É quase uma unanimidade: todo mundo que passa pelo tratamento ortodôntico vê a retirada do aparelho como o momento mais aguardado. No entanto, o processo de correção do desalinhamento dos dentes não termina por aí. É importante usar outro dispositivo extremamente importante chamado de contenção.

Mas é verdade que todos os pacientes precisam usar contenção? A verdade é que na maioria dos casos sim. Ninguém está livre dos aparelhos de contenção. Isso porque esse dispositivo serve para estabilizar o progresso alcançado pelo tratamento ortodôntico. Os aparelhos de contenção são parte fundamental no tratamento de correção dentária.

Qual a função da contenção após tratamento com aparelho ortodôntico?

Qualquer uma das versões, seja ela móvel ou fixa, tem a função de assentar os dentes na posição definida pelo aparelho fixo. A grande variação nesses casos está no tempo de uso. Isso é definido pelo profissional ortodôntico após avaliação cuidadosa do quadro do paciente. O  tempo pode variar emtre alguns meses, anos ou até mesmo durante a vida toda.

Por terem retirado o aparelho fixo, muitos pacientes acabam por não levar essa parte do tratamento tão a sério. Mas é importante ter em mente que deixar de usar a contenção pode atrasar o resultado esperado. Por isso, o uso da contenção é um período que exige muita disciplina sendo os aparelhos de contenção móvel os que mais exigem esse cuidado.

Por não estarem fixos na boca, o paciente deve desenvolver o hábito de usá-los pelo máximo de horas possível, inclusive durante o sono. Ao mesmo tempo, deve-se evitar o uso durante atividades físicas por exemplo, para preservá-lo de possíveis danos. Também é necessário higienizar e armazenar o aparelho de forma correta para que o aparelho não apresente problemas. 

Manter uma rígida rotina de limpeza e, se possível, evitar o consumo de alimentos muito duros, ajudam na durabilidade do dispositivo.

Marque sua consulta!

Agende agora mesmo uma consulta na Clínica Ianara Pinho. A clínica fica localizada em Águas Claras-DF e conta com um centro de radiologia integrada atendendo a todos os tipos de exames e tratamentos. Todos os procedimentos são feitos na clínica, sem a necessidade de que você faça exames em outros espaços.

AGENDAR CONSULTA!

 


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais