Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Ianara Pinho
O Que é o Bruxismo Infantil e Como Tratá-lo?

O Que É O Bruxismo Infantil E Como Tratá-lo?

O seu filho range os dentes ou costuma apertá-los enquanto dorme? Esse pode ser um sinal de que ele sofre de bruxismo infantil. Trata-se de uma doença muito comum em crianças de até 6 anos de idade, podendo afetar a convivência e a saúde bucal e física do seu filho.

A doença pode ser uma preocupação para os pais, mas entender suas causas, sintomas e estratégias de manejo pode ajudar a lidar com essa situação de maneira eficaz e tranquila.

Neste artigo, você vai encontrar todas as informações que você precisa para saber tudo sobre bruxismo infantil. Vale ressaltar que o diagnóstico e acompanhamento devem ser feitos por um profissional especializado.

Continue a leitura e saiba mais sobre:

Agende agora a avaliação com um dentista infantil na Ianara Pinho em Brasília DF (Águas Claras, Asa Sul)

O que é o bruxismo infantil?

O bruxismo infantil é quando a criança, principalmente durante a noite, enquanto dorme, movimenta a mandíbula e a arcada dentária involuntariamente, fazendo movimentos que podem ser de pressão (apertando os dentes) ou esfregando uma arcada na outra.

Esse distúrbio é também chamado de “ranger os dentes”, pois, ao realizar os movimentos, ocorre um atrito entre os dentes que gera um ruído.

O problema é o mesmo do bruxismo adulto. A grande diferença é que nos pequenos ele é mais difícil de ser percebido se não houver uma observação atenta dos responsáveis.

É importante lembrar que lidar com o bruxismo infantil exige paciência e comunicação aberta. Consultar profissionais de saúde especialistas na doença pode ajudar a criar um plano de manejo personalizado para cada criança, proporcionando conforto e tranquilidade para pais e filhos.

8 Consequências do bruxismo em crianças

Caso não seja tratado, o bruxismo infantil pode trazer diversos problemas para a saúde do paciente. 

Embora nem todas as crianças que rangem ou apertam os dentes desenvolvem problemas graves, é importante estar ciente das possíveis consequências para que medidas preventivas e de tratamento possam ser tomadas.

Veja algumas das consequências mais comuns do bruxismo em crianças:

  1. Desgaste Dental: O ato de ranger ou apertar os dentes pode causar desgaste excessivo nos dentes. Isso pode levar ao aplainamento das superfícies dentárias, resultando em problemas de oclusão (encaixe dos dentes) e afetando a aparência e a função dos dentes.
  2. Dor na Mandíbula e Cabeça: O bruxismo frequente pode causar dor na mandíbula e na região temporomandibular (ATM), que é a articulação que permite o movimento da mandíbula. Isso pode se manifestar como dores de cabeça, desconforto ao mastigar e dores faciais.
  3. Sensibilidade Dental: O desgaste dos dentes devido ao bruxismo pode expor camadas mais sensíveis dos dentes, levando a uma maior sensibilidade a temperaturas quentes, frias ou alimentos doces.
  4. Problemas de Sono: O bruxismo pode interromper o sono da criança, causando despertares frequentes durante a noite. Isso pode levar a problemas de sono, como sonolência diurna e irritabilidade.
  5. Alterações na Mordida: O bruxismo constante pode afetar a maneira como os dentes superiores e inferiores se encaixam, resultando em alterações na mordida e possivelmente causando problemas na articulação da mandíbula.
  6. Dificuldades de Fala: Em casos mais graves, o bruxismo pode afetar a fala das crianças, especialmente se houver impacto na posição dos dentes e da mandíbula.
  7. Danos a outros tratamentos dentários: Se a criança tiver restaurações dentárias, como obturações, coroas ou aparelhos ortodônticos, o bruxismo pode causar danos a esses tratamentos.
  8. Aumento do Estresse: O bruxismo pode ser tanto uma causa quanto uma consequência do estresse emocional. O ranger dos dentes pode causar desconforto e, por sua vez, a condição pode ser agravada pelo estresse e ansiedade.

O que pode fazer uma criança ter bruxismo?

