Contato (61) 3246-8837
(61) 99305-9389Segunda à Sexta 8h às 22h
Sábados 08h às 14h
Publicado em: 13 de março de 2025 | Atualizado em: 31 de março de 2025
Já teve alguma vez que você notou que a sua gengiva sangrou ao escovar os seus dentes ou ao passar o fio dental?
Pode parecer uma coisa inofensiva, mas esse costuma ser o primeiro sinal de um problema muito mais grave: a periodontite crônica.
No início, muitos pacientes acreditam que se trata de um sangramento normal e que não demanda muita preocupação. No entanto, caso não seja tratada, essa inflamação pode evoluir ao longo do tempo, afetando outras partes da boca, como os ossos.
Ao longo deste artigo, você entende um pouco mais sobre o que é a periodontite crônica, quais são os principais sintomas, as causas e as possibilidades de tratamento. Confira!
Aprofunde os seus conhecimentos nos tópicos abaixo:
A periodontite crônica é caracterizada pela destruição contínua do tecido periodontal devido à presença prolongada de microorganismos e, por consequência disso, de inflamação.
Mas esse problema não se manifesta da noite para o dia: tudo começa com o acúmulo de placa bacteriana na superfície dos dentes.
Caso essa placa não seja removida corretamente, ela endurece e se transforma em tártaro, que causa irritação e inflamação gengival crônica.
Da mesma forma, se a periodontite crônica não for controlada, ela pode levar a danos que são irreversíveis, como problemas na estrutura óssea e perda dos dentes na área afetada.
A periodontite crônica se desenvolve ao longo do tempo devido a uma série de fatores.
A principal causa é o acúmulo de placa bacteriana nos dentes, mas algumas pessoas têm uma maior chance de desenvolver a doença por conta de fatores genéticos, doenças sistêmicas ou até mesmo hábitos do dia a dia.
Algumas das principais causas e fatores de risco da periodontite crônica incluem:
Aqui nós temos a combinação perfeita para o desenvolvimento da periodontite crônica: uma escovação inadequada e o uso frequente do cigarro.
Quando a placa bacteriana não é removida corretamente, ela gera uma inflamação na gengiva e, aos poucos, vai destruindo os tecidos que dão suporte aos dentes.
Se o paciente é fumante, esse quadro é ainda mais agravado, já que o cigarro reduz a circulação sanguínea na gengiva, dificultando a resposta do organismo contra infecções.
Isso significa que os sinais de alerta, como sangramento e inchaço, podem demorar a aparecer e, quando a pessoa percebe, o problema já está muito avançado.
Nem sempre a má escovação é somente a grande culpada do surgimento da periodontite crônica.
Isso porque, alguns pacientes já possuem uma predisposição genética que os torna mais suscetíveis aos microorganismos causadores da periodontite.
Se esse for o seu caso, é possível que você tenha uma resposta inflamatória mais intensa, facilitando a progressão da doença.
Algumas doenças sistêmicas e/ou maus hábitos do dia a dia também aumentam as chances de desenvolver periodontite crônica. Entre os que possuem mais influência para o surgimento da questão estão:
A periodontite consiste em uma inflamação que afeta os tecidos que dão suporte aos nossos dentes, mas nem sempre ela se manifesta da mesma forma.
Em geral, existem dois tipos da doença: a periodontite crônica e a periodontite aguda.
De início, a periodontite crônica é a forma mais comum de manifestação da doença e se desenvolve de maneira progressiva. Como os sintomas evoluem devagar, muitas pessoas demoram para notar o problema.
Os principais sintomas da periodontite crônica são:
Já a periodontite aguda surge de modo repentino e com sintomas mais agressivos. Nesse caso, ela costuma estar associada a infecções graves ou a uma resposta inflamatória intensa do organismo.
Os principais sinais da periodontite aguda incluem dor intensa e gengiva inchada, presença de pus na região, febre, mal estar e sensibilidade extrema.
A periodontite crônica é uma condição séria que pode trazer graves consequências para o paciente – mas com o tratamento certo, é possível sim controlar a inflamação e evitar que o problema avance.
Em geral, o tratamento depende do estágio da doença e do quadro de cada paciente. Entre os tratamentos que costumam ser indicados para a periodontite crônica temos:
A raspagem periodontal e alisamento radicular é o tratamento mais comum para periodontite crônica e costuma ser o primeiro passo para controlar os sintomas.
A raspagem remove a placa bacteriana e o tártaro acumulados acima e abaixo da gengiva do paciente, enquanto o alisamento radicular suaviza a superfície da raiz do dente para dificultar novo acúmulo de tártaro na região.
Em alguns casos, é possível que o dentista especialista em periodontia recomende o uso de medicamentos para ajudar a controlar os microorganismos causadores do problema e reduzir a inflamação provocada pela periodontite crônica.
Eles podem ser administrados de diferentes formas, tais como a partir de uso oral ou antissépticos bucais.
Em casos que a periodontite crônica se encontra muito avançada e já houve sinal de perda óssea ou retração gengival severa, pode ser necessário recorrer a cirurgias periodontais.
Entre as principais opções de cirurgia periodontal temos: cirurgia de retalho, enxerto gengival e enxerto ósseo.
Como a periodontite crônica costuma ser silenciosa no início, sem sintomas muito aparentes, o seu diagnóstico depende de uma avaliação clínica realizada pelo dentista.
Esse exame deve ser feito rotineiramente para prevenir essa e outras doenças odontológicas. Afinal, quanto mais cedo o problema for identificado, mais fácil será controlar a inflamação e evitar possíveis complicações.
É de Brasília-DF ou região e percebeu algum dos sinais da periodontite? Não deixe o problema avançar!
Agende uma consulta na Clínica Ianara Pinho e cuide do seu sorriso com quem entende do assunto.
Endereço: R. 7 Norte, 7 – Loja 21 – Águas Claras, Brasília – DF, 71908-180
Telefone: (61) 3543-7723
Endereço: SGAS II SGAS 616 BL B Loja 05 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-760
Telefone: (61) 3547-9053
Endereço: Shln Setor SHLN Bloco G Lote 09 Loja 07 – Asa Norte, Brasília – DF, 70770-560
Telefone: (61) 3526-4989
Aqui na Ianara Pinho somos especialistas em tratamentos odontológicos e estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas!
Por:
Ianara Pinho em Blog
Sobre a Ianara Pinho
Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).
Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.
A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 3 unidades, uma na Asa Sul, uma na Asa Norte e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!
São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.
Também conhecido como tártaro, o cálculo dental é uma condição que afeta a saúde oral de milhares de brasileiros todos…
O sorriso é uma parte fundamental de como nos expressamos e interagimos com o mundo. Perder um ou mais dentes…
A odontologia é uma área que abrange o cuidado com a saúde bucal das pessoas e o dentista de clínica…