Você já se perguntou qual é a diferença do aparelho autoligado e os outros modelos de aparelhos ortodônticos que existem no mercado odontológico? A verdade é que cada modelo tem uma finalidade e, dentre todas as opções, existe a ideal que atende a todos os pacientes e suas necessidades.
Graças a essa diversidade, hoje é possível usar aparelho sem ser tão desagradável mas, ainda assim, preocupando-se com a sua saúde bucal. Por isso, neste artigo, reunimos as diferenças dos modelos de aparelhos. Você verá:
– o que é o aparelho autoligado;
– por que o aparelho autoligado é utilizado;
– vantagens do aparelho autoligado;
– quais os modelos de aparelhos que existem no mercado;
– qual a diferença entre os modelos de aparelhos que existem hoje.
O que é o aparelho autoligado?
O primeiro ponto mais importante para entender o que é o aparelho autoligado é saber que ele não usa as tradicionais borrachinhas, mas sim, funciona através de bráquetes diferenciados . Essa sustentação é capaz de manter o fio preso em pequenas estruturas que já vêm acopladas nele, como uma espécie de presilha.
Para deixar o sorriso mais bonito, essa modalidade de aparelho cumpre a mesma função dos outros modelos, porém, contendo características que o fazem diferente dos convencionais, podendo ser confeccionado em material metálico, de porcelana ou plástico.
Assim, o aparelho autoligável usa a sua presilha para fixar o arco ortodôntico, o que reduz o atrito entre os dentes e aumenta a estabilidade do tratamento.
Por que utilizar o aparelho autoligável?
A intervenção que dispensa o uso de borrachinhas apresenta uma boa melhoria na qualidade de vida dos pacientes, pois a correção dos dentes é mais rápida e a evolução é melhor quando se opta pelo autoligável.
Agora, você sabe quando a técnica deve ser usada? Os dentistas indicam o uso deste tipo de aparelho de maneira geral para a correção dos dentes. Então, praticamente qualquer pessoa com necessidade de usar o método fixo pode utilizar o aparelho autoligável.
Utilizar o aparelho autoligável garante maior conforto e reduz o tempo de tratamento. Além disso, a eliminação das borrachinhas impactam positivamente também, servindo como uma outra opção para melhorar a estética e também a parte clínica, uma vez que o aparelho autoligado tem menor atrito na boca, deixando os dentes trabalharem de forma mais eficiente.
Dependendo do caso, o ortodontista irá definir se essa é uma opção que poderá ajudar na correção do posicionamento dentário.
Vantagens do aparelho autoligado
Assim como os demais modelos, o aparelho autoligável proporciona alguns benefícios aos pacientes que optarem por essa solução. Entre as principais, estão:
promover maior conforto ao usuário do aparelho – esse modelo reduz possíveis feridas na boca, melhorando a mastigação e a escovação justamente por não utilizar as borrachinhas convencionais para fixar o fio sob os bráquetes.
requer um tempo menor de tratamento para mostrar resultado – o sistema utilizado no aparelho autoligável é muito moderno e consegue movimentar os dentes de forma mais precisa, entregando um resultado de forma mais rápida;
manutenção é mais rápida – tempo das consultas com o dentista são bem menores visto que não há necessidade de troca de ligaduras elásticas, desse modo, nem sempre são necessárias manutenções mensais. ;
maior discrição para os pacientes – sem usar as borrachinhas, o aparelho autoligado já se torna mais discreto do que os tradicionais. Além disso, os bráquetes possuem formatos diferentes bem menores e menos perceptíveis na boca.
Quais os modelos de aparelhos ortodônticos que existem no mercado?
Modelos fixos e removíveis , com ou sem bráquetes, metalizados e até transparentes, cada aparelho com sua funcionalidade e finalidade específica. Para entender a diferença entre eles, primeiro, vamos ver quais são esses modelos. Confira abaixo:
aparelho fixo metálico – o tipo mais comum de aparelho, os metálicos e fixos, caracterizado pela presença de fios, bandas e bráquetes. Além disso, esse modelo necessita do uso das borrachinhas;
aparelho autoligado – como mencionamos no decorrer do texto, nesse tipo de aparelho, o fio ortodôntico é preso diretamente no bráquete, o que torna seu uso mais confortável e discreto;
aparelho lingual – esse é o tipo de aparelho que é colado na parte interna dos dentes, o que possibilita os pacientes fazerem o tratamento sem que ninguém de fato perceba o aparelho, porém não é indicado para todos os casos;
alinhadores transparentes – são os mais modernos atualmente e são confeccionados com a ajuda de softwares específicos e sob medida de acordo com a arcada dentária de cada paciente.
Qual a diferença entre os modelos de aparelhos que existem hoje?
Para quem chegou até aqui, nós listamos as principais diferenças entre os modelos de aparelhos ortodônticos e os aparelhos autoligados. Dentre as principais diferenças técnicas, quando comparado aos modelos tradicionais, são:
– o tamanho dos bráquetes são bem menores;
– apesar do seu custo ser um pouco mais elevado, compensa ter um aparelho autoligado por conta do menor tempo de tratamento;
– a manutenção varia de acordo com cada caso, porém, a manutenção pode acontecer a cada dois meses (os aparelhos tradicionais são mensais);
– não é necessário borrachinha, os bráquetes são as estruturas que passam o fio e o seguram no dente;
– o fio termoativado permite ao paciente sair da consulta com uma ação corretiva mais eficiente sobre os dentes.
Agora que você já sabe a diferença entre o aparelho autoligado e os outros modelos que existem no mercado, confira também o nosso artigo sobre os sinais de que seu filho precisa usar aparelho ortodôntico.