Você já se perguntou o que é aquela massinha no dente que o seu dentista usa no procedimento de restauração? Bom, se a resposta for sim, neste artigo você vai entender melhor o que é esse material e porque o profissional usa esse material neste procedimento! 

Neste artigo, você verá:

  • o que é a massinha no dente que o dentista usa?
  • como é feita a massinha no dente com resina?
  • como prevenir acidentes com a restauração do dente?
  • dói fazer a restauração no dente?
  • como saber se você precisa de uma restauração?

O que é a massinha no dente que o dentista usa?

A massinha no dente ou “resina composta” é o material que os profissionais da odontologia utilizam no tratamento de restauração. Ela pode ter diversas tonalidades e possui uma ótima resistência. 

Sua aplicação é bem ampla, sendo útil para mudar a forma dos dentes, restaurar dentes fraturados, preencher cavidades provocadas pela cárie e minimizar imperfeições do esmalte dentário.

Há diversos tipos de restaurações e a principal diferença entre elas está no material utilizado, que pode ser feita de:

Porcelana

Sendo considerada um “upgrade” da restauração em resina, neste procedimento é utilizado a porcelana, ficando com a coloração muito parecida com a dos dentes. Esse material tem boa resistência, apresenta pouco desgaste e, apesar de custar um pouco mais caro, é uma ótima solução para mudar o formato, o tamanho e a cor dos dentes ou em casos em que houve fratura ou lesões de cárie que comprometem a resistência do elemento dentário

Ela mantém a cor, o brilho e até a sua funcionalidade por até 15 anos , sendo altamente indicado para o tratamento. Além disso, é preciso manter a higiene bucal em dia realizando as escovações  após as refeições e as visitas à clínica odontológica de forma periódica.

Resina composta

A principal “massinha”, a resina composta, é o material preferido dos profissionais quando o assunto é restauração. O motivo disso é porque a resina, quando comparada a outros materiais, possui boa durabilidade e ótimo custo-benefício com menor custo  e bom resultado, sem prejudicar a qualidade técnica.

É preciso manter a higiene, escovar os dentes da forma certa e visitar o consultório odontológico, reduzindo os riscos da restauração danificar .

Como é feita a massinha no dente com resina?

A resina composta é feita de polímeros e ganha um reforço em cristais e outras partículas quando moldada como solução para a restauração dos dentes. Logo, a função desse processo não muda, independentemente do material utilizado. 

Desse modo, o principal objetivo da técnica continua sendo restaurar um ou vários dentes atingidos por lesões de cárie, para garantir a saúde bucal do paciente.

O procedimento acontece da seguinte forma: o profissional de odontologia remove e higieniza a área cariada, faz a selagem da cavidade e a preenche com o composto. Em seguida, o dentista faz a análise do dente restaurado para retirar os excessos e deixar a mordida mais equilibrada .

Dói fazer a restauração no dente? 

A  restauração é realizada,  na maioria das vezes, sob anestesia local, permitindo que o paciente não sinta dor durante os procedimentos dos dentes.

Existem situações em que este procedimento pode ser feito sem qualquer anestesia, não provocando dor. Muitos pacientes relatam sentir uma sensibilidade passageira após o  procedimento de remoção do tecido cariado com o auxílio de brocas, dependendo do estágio de evolução da cárie.

Como prevenir acidentes com a restauração do dente?

Existem alguns alimentos que podem causar dores ou comprometer a restauração, assim como o material utilizado no dente. Seguindo algumas orientações, você verá como a durabilidade pode ser garantida. Confira:

– mastigue com calma e morda levemente – a mordida coloca bastante pressão nos dentes e isto pode fazer com que fiquem doloridos após uma restauração. Então, mastigue com calma para não causar um incômodo;

– evite ingerir alimentos pegajosos e doces – alimentos muito açucarados podem causar sensibilidade nos dentes de algumas pessoas, além de promover  o crescimento de bactérias em torno das restaurações e dos dentes em si. Logo, se puder evitar, não coma esses itens e evite também refrigerantes. Lembre-se de higienizar muito bem os dentes, caso consuma alimentos desse tipo;

– evite as bebidas com temperaturas muito altas ou baixas – sempre que possível, beba os líquidos em temperatura ambiente ou moderada. Isso será melhor, pois não causará sensibilidade exagerada aos dentes, como acontece quando bebemos água gelada ou café muito quente.

Como saber se você precisa de uma restauração

É preciso contar com a avaliação de um dentista e apenas esse profissional poderá determinar se você tem uma cárie que precisa ser tratada. Ele utilizará um pequeno espelho para examinar as superfícies de cada dente. 

Ele também poderá solicitar uma tomada radiográfica completa da boca ou apenas parte dela. O tipo de tratamento dental que o dentista irá escolher depende da extensão do dano causado pela cárie.

Com isso, ele vai determinar qual material pode ser usado para preencher o dente que será restaurado. Logo, é preciso conhecer um bom dentista e confiar nos profissionais da clínica odontológica que irão  tratar do seu dente e da sua saúde bucal

Agora que você já viu as principais informações sobre a massinha no dente (restauração), confira mais informações sobre a importância de manter visitas frequentes ao dentista!


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais