O seu filho range os dentes ou costuma apertá-los enquanto dorme? Esse pode ser um sinal de que ele sofre de bruxismo infantil. Trata-se de uma doença muito comum em crianças de até 6 anos de idade, podendo afetar a convivência e a saúde bucal e física do seu filho.

Neste artigo, você vai entender melhor o que é essa condição, seus sintomas, causas e qual a forma correta de tratá-la. Vale ressaltar que o diagnóstico e acompanhamento devem ser feitos por um profissional especializado.

Continue a leitura e saiba mais!

O que é o bruxismo infantil?

O bruxismo infantil é um distúrbio caracterizado por movimentos involuntários das arcadas dentárias, seja esfregando uma contra a outra ou apertando em excesso. Essa condição afeta crianças de todas as idades e costuma se manifestar, em especial, durante a noite.

Esse problema também é conhecido como ranger de dentes porque, quando a criança faz os movimentos com os dentes, ocorre um atrito entre as estruturas dentais que gera um rangido. 

O problema é muito parecido com o bruxismo adulto. A grande diferença é que nos pequenos ele é mais difícil de ser percebido se não houver uma observação atenta dos responsáveis.

O que pode fazer uma criança ter bruxismo?

O bruxismo em adultos está bastante associado a fatores emocionais – como alterações de humor constantes, estresse, etc. Mas, o que faz uma criança acabar desenvolvendo esse problema?

Apesar do que algumas pessoas acham, os pequenos também estão propensos a sentirem essas oscilações emocionais Isso pode causar uma maior agitação durante o sono.

Outro fator que pode ocasionar o bruxismo infantil é a má formação da arcada dentária e problemas relacionados à ortodontia. É necessário ter um acompanhamento de profissionais especializados para entender se, com o crescimento da criança, o bruxismo pode ou não ser um problema.

Explicando melhor, as principais causas deste problema em crianças são:

má formação da arcada dentária ou mordida desalinhada: se a criança teve o hábito de usar chupeta ou mamadeira por muito tempo, pode ser que ela desenvolva o bruxismo, já que o uso excessivo desses acessórios causam má oclusão, o que pode resultar em um quadro dessa condição. Logo, é importante redobrar sua atenção e afastar a chupeta ou mamadeira do seu pequeno aos poucos;

– as doenças alérgicas e respiratórias: se a criança sofre com condições alérgicas ou respiratórias, ela também pode desenvolver um quadro de bruxismo. Isso porque uma criança que possui dificuldades para respirar tende a ter despertares à noite mais frequentes, sofre com o estresse e é,neste momento, que o distúrbio acontece.

Quais os sintomas do bruxismo em crianças?

Assim como em adultos, o bruxismo costuma ter certas características também nas crianças. É comum que os pequenos apresentem dores na articulação das mandíbulas e da cabeça. Além disso, eles podem apresentar:

– zumbido no ouvido;

– dor de ouvido;

– feridas ou sangramento na gengiva inflamada;

– dificuldade de abrir a boca pela manhã;

– interrupções durante o sono;

– estalo ou clique quando movimenta a articulação da boca;

– deterioração dentária.

Como saber que uma criança tem o bruxismo?

Para você que está preocupado e não sabe se seus filhos sofrem com o bruxismo infantil, existem algumas ações que você pode tomar para entender se eles estão com esse problema.

Observar o sono dos pequenos é uma boa maneira de se identificar. Além disso, se a criança o procura reclamando de dor de cabeça, no rosto, na face ou até mesmo no dente, é importante estimulá-lo a falar mais sobre isso.

Com isso, você deve procurar ajuda especializada, marcar uma consulta no dentista e realizar alguns exames que podem auxiliar no diagnóstico. Por exemplo:

raio x da boca: a radiografia intra-oral é um exame de imagem que possibilita a visualização de fraturas, desgastes ou alterações na estrutura dos dentes,  permitindo também a análise da mandíbula e das gengivas. Ele também é utilizado para diagnosticar as más oclusões;

polissonografia: é o exame ideal para entender a ocorrência de bruxismo infantil. É indolor e consiste na aplicação de sensores em determinadas partes do corpo, como a cabeça, durante a noite. O equipamento consegue registrar informações sobre a respiração, da atividade cerebral e muscular.

Como tratar o bruxismo em crianças?

Agora que você já sabe quais as causas e como identificar os sintomas do bruxismo infantil, deve estar se perguntando como funciona o tratamento desta condição nos pequenos.

O primeiro passo é marcar um check up com o odontopediatra para garantir um diagnóstico certeiro e iniciar o tratamento. É possível que o profissional peça uma placa de mordida sob medida para ser usada durante a noite como uma forma de prevenção ao bruxismo e a mania de ranger os dentes.

Os profissionais de odontopediatria da clínica Ianara Pinho, por exemplo, são treinados e capacitados para realizar um diagnóstico assertivo sobre o que tem perturbado o sono das crianças. Além disso, o espaço dos consultórios é dinâmico e divertido para tornar a experiência mais interessante para os pequenos.

Saiba mais sobre os consultórios da clínica Ianara Pinho em Brasília e veja como o ambiente é totalmente preparado para receber você e cuidar da saúde bucal dos pequenos!


Deixe uma resposta

Agendamento

Leia Também!

Tratamento de Canal DF – Mitos e Verdades Sobre Esse Procedimento

Tratamento de Canal DF – Mitos e Verdades Sobre Esse Procedimento

Para você que procura clínicas para realizar o tratamento de canal no DF, a Ianara Pinho é ideal. Confira!

Harmonização Facial Antes e Depois — Saiba o que Esperar

Harmonização Facial Antes e Depois — Saiba o que Esperar

O que esperar da harmonização facial antes e depois? Leia os detalhes do procedimento para entender como funciona!

Fada Do Dente — De Onde Surgiu e Por Que Contar a História Dela!

Fada Do Dente — De Onde Surgiu e Por Que Contar a História Dela!

Você conhece a história da fada do dente? Veja só sua origem e a importância de contá-la para as crianças!

Diferenciais

Repouso

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Cirúrgica

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

all in one

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

consultórios

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

radiológico

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais