A odontologia é uma área bastante extensa e compreende vários tipos de tratamento dentário. Será que você conhece os principais deles e sabe o que cada um se compromete a fazer?
Veja só quais são os ramos odontológicos mais comuns e de que forma podem te ajudar a ter o sorriso perfeito!
Conheça os principais tipos de tratamento dentário
Engana-se quem pensa que a ida ao dentista deve ser restrita ao clínico geral e a outros procedimentos básicos. Afinal, a área da odontologia conta com uma série de tipos de tratamento dentário que, certamente, vão te ajudar a ter dentes mais bonitos.
Ortodontia
Esse é um dos segmentos odontológicos mais populares entre os pacientes. A ortodontia diz respeito à correção do posicionamento da arcada dentária por meio do realinhamento dos dentes ou mesmo dos ossos.
É recomendado para tratar situações como dentes encavalados, má oclusão, mordida cruzada, dificuldades de mastigação e até mesmo problemas de fala — que pode estar sendo prejudicada por alguma malformação.
Para resolver essas condições, alguns dos tipos de tratamento dentário usados pela ortodontia são:
- – aparelho móvel: dispositivo moldado de acordo com as necessidades e o formato da arcada dentária do paciente, podendo ser removido a qualquer momento — para comer, falar, ou executar outras atividades que sejam dificultadas pelo seu uso;
- – aparelho fixo: aplicação de braquetes nos dentes, que são ligados por um fio que é ajustado e apertado de forma que ele consiga trazer o realinhamento do sorriso;
- – expansor palatino: usado principalmente em crianças, ele serve para aumentar o tamanho do palato — o céu da boca.
Clareamento
O clareamento dental é bastante buscado pelos pacientes e trata-se de um procedimento estético que se compromete a trazer mais beleza para o sorriso por meio da tonalidade dos dentes. Aliás, ele também dá uma sensação de higiene maior, já que os dentes brancos estão associados à limpeza e ao cultivo de bons hábitos.
Uma das vantagens de fazer um clareamento, inclusive, é a melhora na autoestima e a liberdade de sorrir.
Em geral, existem duas versões desse tratamento dentário. São elas:
- – na clínica: por meio de sessões diretamente com o profissional, ele fará o manuseio de uma série de produtos odontológicos desenvolvidos especialmente para atingir camadas internas do dente e fazer esse clareamento mais profundo;
- – em casa: o procedimento caseiro é feito também com o acompanhamento de um dentista, que irá fornecer ao paciente um molde e os produtos para que ele possa usar em casa, diariamente.
O tipo que você escolher vai depender do seu gosto — ou mesmo da urgência. Fazendo direto na clínica, o procedimento é mais rápido, porém deixa os dentes mais sensíveis. Em casa, você terá um tratamento menos invasivo, mas irá demorar um pouco mais.
Prótese dentária móvel e fixa
Algo que pode realmente afetar a autoestima de uma pessoa é a perda ou danificação de um dente. Inclusive, mesmo a falta de apenas um deles também é capaz de prejudicar o desenvolvimento da fala e da mastigação.
Os tratamentos de prótese dentária são essenciais para devolver ao indivíduo a vontade de sorrir e a capacidade de realizar atividades cotidianas, como comer e conversar, além de garantir uma boa autoestima.
São dois modelos de procedimento:
- – prótese dentária móvel: a higienização pode ser feita fora da boca, pois é removível;
- – prótese dentária fixa: não pode ser removida, pois é fixada diretamente no espaço do dente que foi perdido.
Periodontia
A odontologia não se trata apenas de dentes, mas de todo o conjunto de elementos que são importantes para ter uma boa saúde bucal. Portanto, não se esqueça de buscar um tratamento dentário na área da periodontia.
Ela se compromete a cuidar dos tecidos internos da boca, como é o caso das gengivas, e dos ossos que ajudam a sustentar a estrutura dentária.
Uma gengivite ou periodontite podem estar evitando que você tenha um bom hálito e, quando em casos graves, pode levar até a perda de um dente.
Endodontia
A endodontia diz respeito às camadas internas do dente: polpa, raiz e canais. Ela é importante não apenas para fazer o famoso tratamento de canal, mas também faz a correção de fraturas e trincas.
Esse tipo de lesão interna, quando não tratado, tem chances de causar uma infecção e necrose que vem de dentro para fora. E, se acontecer isso, o dente pode ser perdido por completo.
Gostou de saber quais são os principais tipos de tratamento dentário? Então conheça, também, as lentes de contato dentárias!