A ortodontia é uma das especialidades odontológicas mais buscadas entre os pacientes. Isso porque o tratamento tem como objetivo fazer correções básicas no posicionamento dos dentes, sendo uma das principais maneiras de conseguir o tão sonhado sorriso perfeito.

Quer entender os pilares da área ortodôntica e saber se é preciso entrar com um profissional com essa especialização? Continue acompanhando este artigo!

Encontre um ortodontista na clínica Ianara Pinho

Você tem dentes tortos e uma mordida inadequada? É bem provável que esteja precisando fazer uma consulta direcionada à ortodontia. Então, o que está esperando para agendar uma consulta e começar um tratamento para conseguir o sorriso perfeito?

A clínica Ianara Pinho tem mais de 10 anos de experiência no mercado, com unidades localizadas em Águas Claras e na Asa Sul de Brasília. Ao entrar em contato com a clínica, você poderá encontrar profissionais especializados em diversas áreas — inclusive fazer algum tipo de tratamento ortodôntico.

Então, se você quer corrigir  as imperfeições na sua arcada dentária e conquistar aquele sorriso bonito e sem imperfeições?  agende sua consulta agora mesmo e faça uma avaliação com um ortodontista!

O que é ortodontia?

Essa área da odontologia tem como principal função fazer a correção da arcada dentária, acabando com as imperfeições no seu sorriso. Porém, mais do que isso, a busca por esse tipo de profissional também é importante para tratar de problemas estruturais nos ossos da mandíbula e maxilar.

O tratamento é importante, inclusive, porque os problemas ortodônticos podem desencadear uma série de outros fatores de atenção para a saúde do paciente. A periodontite, por exemplo, pode ser desenvolvida muito mais rapidamente em dentes encavalados, já que são mais difíceis de limpar.

Quem precisa de aparelho ortodôntico?

Você provavelmente já se perguntou se realmente precisa buscar o tratamento ortodôntico, não é mesmo? Enquanto alguns dos motivos para a busca desse tipo de procedimento sejam estéticos, também é importante considerar que há situações em que também é importante para a saúde da boca, ou seja, o mal posicionamento dos dentes ou das arcadas, pode causar comprometimento na mastigação, na fala, na respiração e dificuldade de higienização dos dentes

Veja só alguns dos casos em que vale a pena buscar a orientação de um dentista para tratar o desalinhamento da arcada dentária:

Apinhamento dentário

Esse termo é utilizado para situações nas quais os dentes ficam encavalados ou mal posicionados, um sobre o outro. Geralmente, isso ocorre quando não há espaço para que todos possam se desenvolver, de modo que crescem de forma irregular e disputando um lugar na sua arcada. .

Mordida cruzada

A mordida cruzada acontece quando a arcada dentária superior não fica para fora da inferior, ou seja, a arcada inferior acaba “cobrindo” a arcada superior. Aliás, este é um dos casos em que a estética não é o único fator a ser levado em conta: esse desalinhamento pode prejudicar o desenvolvimento fonoaudiológico do indivíduo, além de trazer dificuldades de mastigação e outros incômodos, como dores de cabeça

Mordida aberta

Ocorre quando as arcadas superior e inferior não se tocam em alguma região, geralmente ocorre mais comumente na parte anterior do sorriso. Muito comum em pessoas que utilizaram chupeta ou dedo por muito tempo.  

Sobressaliência

Quando uma pessoa tem a arcada superior muito à frente da anterior, também é um problema do ponto de vista da ortodontia, já que ela fica com a boca sobressalente na parte de cima.

Desvio de linha

Já conheceu alguém que parece ter a boca um pouco torta? Você pode ter tido  essa sensação por conta de um desvio de linha média, ou seja, quando o centro da arcada superior não é o mesmo que o da inferior.

Diastema

Apesar de ter sido mais aceito por ser chamado de “sorriso da Madonna”, o diastema ainda incomoda muitas pessoas. Ele se caracteriza pelo espaçamento exagerado entre dentes.

Como funciona o tratamento ortodôntico?

Ainda que o aparelho ortodôntico seja o modelo de tratamento mais conhecido para resolver o desalinhamento dos dentes, existem diversas modalidades de procedimentos que podem ser aplicados. É preciso verificar exatamente qual a situação do paciente para indicar o melhor.

Algumas das opções mais utilizadas são:

Aparelho móvel

Em geral, esse tipo de aparelho é usado para ajustar questões relacionadas à maxila e alinhamento. Por ser de encaixe, é ideal principalmente para crianças que ainda não completaram a troca da primeira dentição e que ainda estão em desenvolvimento.

O acessório pode contar com uma série de auxiliares que permitem a criação de tratamentos específicos. O expansor palatino, por exemplo, ajuda a alargar a arcada  superior. Existem outros modelos que vão melhorar o encaixe da  mandíbula e da maxila  ao fechar a boca.

Aparelho fixo

Com a aplicação de braquetes e fios, esse é um dos tratamentos ortodônticos mais populares. Ele é fixado na parte externa do dente, de modo que poderá ser apertado de acordo com o tipo de ajuste que o profissional deseja fazer.

Está buscando um especialista em ortodontia? Agende uma consulta na Clínica Ianara Pinho!


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais