O escorbuto é uma doença causada pela deficiência severa de vitamina “C” no organismo. Porém, você sabe identificar como essa condição pode afetar a sua saúde bucal?
As principais características da enfermidade é a hemorragia nas gengivas e degeneração dental. Hoje em dia, essa doença é rara porém, quando ocorre, é necessário consultar um especialista para que o tratamento seja iniciado da forma correta e o mais rápido possível.
O escorbuto é uma doença causada pela falta severa de vitamina C no organismo. A doença atormenta os seres humanos há séculos. Documentos antigos mostram que os egípcios já a conheciam desde 1515 a.C, porém, foi notável o aumento de casos na Europa durante as grandes navegações, no século XVI. Hoje, a enfermidade é considerada rara, porém ainda existente.
A vitamina C é uma solução hidrossolúvel e, assim como as demais, é essencial para o funcionamento adequado do nosso organismo. Essa substância atua como importante antioxidante, ajuda a aumentar a absorção de ferro no organismo, prevenindo a anemia, e também tem papel fundamental na síntese de colágeno — uma proteína relacionada com a resistência dos tecidos conjuntivos — em nosso corpo.
Quando uma pessoa não possui a quantidade suficiente dessa vitamina, o organismo é prejudicado, desse modo, os problemas com a cicatrização de feridas e prejuízos na sustentação dos dentes são alguns dos efeitos, por exemplo.
Existem alguns sintomas que são mais comuns quando a doença atinge o organismo, entre eles:
— fraqueza;
— dores musculares;
— irritabilidade.
Com o passar do tempo e agravamento da condição, é comum que as seguintes características se façam presentes também na pessoa infectada:
— hemorragias nas gengivas;
— alterações na pele;
— edema (inchaço causado pelo acúmulo de líquido) nas articulações;
— infecção e outros.
Logo, ao notar qualquer um desses sintomas, é necessário consultar-se com um especialista para a identificação do que pode ser feito. O diagnóstico é feito pela análise dos sintomas e da história de vida do paciente — sua dieta, seus hábitos de vida, costumes alimentares e a sua saúde bucal também, além de exames de sangue, se necessários.
A aplicação de vitamina C pode ser utilizada no tratamento para que a melhora dos sintomas seja mais imediata.
A prevenção do escorbuto é se alimentar de forma saudável, tendo refeições balanceadas e consumindo vitamina C. Segundo o Ministério da Saúde, “a quantidade de vitamina C necessária para prevenir a deficiência e suas doenças específicas em humanos, como o escorbuto, é em torno de 90 mg/dia”.
Essa quantidade pode ser encontrada em um copo de 150 ml de suco de laranja, por exemplo. Mas, além dessa fruta, outros alimentos que contêm a substância e devem ser inseridos no seu dia a dia são:
— kiwi, limão, mamão, goiaba e caju;
— brócolis, repolho roxo, batata doce e couve-flor.
O escorbuto pode afetar a sua saúde bucal uma vez que causa inflamação na gengiva, podendo afetar as suas estruturas dentais, deixando-as fracas. Por isso, a visita periódica ao cirurgião dentista, que é o primeiro a detectar inúmeros problemas, é fundamental.
Nos casos de descobrimento do escorbuto, é essencial que o odontologista e o médico atuem de forma conjunta com o profissional da nutrição e assim, será feita uma dieta completa com os nutrientes e alimentos que vão ajudá-lo a melhorar as condições da vitamina C em seu organismo.
Além do escorbuto, muitas outras doenças podem causar inflamações e infecção na gengiva. Entre elas:
— gengivite: uma inflamação da gengiva, que pode comprometer um ou mais dentes e pode ser causada pela presença de placa bacteriana aderida à superfície dentária;
— periodontite: infecção bacteriana dos tecidos periodontais, ligamentos e ossos específicos, que envolvem e sustentam os dentes;
— endocardite bacteriana: condição infecciosa que afeta o endocárdio, que é o revestimento interno do coração. A patologia é bastante grave e, se não for devidamente tratada, pode levar até mesmo à morte. Apesar de ocorrer no coração, essa patologia normalmente se inicia com as doenças que afetam a gengiva e os tecidos que sustentam os dentes.
A consulta ao dentista é fundamental e, por muitas vezes, o profissional não é tão visitado pelos pacientes quanto os outros médicos. Isso ocorre porque as pessoas acreditam que os tratamentos devem ser feitos pontualmente quando identificados, ou seja, quando sentem algum sintoma mais expressivo, como a dor de dente, porém é necessário sempre voltar ao profissional para garantir que a saúde bucal não seja afetada.
Além disso, o sangramento gengival e as inflamações dos tecidos bucais em geral são características de diversas doenças que afetam os dentes. Logo, identificar o que pode causar esse tipo de condição é fundamental para diagnosticar a doença.
Por muitas vezes, acreditamos que as doenças que afetam o restante do corpo, podem não afetar a saúde bucal. Esse é um erro comum, mas agora você já sabe que algumas condições acabam interferindo no seu sorriso e na sua saúde gengival.
Gostou de saber mais sobre o escorbuto? Confira também o nosso artigo sobre as doenças que afetam a língua e podem prejudicar os seus dentes para se prevenir e garantir que seu bem-estar e sorriso não sejam afetados.
Endereço: R. 7 Norte, 7 – Loja 21 – Águas Claras, Brasília – DF, 71908-180
Telefone: (61) 3543-7723
Endereço: SGAS II SGAS 616 BL B Loja 05 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-760
Telefone: (61) 3547-9053
Endereço: Shln Setor SHLN Bloco G Lote 09 Loja 07 – Asa Norte, Brasília – DF, 70770-560
Telefone: (61) 3526-4989
Aqui na Ianara Pinho somos especialistas em tratamentos odontológicos e estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas!
Por:
Ianara Pinho em Saúde
Sobre a Ianara Pinho
Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).
Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.
A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 3 unidades, uma na Asa Sul, uma na Asa Norte e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!
São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.
A sua gengiva sangra quando você passa o fio dental ou escova os seus dentes? Fique atento(a)! Esse pode ser…
No atual cenário, com a pandemia do novo coronavírus Sars-CoV-2, precisamos, mais do que nunca, tomar os devidos cuidados a…
Uma boa escovação e o uso do fio dental com regularidade já garantem uma excelente higiene da boca. O enxaguatório…