O bruxismo em adultos está bastante associado a fatores emocionais – como alterações de humor constantes, estresse, etc. Mas, o que faz uma criança acabar desenvolvendo esse problema?

Apesar do que algumas pessoas acham, os pequenos também estão propensos a sentirem essas oscilações emocionais, o que pode causar uma maior agitação durante o sono.

Outro fator que pode ocasionar o bruxismo infantil é a má formação da arcada dentária e problemas relacionados à ortodontia. É necessário ter um acompanhamento de profissionais especializados para entender se, com o crescimento da criança, o bruxismo pode ou não ser um problema.

Conheça outras possíveis causas deste problema em crianças:

Má formação da arcada dentária ou mordida desalinhada: 

Caso a criança tenha o hábito de usar chupeta ou mamadeira por muito tempo, pode ser que ela desenvolva o bruxismo, já que o uso excessivo desses acessórios causam má oclusão, o que pode resultar em um quadro dessa condição. Logo, é importante redobrar sua atenção e afastar a chupeta ou mamadeira do seu pequeno aos poucos;

Doenças alérgicas e respiratórias 

Se a criança sofre com condições alérgicas ou respiratórias, ela também pode desenvolver um quadro de bruxismo. Isso porque uma criança que possui dificuldades para respirar tende a ter despertares à noite mais frequentes, sofre com o estresse e é,neste momento, que o distúrbio acontece.

Erupção Dentária

O bruxismo pode ser uma resposta à dor e desconforto associados à erupção dos dentes na boca das crianças. Por conta do incômodo com o nascimento dos dentes, a criança pode desenvolver o hábito de apertar e/ou ranger os dentes.

Quais os sintomas do bruxismo em crianças?

Assim como em adultos, o bruxismo costuma ter certas características também nas crianças. É comum que os pequenos apresentem dores na articulação das mandíbulas e da cabeça. 

Reconhecer os sinais precoces do bruxismo é fundamental para abordar a situação de maneira eficaz e garantir o bem-estar bucal de seus pequenos. Como você já viu, realizar o diagnóstico o mais cedo possível é fundamental para evitar problemas mais graves no futuro.

Entretanto, detectar o bruxismo em crianças pode ser um desafio, uma vez que elas podem não estar conscientes do hábito. Conheça alguns dos sintomas que podem ser observados:

– zumbido no ouvido;

– dor de ouvido;

– feridas ou sangramento na gengiva inflamada;

– dificuldade de abrir a boca pela manhã;

– interrupções durante o sono;

– estalo ou clique quando movimenta a articulação da boca;

– ruídos durante o sono;

– deterioração dentária.

Caso você tenha percebido algum dos sintomas listados acima no seu filho, o ideal é agendar uma consulta com o seu dentista para a realização do diagnóstico.

Como saber que uma criança tem o bruxismo?

Para você que está preocupado e não sabe se seus filhos sofrem com o bruxismo infantil, existem algumas ações que você pode tomar para entender se eles estão com esse problema.

Observar o sono dos pequenos é uma boa maneira de se identificar. Além disso, se a criança o procura reclamando de dor de cabeça, no rosto, na face ou até mesmo no dente, é importante estimulá-lo a falar mais sobre isso.

Com isso, você deve procurar ajuda especializada, marcar uma consulta no dentista e realizar alguns exames que podem auxiliar no diagnóstico. Por exemplo:

raio x da boca: a radiografia intra-oral é um exame de imagem que possibilita a visualização de fraturas, desgastes ou alterações na estrutura dos dentes,  permitindo também a análise da mandíbula e das gengivas. Ele também é utilizado para diagnosticar as más oclusões;

polissonografia: é o exame ideal para entender a ocorrência de bruxismo infantil. É indolor e consiste na aplicação de sensores em determinadas partes do corpo, como a cabeça, durante a noite. O equipamento consegue registrar informações sobre a respiração, da atividade cerebral e muscular.

Como tratar o bruxismo em crianças?

Agora que você já sabe quais as causas e como identificar os sintomas do bruxismo infantil, deve estar se perguntando como funciona o tratamento desta condição nos pequenos.

O primeiro passo é marcar um check up com o odontopediatra para garantir um diagnóstico certeiro e iniciar o tratamento. É possível que o profissional peça uma placa de bruxismo sob medida para ser usada durante a noite como uma forma de prevenção ao bruxismo e a mania de ranger os dentes.

Saiba mais sobre a placa de bruxismo

Uma placa de bruxismo infantil é um aparelho macio e moldável projetado para ser usado durante o sono. Essa placa é personalizada para a boca da criança e atua como uma barreira protetora entre os dentes superiores e inferiores, prevenindo o atrito causado pelo ato de ranger ou apertar os dentes.

A placa de bruxismo infantil oferece uma abordagem não invasiva para lidar com os sintomas do bruxismo em crianças. Ao proteger os dentes e aliviar o desconforto, ela contribui para um sorriso saudável e um sono tranquilo para o seu filho.

Dentre os benefícios da placa de bruxismo estão: proteção dentária, alívio do desconforto, melhora do sono, prevenção de problemas futuros (como a mordida desalinhada e dores crônicas na mandíbula) e redução do desgaste dentário.

Conheça outras opções naturais para tratamento de bruxismo infantil

Monitoramento: Esteja atento aos sintomas e frequência do bruxismo. Registrar observações sobre os momentos em que a doença se manifesta pode ajudar a determinar a gravidade do problema.

Rotina de Sono Saudável: Estabelecer uma rotina de sono consistente e garantir que a criança esteja relaxada antes de dormir pode reduzir o bruxismo relacionado ao estresse.

Mordedores e Massagens: Fornecer mordedores ou massagear suavemente a mandíbula antes de dormir pode aliviar o desconforto associado ao bruxismo.

Gerenciamento do Estresse: Se o bruxismo estiver relacionado ao estresse, abordar preocupações emocionais por meio de atividades relaxantes ou técnicas de gerenciamento do estresse pode ser benéfico.

Bruxismo Infantil tem cura?

Ainda não se tem uma cura para o bruxismo, mas existem diversas estratégias de tratamento e controle. Somente um profissional odontopediatra poderá avaliar o caso da criança e orientar as melhores estratégias para alívio dos sintomas.

Além disso, o bruxismo infantil pode ser uma fase temporária ou que pode ir e vir de acordo com diferentes momentos de vida, mas é importante monitorar os sintomas e procurar orientação profissional quando necessário. 

É possível prevenir o bruxismo infantil?

Existem medidas que podem ser tomadas para ajudar a prevenir o bruxismo em crianças e promover um sorriso saudável desde cedo.

Reunimos logo abaixo dicas valiosas para prevenir o bruxismo infantil e garantir o bem-estar bucal do seu filho. Confira:

  1. Promova uma rotina de sono saudável
  2. Estabeleça o horário para refeições e lanches
  3. Ofereça uma comunicação saudável e acolhedora
  4. Evite hábitos de chupar dedo ou chupeta
  5. Incentive a realização de atividades físicas

Onde tratar o bruxismo infantil em Brasília-DF e região?

Os profissionais de odontopediatria da Clínica Ianara Pinho são treinados e capacitados para realizar um diagnóstico assertivo sobre o que tem perturbado o sono das crianças. 

Além disso, o espaço dos consultórios é dinâmico e divertido para tornar a experiência mais interessante para os pequenos.

Saiba mais sobre os consultórios da clínica Ianara Pinho em Brasília e veja como o ambiente é totalmente preparado para receber você e cuidar da saúde bucal dos pequenos!

AGENDAR CONSULTA!

Encontre a nossa clínica em Brasília-DF: 

Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Blog

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia
Odontopediatria DF – Descubra as Especialidades dos Dentistas

Odontopediatria DF – Descubra as Especialidades dos Dentistas

Não é só porque algumas crianças pequenas ainda não possuem dentes ou, quando tem, são dentes de leite, que a…

Leia mais
Entenda a diferença entre implante e prótese dentária

Entenda a diferença entre implante e prótese dentária

Prótese e implante são tratamentos indicados para solucionar um problema que incomoda e afeta a autoestima de muitas pessoas: a…

Leia mais
Prótese Protocolo: o que é, como funciona e quais são os benefícios

Prótese Protocolo: o que é, como funciona e quais são os benefícios

Quando você pensa no processo de perda dos dentes, muito provavelmente a dentadura seja a primeira opção de tratamento que…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign
Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389