Em outro post, nós abordamos a temática bruxismo, um problema muito comum na infância, mas também presente na vida adulta. Abordamos o conceito, causas, sintomas e as consequências do hábito para os dentes. Hoje, nós vamos falar um pouco sobre como tratar bruxismo. Será que há um tratamento diferenciado para pacientes dependendo da idade?

Antes de tudo, o bruxismo é um hábito caracterizado pelo ranger ou apertar de dentes. Pode estar presente no dia a dia do paciente como também durante o sono. Entre as principais causas estão o estresse, a ansiedade e a dificuldade de concentração. Questões hereditárias, medicamentos, problemas respiratórios e questões neurológicas também pode provocar o problema.

Apesar de não existir cura, existem algumas técnicas que minimizar o problema e elas normalmente são pouco invasivas. Só nos casos mais graves, quando envolve questões respiratórias mais severas, o paciente precisa passar às vezes por intervenção cirúrgica. A técnica mais utilizada para quem sofre de bruxismo é o uso do dispositivo interoclusal.

Durante o tratamento, o paciente faz o uso de uma placa protetora que é feita de acrílico e protege os dentes de um eventual desgaste provocado pelo ranger. Além disso, o dispositivo ajuda a aliviar o desconforto que é causado na região das articulações da mandíbula devido ao apertamento dos maxilares.

Dessa forma, o uso de placas acrílicas oclusais e o correto diagnóstico da causa do problema, são até agora, as formas mais eficientes para o controle do bruxismo, seja ele diurno ou noturno. Além do uso da placa acrílica, outros procedimentos podem ser indicados pelo seu dentista no controle do bruxismo, como:

  • uso de medicação analgésica ou relaxantes musculares para aliviar dores, quando for o caso;
  • higiene do sono;
  • aplicação de toxina botulínica (botox) no músculo que age na pressão dos dentes (em casos específicos);
  • acompanhamento com otorrinolaringologista e neurologistas;
  • tratamento cirúrgico;
  • acompanhamento psicológico para tratar estresse e ansiedade.

É importante dizer que o melhor tratamento só pode ser indicado pelo seu dentista. Por isso, se você tem o hábito de ranger ou apertar os dentes, procure um especialista o quanto antes para evitar que esse problema prejudique a saúde dos dentes.

Marque sua consulta!

Precisa tratar o bruxismo? Agende agora mesmo uma consulta na Clínica Ianara Pinho. A clínica fica localizada em Águas Claras-DF e na Asa Sul-DF e conta com um centro de radiologia integrada atendendo a praticamente todos os tipos de exames e tratamentos. Todos os procedimentos são feitos na clínica, sem a necessidade que você os faça em outros espaços.

AGENDAR CONSULTA!

Leia também:

Quem tem Bruxismo pode colocar Lente de Contato Dental?


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais