Finalmente você retirou o aparelho ortodôntico e está com os dentes lindos e alinhados. São só motivos para sorrir, certo? Mas, apesar da alegria, não pense que o tratamento acabou. Ainda será necessário usar alguns dos tipos de contenção ortodôntica.
Neste artigo, você vai entender para que elas servem e quais são os principais modelos. Confira!
O que é e para que serve a contenção ortodôntica?
A contenção ortodôntica é uma espécie de aparelho que deve ser utilizado pelo paciente após a retirada do aparelho convencional ou do alinhador invisível. A sua função é manter os dentes na posição final do tratamento, perpetuando os resultados obtidos.
Essa é uma etapa fundamental do tratamento ortodôntico, pois a arcada dentária tem a tendência de voltar para o seu lugar natural. Portanto, ao não utilizar, é comum que os dentes não permaneçam na sua posição ideal.
Tipos de contenção ortodôntica e suas principais características
Hoje, existe uma variação de tipos de contenção ortodôntica, mas de modo geral, elas podem ser divididas em três: fixa, móvel e estética.
1. Contenção ortodôntica fixa
Se você se assustou com a ideia de ter que usar um outro aparelho fixo, fique tranquilo: a contenção fixa é bem mais simples e discreta. Ela é apenas um fio de metal que fica atrás dos dentes inferiores.
Esse ferrinho pode ser de dois modelos: reto ou ondulado. Cada um deles tem as suas vantagens e desvantagens.
- . reto: atrapalha a higienização com fio dental, uma vez que fica posicionado no meio dos dentes, impedindo a sua passagem, ou seja, exige uma modificação na técnica para uso do fio dental. Por outro lado, usa pouco material para a fixação, o que diminui o acúmulo de placa;
- . ondulado (contenção higiênica): facilita a passagem do fio dental porque as ondas ficam posicionadas no espaço entre os dentes, porém usa muito produto para a fixação, aumentando o acúmulo de placa.
2. Contenção ortodôntica móvel
Esse é o tipo de contenção ortodôntica mais comum e conhecida: o aparelho móvel.
Ele é formado por uma placa de acrílico que fica posicionada no céu da boca e possui um fio metálico que passa na frente dos dentes.
Normalmente, é utilizada nos dentes superiores, mas também tem um versão para os dentes inferiores. Porém, nesse caso, por conta da língua, a placa de acrílico fica posicionada na gengiva.
3. Contenção estética
Por fim, a contenção estética é um modelo mais atual.
Ela pode ter o formato descrito acima — placa de acrílico no céu da boca e fio metálico na frente dos dentes —, mas no lugar do ferrinho, está um fio de acrílico, ou, então, pode ser no formato semelhante a um alinhador invisível, que fica bem camuflado.
Gostou de saber disso? Agora, já pode ficar tranquilo quanto a precisar usar um desses tipos de contenção dentária na hora de finalizar o seu tratamento.
Além disso, ao retirar o aparelho, para garantir um melhor resultado, principalmente se seus dentes ficaram amarelados por causa dele, pode ser necessário fazer um clareamento.
Conheça, neste artigo, os tipos de clareamento dental e suas diferenças.