Você tem alterações no sono, estalos na mandíbula quando ela se movimenta, dor no pescoço, aperta ou range os dentes e zumbido no ouvido? Pode ser que um aparelho ou placa para bruxismo te ajude! Isso porque, esses são alguns dos sintomas desse mal, que acomete pelo menos 40% da população brasileira, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Quer saber mais sobre o distúrbio e encontrar as melhores formas de tratamento? Neste artigo você poderá entender melhor:

  • o que é bruxismo; 
  • o que é aparelho para bruxismo;
  • como o aparelho para bruxismo ajuda no tratamento;
  • quais são os tipos de aparelhos para bruxismo;
  • se existe prevenção para o problema.

O que é bruxismo?

O bruxismo é uma desordem funcional que provoca atividades repetitivas dos músculos do rosto, especialmente os utilizados para a mastigação. Com isso, é corriqueiro que você possa ranger os dentes sem perceber.

Os principais causadores desse mal estão relacionados à tensão, ansiedade, estresse e até mesmo fatores genéticos. Seus sintomas mais comuns são:

  • amolecimento de dentes;
  • dores de cabeça;
  • dor muscular no rosto e pescoço; 
  • alteração no sono;
  • desconforto ao mastigar;
  • zumbido no ouvido;
  • gengiva inflamada.

Além disso, existem pelo menos duas variações da doença. O bruxismo noturno promove o ato de ranger ou apertar os dentes de maneira inconsciente, podendo ser acompanhado da produção de sons enquanto o paciente está dormindo.

Já o segundo tipo desse mal está mais ligado a tiques ou hábitos, já que o indivíduo segue apertando os dentes ao longo do dia, quando está acordado.

O que é aparelho para bruxismo e como ele auxilia no tratamento?

Também conhecido como placa para bruxismo, o aparelho para bruxismo é um instrumento que se encaixa na arcada dentária impedindo o contato e fricção entre os dentes superiores e inferiores. Geralmente seu uso é indicado ao longo da noite, durante o sono.

Esse mecanismo é utilizado para evitar o desgaste causado pelo ranger dos dentes e também alivia a tensão nos músculos da face ao tensiona-los. A vida útil do produto está por volta de 1 ano, sendo o cuidado com o manuseio e a higienização um dos principais fatores para sua durabilidade, além da intensidade do bruxismo.

Quais são os tipos de aparelho para bruxismo?

Existem diferentes tipos de aparelho para bruxismo, fabricados com materiais distintos. Cada um possui um grau de rigidez, se adequando aos graus do problema:

1. Macio

Feito de silicone, o molde se encaixa entre os dentes e evita o contato entre eles. Geralmente é a opção mais barata e confortável, por conta do material, porém não é mais indicada para controle do bruxismo, pois estudos demonstraram que a consistência macia desse tipo de placa pode ocasionar agravamento do quadro.

2. Semi-rígido

Sua confecção é em acetato e sua utilização é bem parecida com o aparelho para bruxismo de silicone.

As principais diferenças estão na resistência, já que a rigidez do material faz com que a sua vida útil seja maior. Apesar disso, ele é um pouco menos confortável e maleável. Normalmente usada para casos em que é preciso um controle temporário e paliativo do problema.

3. Rígido

O aparelho mais rígido é produzido em acrílico e possui o mesmo objetivo que as outras versões. No entanto, ele possui a parte externa lisa e consegue proteger o desgaste dos dentes provocados pelo ranger. Dessa forma, essa é a melhor opção para quem sofre com esse sintoma.

Além de minimizar as consequências do bruxismo para o seu sorriso, o produto também consegue aliviar a pressão muscular exercida na mandíbula e na articulação (ATM).

Bruxismo tem prevenção?

No caso dos adultos, o bruxismo é um quadro que está fortemente ligado a fatores psicológicos, quadros respiratórios (ex: apnéia do sono), ansiedade e estresse. Com isso, é possível tomar algumas medidas que vão atenuar os sintomas. Por exemplo:

  • prática de atividade física;
  • usufruir de momentos de lazer e relaxamento; 
  • buscar ajuda profissional para lidar com questões psicológicas e/ou respiratórias. 

Já no caso do bruxismo infantil o problema pode aparecer por questões emocionais e também respiratórias que os pequenos possam estar passando.

Neste caso, a disfunção pode ser mais difícil de ser percebida e exige uma observação mais cuidadosa de como está a saúde dental e a qualidade do sono da criança.

Independentemente da idade em que o problema aparecer, o profissional responsável por indicar o melhor tratamento para cada caso é o seu dentista especialista na área. Por isso, é muito importante estar em dia com as consultas e realizar check-ups periódicos. Por isso, saiba também como tratar o bruxismo de acordo com a idade do paciente.


Deixe uma resposta

Os melhores dentistas de Águas Claras, Asa Sul e Brasília

Leia Também!

Saiba Os Tipos De Escova De Dente E Como Escolher A Melhor!

Saiba Os Tipos De Escova De Dente E Como Escolher A Melhor!

Escova elétrica ou ortodôntica? Manual ou interdental? Conheça os tipos de escova de dente neste artigo e saiba como escolher a sua!

Mordida Errada — Como Identificar o Problema e Quais São os Tratamentos?

Mordida Errada — Como Identificar o Problema e Quais São os Tratamentos?

A mordida errada pode ser um fator genético e quanto mais cedo identificar e iniciar o tratamento mais fácil é o processo. Saiba mais neste artigo.

Clareamento Dental Com Moldeira – Tire Todas As Suas Dúvidas

Clareamento Dental Com Moldeira – Tire Todas As Suas Dúvidas

O clareamento dental com moldeira é uma tratamento que precisa de acompanhamento e cuidados para deixar o resultado duradouro. Confira mais neste artigo!

Diferenciais

Repouso

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Cirúrgica

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

all in one

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

consultórios

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Faça a sua Radiologia Odontológica na região de Águas Claras e Asa Sul

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais