Contato (61) 3246-8837
(61) 99305-9389Segunda à Sexta 8h às 22h
Sábados 08h às 14h
Publicado em: 19 de setembro de 2024 | Atualizado em: 31 de março de 2025
A sua gengiva sangra quando você passa o fio dental ou escova os seus dentes? Fique atento(a)! Esse pode ser um dos sintomas de problemas odontológicos que podem estar afetando a sua saúde bucal.
Nesse sentido, o sangramento da gengiva pode ter início a partir de diversas causas e, caso ele se torne persistente, é preciso que você realize uma consulta com o seu dentista para entender o que pode estar acontecendo.
Ao longo deste artigo, saiba tudo o que você precisa entender sobre sangramento na gengiva, como você pode evitar, quais são as principais causas, os possíveis riscos e mais. Continue lendo!
Aprofunde os seus conhecimentos nos seguintes tópicos:
É comum que as pessoas acreditem que o sangramento da gengiva é algo normal e que não representa grandes riscos para a nossa saúde. No entanto, o sangramento da gengiva é sinal de inflamação e, por isso, é importante entender primeiro o que pode estar causando esse problema.
Conheça as principais causas do sangramento das gengivas:
Na maioria dos casos, o sangramento gengival é sinal de gengivite – uma inflamação que, geralmente, é causada pelo acúmulo de placa bacteriana (biofilme) nos dentes e, quando não tratada, pode evoluir para um quadro mais sério, como a periodontite.
Entenda mais sobre o que é a gengivite: Gengivite: o que é e como tratar?
O uso de uma escova com cerdas muito duras ou a realização de uma escovação com muita pressão pode levar ao ferimento da gengiva.
Leia também: Saiba os Tipos de Escova de Dente e Como Escolher a Melhor!
A deficiência das vitaminas K ou C também pode causar o sangramento da gengiva. Isso porque, elas são importantes para manter a coagulação do sangue e a saúde gengival.
Em momentos de mudanças hormonais, como menopausa e gravidez, é possível que as gengivas fiquem mais sensíveis e estejam mais propensas ao sangramento.
Outras doenças, como a leucemia e a diabetes, também podem provocar o sangramento na gengiva.
No caso da leucemia, ele ocorre devido a baixa nas plaquetas do paciente. Já quando se trata da diabetes, as gengivas tendem a sangrar por conta do aumento da taxa de açúcar no sangue.
A depender da causa e do estado do quadro do paciente, é possível que o sangramento gengival esteja associado a outros sintomas. A seguir, você descobre quais são os principais sintomas associados ao sangramento gengival:
Caso você identifique algum desses sintomas associados ao sangramento gengival, esse é mais um sinal de que você deve agendar uma consulta com o seu dentista. Afinal, quanto mais cedo o problema for descoberto, mais fácil será o tratamento.
O melhor caminho para combater o sangramento gengival é apostar na prevenção. Isso porque, com uma saúde bucal em dia, fica mais difícil ter problemas na sua gengiva, não é mesmo?
Saiba quais são as melhores práticas de prevenção de sangramento da gengiva:
O primeiro passo para reduzir o sangramento gengival é atacar a principal fonte desse problema: uma má higiene bucal.
Por isso, escove os seus dentes regularmente e utilize o fio dental todos os dias. Além disso, você também pode pedir indicações de enxaguantes bucais para o seu dentista, afinal, eles são bons aliados na sua saúde bucal.
É durante a consulta odontológica que o profissional poderá identificar possíveis indícios de acúmulo de placa bacteriana ou biofilme nos seus dentes, evitando assim que haja inflamações na sua gengiva.
Ademais, na visita ao dentista ele avaliará a sua saúde bucal como um todo, entendendo se você tem alguma condição mais grave, como periodontite, e orientando sobre qual a melhor forma de tratamento.
Uma dieta equilibrada, rica em alimentos que contêm as vitaminas que o seu corpo precisa, incluindo a K e a C, contribui para a manutenção da saúde das suas gengivas.
Por outro lado, uma alimentação reduzida em açúcar também evita a proliferação de microorganismos e a formação de biofilme (placa bacteriana), principal causa para o sangramento da gengiva.
O tabagismo é uma prática que causa diversos problemas para a saúde do paciente e, quando falamos da saúde bucal, isso não é diferente.
Além de causar a inflamação da gengiva, o uso do cigarro diminui a capacidade de circulação do sangue nas gengivas. Logo, caso você seja um(a) fumante, considere parar de fumar.
O tratamento para o sangramento gengival vai depender de qual é a causa para essa condição. Ou seja, é preciso que antes de tudo você realize uma consulta com o seu profissional dentista para que ele identifique o que está provocando o sangramento.
Em casos mais leves, como a gengivite, o profissional dentista geralmente realiza uma limpeza para a retirada do tártaro e/ou da placa bacteriana, mas no caso de condições mais graves, como a periodontite, é indicado um tratamento periodontal.
Na Clínica Ianara Pinho, você encontra a melhor estrutura da região para o seu tratamento de sangramento na gengiva. Além disso, contamos com profissionais excelentes e prontos para te oferecer a melhor experiência na sua consulta.
Endereço: R. 7 Norte, 7 – Loja 21 – Águas Claras, Brasília – DF, 71908-180
Telefone: (61) 3543-7723
Endereço: SGAS II SGAS 616 BL B Loja 05 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-760
Telefone: (61) 3547-9053
Endereço: Shln Setor SHLN Bloco G Lote 09 Loja 07 – Asa Norte, Brasília – DF, 70770-560
Telefone: (61) 3526-4989
Aqui na Ianara Pinho somos especialistas em diversos tratamentos e estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas sobre como melhorar a sua saúde bucal.
Por:
Ianara Pinho em Blog
Sobre a Ianara Pinho
Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).
Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.
A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 3 unidades, uma na Asa Sul, uma na Asa Norte e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!
São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.
Ficar sem um ou mais dentes pode atrapalhar diversas atividades simples do nosso dia a dia, como comer, falar, mastigar…
A busca pelo sorriso perfeito tem sido cada vez mais frequente e saber como é o tratamento dentário de resina…
A perda de dentes é um problema mais comum do que muita gente acredita. Ela pode acontecer com pessoas de…