A odontologia é uma área bastante extensa e compreende vários tipos de tratamento dentário. Será que você conhece os principais deles e sabe o que cada um se compromete a fazer?

Veja só quais são os ramos odontológicos mais comuns e de que forma podem te ajudar a ter o sorriso perfeito!

Conheça os principais tipos de tratamento dentário

Engana-se quem pensa que a ida ao dentista deve ser restrita ao clínico geral e a outros procedimentos básicos. Afinal, a área da odontologia conta com uma série de tipos de tratamento dentário que, certamente, vão te ajudar a ter dentes mais bonitos.

Ortodontia

Esse é um dos segmentos odontológicos mais populares entre os pacientes. A ortodontia diz respeito à correção do posicionamento da arcada dentária por meio do realinhamento dos dentes ou mesmo dos ossos.

É recomendado para tratar situações como dentes encavalados, má oclusão, mordida cruzada, dificuldades de mastigação e até mesmo problemas de fala — que pode estar sendo prejudicada por alguma malformação.

Para resolver essas condições, alguns dos tipos de tratamento dentário usados pela ortodontia são:

  • – aparelho móvel: dispositivo moldado de acordo com as necessidades e o formato da arcada dentária do paciente, podendo ser removido a qualquer momento — para comer, falar, ou executar outras atividades que sejam dificultadas pelo seu uso;
  • – aparelho fixo: aplicação de braquetes nos dentes, que são ligados por um fio que é ajustado e apertado de forma que ele consiga trazer o realinhamento do sorriso;
  • – expansor palatino: usado principalmente em crianças, ele serve para aumentar o tamanho do palato — o céu da boca.

Clareamento

O clareamento dental é bastante buscado pelos pacientes e trata-se de um procedimento estético que se compromete a trazer mais beleza para o sorriso por meio da tonalidade dos dentes. Aliás, ele também dá uma sensação de higiene maior, já que os dentes brancos estão associados à limpeza e ao cultivo de bons hábitos.

Uma das vantagens de fazer um clareamento, inclusive, é a melhora na autoestima e a liberdade de sorrir. 

Em geral, existem duas versões desse tratamento dentário. São elas:

  • – na clínica: por meio de sessões diretamente com o profissional, ele fará o manuseio de uma série de produtos odontológicos desenvolvidos especialmente para atingir camadas internas do dente e fazer esse clareamento mais profundo;
  • – em casa: o procedimento caseiro é feito também com o acompanhamento de um dentista, que irá fornecer ao paciente um molde e os produtos para que ele possa usar em casa, diariamente.

O tipo que você escolher vai depender do seu gosto — ou mesmo da urgência. Fazendo direto na clínica, o procedimento é mais rápido, porém deixa os dentes mais sensíveis. Em casa, você terá um tratamento menos invasivo, mas irá demorar um pouco mais.

Prótese dentária móvel e fixa

Algo que pode realmente afetar a autoestima de uma pessoa é a perda ou danificação de um dente. Inclusive, mesmo a falta de apenas um deles também é capaz de prejudicar o desenvolvimento da fala e da mastigação.

Os tratamentos de prótese dentária são essenciais para devolver ao indivíduo a vontade de sorrir e a capacidade de realizar atividades cotidianas, como comer e conversar, além de garantir uma boa autoestima. 

São dois modelos de procedimento:

  • – prótese dentária móvel: a higienização pode ser feita fora da boca, pois é removível;
  • – prótese dentária fixa: não pode ser removida, pois é fixada diretamente no espaço do dente que foi perdido.

Periodontia

A odontologia não se trata apenas de dentes, mas de todo o conjunto de elementos que são importantes para ter uma boa saúde bucal. Portanto, não se esqueça de buscar um tratamento dentário na área da periodontia.

Ela se compromete a cuidar dos tecidos internos da boca, como é o caso das gengivas, e dos ossos que ajudam a sustentar a estrutura dentária. 

Uma gengivite ou periodontite podem estar evitando que você tenha um bom hálito e, quando em casos graves, pode levar até a perda de um dente.

Endodontia

A endodontia diz respeito às camadas internas do dente: polpa, raiz e canais. Ela é importante não apenas para fazer o famoso tratamento de canal, mas também faz a correção de fraturas e trincas.

Esse tipo de lesão interna, quando não tratado, tem chances de causar uma infecção e necrose que vem de dentro para fora. E, se acontecer isso, o dente pode ser perdido por completo.

Gostou de saber quais são os principais tipos de tratamento dentário? Então conheça, também, as lentes de contato dentárias!

 


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais