Rir é sempre o melhor remédio, mas o que acontece quando nós nos sentimos inseguros em relação ao nosso sorriso? Talvez você tenha notado um escurecimento nos seus dentes ou talvez seja aquele espacinho entre eles que sempre te incomodou. Por sorte, a Odontologia estética têm feito diversos avanços e pode te ajudar com essa questão! Nesse artigo vamos te contar sobre duas soluções comumente indicadas para te possibilitar o sorriso dos sonhos. Afinal, clareamento dental ou lente de contato dental? Acompanhe!

 

Clareamento dental

O escurecimento dos dentes ou o aparecimento de manchas pode ocorrer devido a diversos fatores, como: consumo de alimentos com corantes (como café, por exemplo), fumo, uso de resinas (especialmente em tratamentos de lesões cáries e fraturas), tratamentos de canal e até mesmo o próprio envelhecimento do dente.

 

Se esse for o seu principal obstáculo para se sentir confiante no seu sorriso, o clareamento dental pode ser uma excelente opção por você. Tratando-se de um procedimento que se utiliza de produtos à base de peróxido de hidrogênio, o procedimento irá agir “quebrando” as moléculas pigmentadas e devolvendo o aspecto mais claro aos seus dentes. 

Não devemos nos esquecer que manchas muito profundas ou dentes muito escurecidos, podem não clarear suficientemente apenas com o uso do produto clareador.

 

O procedimento pode ser tanto realizado em casa sob supervisão do profissional, quanto no consultório do dentista. Das duas maneiras é essencial que você procure um dentista para que o procedimento seja feito de maneira correta! 

 

Leia mais sobre:

Saiba onde fazer clareamento dental em Brasília

De maneira geral, o clareamento não apresenta contraindicações, contanto que o paciente esteja com sua saúde bucal em dia: sem lesões, cáries ou doenças nas gengivas. Também não se recomenda que seja feito durante a gestação. 

 

Lente de Contato Dental

Se a sua principal questão está não só no escurecimento, mas no posicionamento, formato ou espaçamento dos dentes, a lente de contato dental pode ser a melhor opção para você! Além disso, o procedimento é muito indicado para caso de traumas dos dentes, em que o paciente passa a lidar com uma mancha permanente ou dentes com coloração muito alterada (que não seria solucionada com o clareamento dental). 

 

A técnica trabalha com revestimento de porcelana muito fino (de cerca de 0,2mm a 0,7 mm) que será usado para revestir o dente. Após colocar sua lente de contato dental, seus dentes ficam muitos mais resistentes às manchas, tornando o tratamento muito duradouro. 

 

A colocação da lente de contato dental não é recomendada caso você esteja com os dentes trincados ou muito danificados, com cáries ou tenha realizado um procedimento extenso de restauração. Caso você esteja com a saúde dentária em dia e seja aprovado pelo seu dentista, o procedimento poderá ocorrer sem problemas! 

 

Leia mais sobre: 

Lente de contato dental: desvendamos 6 dúvidas para você

 

Quais são os cuidados que preciso tomar depois dos procedimentos? 

Em ambos os casos, é necessário que se observe e mantenha bons hábitos de escovação dentária e a utilização de fio dental, tanto para manter os resultados dos procedimentos, quanto para manter a saúde bucal. 

 

No caso do clareamento dental, para que procedimento tenha uma maior longevidade, é recomendado que se evite ou reduza a frequência de consumo de alimentos com alta concentração de corantes, como café, vinho, molho de tomate, etc.

 

No caso da colocação de lentes de contato dentais, a preocupação estará em danificar os revestimentos, algo que pode acontecer caso você mastigue alimentos muito duros ou crocantes, tenha o hábito de abrir embalagens usando os dentes ou de roer as unhas. Além disso, recomendam-se visitas regulares ao dentista para checar o estado das lentes.

 

Qual o melhor procedimento para mim? 

Já demos uma parte da resposta para te ajudar: se a preocupação diz respeito à coloração e presença de manchas simples, o clareamento costuma ser a melhor opção. Se a preocupação diz respeito a outros aspectos estruturais do sorriso, além da coloração e possíveis traumas nos dentes, a resposta está mais voltada para a lente de contato dental! 

 

Ambos tratamentos são rápidos (levando em média de 3 a 4 sessões para serem concluídos) e muito eficientes, apresentando bons resultados nas semanas posteriores. A lente de contato dental pode durar até 15 anos, o que pode ser um elemento decisivo, caso você esteja atrás de uma solução com maior longevidade. Em contraponto, os clareamentos dentais podem ser mais em conta a curto prazo, porém os resultados são menos duradouros.

 

Uma coisa é certa: a melhor pessoa para te ajudar a decidir qual o melhor tratamento para você, é o seu Odontologista (dentista)! Juntos, vocês poderão analisar e decidir quais os resultados que você espera com o procedimento e garantir que você saia satisfeito, confiante e feliz com os resultados. 

 

Leia mais sobre

Clareamento dental antes e depois: o que esperar dos resultados

Lente de contato dental antes e depois: o que esperar dos resultados

 

Seja por causa de um abraço de um parente ou um amigo, uma surpresa boa ou um presente inesperado, os sorrisos têm um papel especial em nossas vidas e o melhor riso é aquele despreocupado, saudável e confiante. 

 

Queremos te ajudar a conquistar seu sorriso dos sonhos! Clique aqui para agendar uma conversa com um dos nossos profissionais, tire suas dúvidas e descubra o melhor procedimento para você!  

Agendamento-geral

 

 


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato qual é a melhor opção

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Rir é sempre o melhor remédi

Mancha no dente pode ser Cárie

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Durante a escovação, muitos

como usar fio dental corretamente

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais