Ter um sorriso branquinho e dentes bonitos é o sonho de qualquer pessoa, não é mesmo? Além de ser esteticamente agradável, isso se torna sinônimo de saúde bucal em dia e. por isso, é preciso ter consultas periódicas com o odonto e fazer os tratamentos indicados. A limpeza dental é um deles.

Também chamada de profilaxia dental, esse é  um procedimento que visa a limpeza dos dentes em todos os sentidos — com retirada de tártaros, placas bacterianas e muito mais. Quer entender melhor esse tipo de técnica? 

Neste artigo, você verá:

— o que é a limpeza feita em consultório?;

— quais as etapas das da limpeza dental?;

— com qual frequência é preciso realizar a profilaxia?;

— quais são os cuidados necessários após a limpeza dental?.

O que é a limpeza dental feita no consultório odontológico?

Limpeza Dental — Entenda As Etapas De Como É Feita!

A limpeza dental ou profilaxia é realizada em consultórios odontológicos pelo cirurgião dentista especializado. Diferentemente da higiene feita em casa diariamente — escovação e uso de fio dental —, nesse tipo de tratamento é realizada uma análise de cada dente individualmente e a sua limpeza.

Além da arcada dentária, o profissional também faz a avaliação da parte interna dos tecidos gengivais. O principal objetivo é eliminar tártaros, placas bacterianas e manchas. 

Esse procedimento é basicamente uma forma de prevenir  e tratar cáries, assim como doenças bucais — como gengivite — e periodontais que podem afetar a saúde bucal e autoestima do paciente.

Quais são as etapas da limpeza dental?

Como mencionamos, esse tipo de tratamento odontológico deve ser feito por especialistas, entre eles, o cirurgião dentista. Isso porque, existem algumas etapas que precisam ser efetuadas para que o resultado final seja o esperado pelos pacientes.

Além disso, apenas com os instrumentos e acessórios certos será possível limpar os dentes. 

Confira quais são as etapas:

1. Identificação do tártaro

A primeira etapa da profilaxia dental engloba toda a remoção do cálculo dental, conhecido popularmente como tártaro. Para isso, é utilizado um aparelho de ultrassom, que emite vibrações que quebram as placas de tártaro presas na superfície dos dentes.

Nas escovações diárias e com o uso do fio dental não é possível remover esse problema, então é necessário ver com seu dentista de confiança se você tem esse tártaro e marcar o quanto antes para limpá-lo.

2. Refinamento e retirada

O segundo passo é, após o uso do ultrassom e a quebra das placas, a etapa de refinamento e retirada. É nesse momento que ocorre a raspagem do tártaro utilizando curetas manuais — instrumento de uso odontológico. 

A remoção da placa é feita na porção coronária dos dentes, entrando levemente no sulco gengival — na pele em volta dos dentes.

3. Polimento da superfície do dente

Outra etapa que não pode ser esquecida dentro da limpeza dental é o polimento dos dentes que foram lixados e limpos, livres do tártaro. Nesse momento, o dentista dá início com o intuito de polir a superfície, deixando-a lisa.

Assim, é possível evitar o surgimento de novas placas bacterianas e de tártaro no dente.

4. Etapa final: aplicação de flúor

Para finalizar o tratamento de forma completa, o dentista responsável pela limpeza dental precisa realizar a aplicação de flúor — elemento químico utilizado em consultórios odontológicos — para a prevenção de cáries e halitose.

Com qual frequência é preciso realizar a profilaxia?

A recomendação para a profilaxia dental é de que seja feita duas vezes ao ano — a cada seis meses. Essa frequência é ideal para impedir que o tártaro se infiltre na gengiva.

 Assim, evita-se o surgimento de doenças gengivais, como a periodontite e a gengivite.

Quais são os cuidados necessários após a limpeza dental?

O pós procedimento também é muito importante quando o assunto é saúde bucal, afinal, para manter os benefícios oferecidos pelo tratamento, são necessários alguns cuidados especiais, porém, rotineiros.

Entre eles:

Boa higiene e escovação

Ao contrário do que muitos pensam, somente a escovação diária dos dentes não é capaz de realizar a limpeza profunda e bem feita da arcada dentária. Logo, é necessário que ela esteja acompanhada na rotina pela passagem de fio dental e pelo bochecho com enxaguante.

A sua escova de dentes deve ter cerdas macias e seguir movimentos circulares sobre toda a superfície dental, além de passar pela língua também. Opte por pastas próprias para manchas, tártaro, cárie, gengivite e sensibilidade também podem ser usadas.

Cuide da alimentação

Os cuidados com a alimentação também são necessários para prolongar os efeitos que a limpeza dental tem. Por meio do procedimento, é possível perceber um leve clareamento na superfície e para evitar que a pigmentação volte a acontecer, evite:

— chás, cafés e outras bebidas escuras;

— chocolates;

— balas de goma e chicletes.

Viu como a profilaxia dental é um procedimento relativamente simples e que, com os cuidados certos, tem suas vantagens prolongadas por bastante tempo? Se você tem curiosidade de saber mais sobre outros  procedimentos realizados pelos dentistas, leia também o nosso artigo sobre os tratamentos odontológicos estéticos e seus benefícios para a saúde dos pacientes!


Deixe uma resposta

Agendamento

Leia Também!

Bichectomia em Brasília: entenda o que é, como funciona

Bichectomia em Brasília: entenda o que é, como funciona

Pessoas que têm o rosto muito largo e um volume excessivo de bochechas podem se beneficiar com a bichectomia. Veja onde realizar a bichectomia em Brasília!

Dente amarelado: o que pode ser e como reverter?

Dente amarelado: o que pode ser e como reverter?

Sabe aquele sorriso amarelado que costuma incomodar? Descubra, neste artigo, quais as possíveis causas do dente amarelado e como se prevenir.

Sonha com o sorriso perfeito? 7 tratamentos que podem ajudar

Sonha com o sorriso perfeito? 7 tratamentos que podem ajudar

Dentes desalinhados, amarelados e outras imperfeições podem fazer você se sentir com um sorriso feio. Mas o sorriso perfeito é possível, saiba como aqui!

Diferenciais

Repouso

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Cirúrgica

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

all in one

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

consultórios

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

radiológico

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais