Você sabia que os procedimentos estéticos feitos na harmonização facial podem ser aplicados também na harmonização ortodôntica? Isso porque ambas trabalham para deixar a face mais estruturada, proporcional e, consequentemente, mais bonita. Neste artigo você vai descobrir:

  • – o que é harmonização facial e quais seus benefícios;
  • – quais são os procedimentos estéticos na harmonização ortodôntica;
  • – como é feita a harmonização ortodôntica e qual o ganho estético facial;
  • – qual a importância do profissional dentista para a harmonização facial e ortodôntica.

O que é harmonização facial e quais seus benefícios?

A harmonização facial é um conjunto de diversas intervenções estéticas pouco invasivas com o objetivo de melhorar a aparência do rosto, deixando mais simétrico e diminuindo os sinais do envelhecimento.

Os procedimentos mais comuns usados na harmonização facial, são:

  • – aplicação de toxina botulínica (botox): indicada para diminuir marcas de expressões nos olhos, testa, ou regiões próximas à boca (como marcas de sorriso e marcas labiais). Além disso, o botox também é usado para melhorar o sorriso gengival;
  • – bichectomia: uma cirurgia simples que remove a bola de bichat, um tecido de gordura que fica na região das bochechas. O procedimento é indicado para pessoas que desejam afinar o rosto diminuindo o tamanho das bochechas ou que sofrem com mordidas da mucosa interna da região;
  • – preenchimento facial: técnica que usa o ácido hialurônico, que tem o poder de diminuir olheiras e rugas e também pode ser usado para rinomodelação nasal e labial (preenchimento labial);
  • – lifting orofacial: procedimento não cirúrgico que tem o objetivo de rejuvenescer o rosto e eliminar as marcas de expressões. Nele, é feito a aplicação de fios de sustentação que estimulam a produção do colágeno e também dão mais sustentação para o rosto;
  • – lipo enzimática de papada: existem duas formas de diminuir a gordura localizada no rosto. Essa é por meio da aplicação de Ácido Deoxicólico com agulhas finas. Essas enzimas agem na parede celular destruindo as células que guardam a gordura. Nessa opção, o resultado pode demorar um pouco para aparecer e, dependendo do caso, é necessário mais de uma sessão de aplicação enzimática.

Quais são os procedimentos estéticos na harmonização ortodôntica?

Muitos dos procedimentos da harmonização ortodôntica também estão na lista de procedimentos da harmonização facial. De fato, essas duas técnicas andam juntas no ramo da estética e podem ser classificadas como iguais, uma vez que o objetivo é o mesmo: dar para o paciente um rosto mais harmônico e bonito e, assim, aumentar sua segurança e autoestima.

Ou seja, além dos procedimentos que citamos acima, os realizados em uma harmonização orofacial, os da harmonização ortodôntica focam especialmente na ortodontia, equilíbrio funcional e estético da face.

Para entender melhor o procedimento, é interessante saber melhor o que é ortodontia.

O que é ortodontia?

A ortodontia é a área da odontologia que tem o objetivo de melhorar a mastigação e estabelecer o alinhamento dentário, corrigindo a posição dos dentes e maxilares. Como consequência, além da melhora estética do rosto, há a diminuição da incidência de cáries e doenças gengivais.

Saiba mais sobre essa área no artigo Ortodontia — O Que É e Quais as Razões para um Tratamento Ortodôntico!

Como é feita a harmonização ortodôntica e qual o ganho estético facial ?

A harmonização ortodôntica é frequentemente deixada de lado por pacientes que desejam um rosto mais harmônico, mas ela é essencial para quem busca uma face bem estruturada e ter o equilíbrio funcional e estético da face.

Essa área da saúde e estética dental trabalha com diversas soluções. Em sua maioria, são procedimentos que corrigem a funcionalidade e aparência dos:

  • – dentes;
  • – gengiva;
  • – lábio;
  • – mandíbula;
  • – maxila.

Para saber o que é mais indicado em cada caso, é importante que o paciente passe pelas seguintes etapas:

  • – avaliação feita por um profissional ortodontista. Nela são analisadas as estruturas da face, sorriso e arcada dentária do paciente.
  • – após análise, os especialistas em ortodontia e harmonização elaboram um plano de tratamento, que pode envolver tratamentos dentários e também outros procedimentos feitos na harmonização facial, como:
  • * aplicação de botox;
  • * aplicação de ácido hialurônico;
  • * aplicação da enzima ácido deoxicólico;
  • * bichectomia.

É possível que antes desses procedimentos, o profissional ortodontista recomende o uso de aparelhos ou alinhadores estéticos. Afinal, um rosto harmonizado só está 100% quando o sorriso também segue a mesma linha.

Alinhadores estéticos

Um dos aparelhos mais indicados para quem quer começar a harmonização facial e ortodôntica é o alinhador estético.

Essa é uma alternativa para pacientes que também procuram melhorar a estética do sorriso. Uma vez que o dispositivo é produzido sob medida especialmente para cada paciente, é uma alternativa que não machuca a boca e são mais higiênicos e fáceis de cuidar , além de mais discretos.

Qual a importância do profissional dentista para a harmonização facial e ortodôntica

Da mesma forma que a harmonização facial (procedimento que não envolve correção da estrutura dentária), a harmonização ortodôntica deve ser feita por profissionais da odontologia e capacitados. Isso porque eles têm o estudo e experiência para intervir no rosto do paciente, como é o caso dos especialistas da clínica Ianara Pinho.

Para você que quer ir além do tratamento dentário e procedimentos estéticos, unindo os resultados de ambos os tratamentos, conheça todos os procedimentos realizados na Clínica Ianara Pinho. Temos toda a infraestrutura para dar o sorriso e a face harmonizados que você sempre sonhou, com unidades em Águas Claras e na Asa Sul, em Brasília.


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais