

Além disso, o sangramento gengival e as inflamações dos tecidos bucais em geral são características de diversas doenças que afetam os dentes. Logo, identificar o que pode causar esse tipo de condição é fundamental para diagnosticar a doença.

Por muitas vezes, acreditamos que as doenças que afetam o restante do corpo, podem não afetar a saúde bucal. Esse é um erro comum, mas agora você já sabe que algumas condições acabam interferindo no seu sorriso e  na sua saúde gengival.

Gostou de saber mais sobre o escorbuto? Confira também o nosso artigo sobre as doenças que afetam a língua e podem prejudicar os seus dentes para se prevenir e garantir que seu bem-estar e sorriso não sejam afetados.

Entre em contato conosco e agende uma avaliação com um especialista!

Encontre a nossa clínica em Brasília-DF: 

Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Saúde

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia
Aparelho Convencional – Quando É Vantajoso Mudar Para o Aparelho Estético?

Aparelho Convencional – Quando É Vantajoso Mudar Para o Aparelho Estético?

O uso do aparelho convencional, pode gerar bastante desconforto para algumas pessoas e com o avanço da tecnologia na ortodontia,…

Leia mais
tudo sobre aparelho ortodôntico

Guia Sobre Aparelho Ortodôntico: Principais Pontos Que Você Precisa Saber

O que acha de alinhar seus dentes e corrigir imperfeições para ter um sorriso perfeito? Isso é feito com tratamentos…

Leia mais
leite materno causa cárie

Leite materno causa cárie? Ianara Pinho esclarece e dá dicas

Quando se trata da criação dos filhos, os pais têm muitas dúvidas relacionadas à saúde dos pequenos. Uma questão que…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign
Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389